Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP

Mensagempor Elven Paladin em 19 Nov 2010, 04:17

Uma ordem de serviço assinada pelo comandante do Corpo de Bombeiros de Tatuí (SP), capitão José Natalino de Camargo, causa polêmica na cidade. Ele mandou retirar todos os crucifixos e imagens de santos católicos das unidades sob seu comando. Hoje, os 11 vereadores da Câmara local assinaram moção repudiando a medida tomada pelo militar. Camargo alegou que a exibição de símbolos católicos em repartições públicas causa "constrangimento" a pessoas que professam outra fé.

Para ele, imagens e crucifixos fazem "apologia" da religião católica e contribuem para a "manutenção da falsa crença de que aquela religião seria a única detentora da benesse estatal". O capitão invocou ainda a Constituição Federal que, segundo ele, estabelece que o Estado brasileiro é laico e, portanto, a exibição dos símbolos seria ilegal e inconstitucional. A comunicação foi repassada às unidades e postos dos bombeiros sob o comando do Grupamento de Tatuí, com ordem para cumprimento imediato.

Na moção aprovada por unanimidade, os vereadores consideram que o militar usou termos desrespeitosos ao se referir aos símbolos católicos. "O ato é arbitrário, com expressões equivocadas, desrespeitosas e imprudentes sobre a religião católica, refletindo total falta de sensibilidade", diz a nota da Câmara.

De acordo com os vereadores, a ordem de serviço fere o livre direito de professar a fé, também defendido pela Constituição. O comando regional da Polícia Militar (PM), ao qual se subordinam os bombeiros, não se manifestou a respeito. O pároco de Tatuí, padre Milton de Campos Rocha, estava em viagem e não foi localizado.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/17112010 ... emica.html

Amém.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Re: Bombeiro proíbe crucifixo e causa polêmica em Tatuí-SP

Mensagempor Agnelo em 19 Nov 2010, 06:51

Uma caso bem parecido que aconteceu aqui em porto alegre: http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora ... 946288.xml
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Lanzi em 19 Nov 2010, 11:32

Fico feliz quando encontro pessoas sensatas como ele.
Lanzi

Mensagempor Cebolituz em 19 Nov 2010, 11:40

No Paraná, isso já foi feito. Agora não lembro se foi no governo do Jaime Lerner ou do Requião.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor DracoDruida em 19 Nov 2010, 13:50

Lanzi escreveu:Fico feliz quando encontro pessoas sensatas como ele.

Agreed. Os vereadores discordam dele unanimamente, pqp.
DracoDruida

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Nov 2010, 17:38

A pergunta que faço é: Estado Laico é sinônimo de Estado proibitivo quanto à religião, ou é um Estado permissivo quanto à mesma?

Faço essa pergunta porque a atitude do bombeiro foi proibitiva. E se eu for um funcionário público, não posso usar um cordão com imagem quando estiver trabalhando?

Acho que os movimentos laicos, como um todo, pecam nesse aspecto.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Agnelo em 19 Nov 2010, 17:40

O funcionário pode ter sua religião, e usar seu crucifixo.

Mas a instituição não pode,ou não deve professar, algo assim se ela representa também fatias da população que não seguem a mesma fé.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Nov 2010, 17:42

Acho que você não me entendeu, Locke.

Em vez de proibir qualquer forma de religião numa instituição pública, não é possível fazer exatamente o oposto, e quem quiser colocar o seu símbolo religioso, que coloque, sem precisar passar pela censura alheia?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Frost em 19 Nov 2010, 18:41

Concordo com o VA. o Estado brasileiro é laico, mas permissivo. A atuação do camarada em questão foi meio de encontro com essa proposta.
Cenário Pirata da Spell! "Arr!!!"

A máfia está vindo...
SPOILER: EXIBIR
Imagem

Campanha: O reino atrás das cortinas. Arco II
Frost

Twitter: http://twitter.com/#!/ronaldo_fr

Mensagempor Eltor Macnol em 19 Nov 2010, 18:56

Ele não proibiu os indivíduos de usarem crucifixos, burkas, chapeuzinhos de judeus ou o que quiserem. Isso seria ferir a liberdade religiosa de cada um.

A moção foi pra tirar os símbolos religiosos das repartições públicas, ou seja, aqueles crucifixos pendurados nas paredes, as capelinhas no fim do corredor, etc. Coisas que são colocadas no prédio e servem como uma forma de usar uma entidade pública (nesse caso, o Corpo de Bombeiros) pra promover uma religião em detrimento de outras.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Agzher em 19 Nov 2010, 20:29

Concordo com o V.A. de deixar um espaço pra quem quiser exercer sua religiosidade independente da crença.

E proponho aqui em alguém criar um símbolo ou eleger um representante bem bacana e descolado pros Ateus e botarem lá na parede, bem grande. Vai ver assim eles param de mimimi e butthurt.

=D
"O 'Normal' é o deus homicida indispensável da saúde, e eu sou o seu sacerdote..." -- Martin Dystart (Equus)

Dilemas, dilemas, dilemas.
Agzher

Mensagempor Eltor Macnol em 19 Nov 2010, 20:40

Já existem símbolos e representantes dos ateus, googleie. Mas colocar eles ao lado dos crucifixos, pentagramas satanistas e estrelas de david não eliminaria o problema.

Acho que você não entendeu o que eu disse: todos têm o espaço pra exercer sua religiosidade ou não. O que está em discussão aqui não é o direito dos bombeiros, indivíduos, usarem símbolos religiosos, e sim o Corpo de Bombeiros, instituição que é paga com os impostos de católicos, evangélicos, judeus, mórmons, etc... fazer propaganda gratuita de uma religião.

Não é "butthurt" ou "mimimi", e minimizar a conversa com esses termos é uma fuga do diálogo.

Embora seja uma questão de relativamente pouca urgência, é importante sempre lembrar que a atitude do comandante do Corpo de Bombeiros não foi nada mais que fazer valer a constituição, e muito provavelmente a reação dos vereadores da cidade foi apenas fruto do tradicional e pesado lobby religioso que infesta a política do país inteiro.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Agzher em 19 Nov 2010, 21:55

Então quer dizer que blasfemar postando image reply de zombie Jesus e o baralho a 4 (como eu já vi por aqui, e muito bem aceito por sinal) é piada e o meu post é "fuga de dialogo" ?

Chamo de butthurt, mimimi e o escambau, sem dó!

Eltor Macnol escreveu:Embora seja uma questão de relativamente pouca urgência, é importante sempre lembrar que a atitude do comandante do Corpo de Bombeiros não foi nada mais que fazer valer a constituição, e muito provavelmente a reação dos vereadores da cidade foi apenas fruto do tradicional e pesado lobby religioso que infesta a política do país inteiro.

É, ou isso, ou foi apenas uma viagem do cara, que, por melhores intenções que tivesse, era descabida e foi ridicularizada com uma moção de repúdio unânime na câmara; gerando butthurt. Simple as that.

Não vejo o porquê de um local de trabalho não poder comportar a expressão da subjetividade das pessoas que trabalham ali. Expressão essa que não é coação nem intimidação, e muito menos prejudica o trabalho dos caras. Acho que ao invés de atacar o direito alheio, as pessoas deveriam reivindicar os seus. Como já foi dito... deixa o capitão ou qualquer outro trabalhador botar lá o símbolo do Ateísmo ou que seja. Todo mundo fica feliz. =Z

Edit: alguns errinhos. =Z
"O 'Normal' é o deus homicida indispensável da saúde, e eu sou o seu sacerdote..." -- Martin Dystart (Equus)

Agzher

Mensagempor Madrüga em 19 Nov 2010, 22:01

Incrível como tem gente que não consegue diferenciar "liberdade do indivíduo professar religião" de "símbolo de apenas uma religião na parede de um prédio público".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Agzher em 19 Nov 2010, 22:19

Se o símbolo tá lá por praxe, obrigatoriedade ou qualquer coisa do gênero eu vou ter que concordar com você.

Mas se há realmente um apego, porque não? Bombeiro é profissão de risco. As pessoas se apegam no que podem. Tenho dois amigos que são bombeiros militares, os caras estão muito mais apegados na religião agora, principalmente um deles depois da passar por uma situação muito tensa no trabalho...

Eles trabalham 24 horas e folgam 24 se não me engano... É dia sim e dia não com a família... Já estão sem esse amparo, você ainda quer tirar as imagens dos santos da parede? Sério... pra quem acredita é a mesma coisa que mandar os caras pra labuta sem EPI, é importante pacas!

Será que é tão difícil pros ateus perceberem que AS PESSOAS SE IMPORTAM e DÃO VALOR a isso? Por mínimo que seja, como o santo na parede.

Por mim colocava o panteão inteiro na parede! Quanto mais ajuda melhor, principalmente se tratando de uma profissão como essa.

Negar isso e ficar batendo na tecla do "blablabla estado laico" pra mim é, no mínimo, hipócrita.

Agzher

Próximo

Voltar para Off-Topic