Texto para Reflexão (Pró Spell)

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Texto para Reflexão (Pró Spell)

Mensagempor banned_guardian em 28 Abr 2011, 10:35

Legalidade e legitimidade

A legalidade funda-se em um forte conceito ético, que é a legitimidade. O poder que impõe a legalidade deve ser um poder legítimo. Modernamente, não se aceita mais a legalidade como conceito meramente formal. Para que a limitação à esfera individual seja válida, deve ser o poder que a impõe legítimo.

Os estados de regimes políticos autoritários possuem uma esfera de poder hipertrofiada em relação ao direito. Com isso, a legitimidade do poder torna-se questionável. As limitações impostas à liberdade, por conseguinte, não seriam éticas, legítimas, e, portanto, o direito fundamental estaria sendo desrespeitado. O legalismo cego e formal pode tornar-se arma para referendar abuso de poder e restrição ilegítima às liberdades individuais. Percebe-se, então, que, a despeito de ser atualmente o direito fundamental de liberdade assegurado em documentos legais ao redor do mundo, existe uma conotação ética que lhe serve de razão última e principal.

A restrição à liberdade pela legalidade deve ser formalmente e materialmente válida: formalmente, quanto às regras preestabelecidas de formação, limites e conteúdo da lei; materialmente, quanto à legitimidade tanto das regras preestabelecidas quanto do poder que impõe as leis e que se encarrega de garantir seu cumprimento. O conteúdo das leis é também fonte de considerações éticas. Pode uma lei ser formalmente válida e emanada de poder legítimo, e mesmo assim ser moralmente considerada inválida, enquanto limitadora do conteúdo das liberdades. Daí concluir-se que a legitimidade do poder não é suficiente para
que a legalidade seja legítima; é necessário também que o conteúdo das leis seja expressão da soberania popular.

(Adaptado de Marco Aurélio Alves Adão, Procurador da República. http://jus.uol.com.br/revista/texto/19/etica-liberdade-legalidade-e-legitimidade)

----
Contextualizem, reflitam, comentem e xinguem (o último só por PM).
banned_guardian

Re: Texto para Reflexão (Pró Spell)

Mensagempor Agnelo em 28 Abr 2011, 10:52

Interessante pacas o texto, vale a pena mesmo pra quem não tomou partido na cisão do forum.

Mas pra quem tá acompanhando a briga fica ainda mais interessante.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Smaug em 28 Abr 2011, 10:58

Gente, vocês não estão levando isso muito a sério demais???
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Madrüga em 28 Abr 2011, 12:03

Smaug, deixa a galera ser feliz.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Corvo da Tempestade em 28 Abr 2011, 12:28

[2]

:pipoca2:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Sr. Pichu em 28 Abr 2011, 12:29

Smaug escreveu:Gente, vocês não estão levando isso muito a sério demais???

cara, depois das acusações sofridas, é difícil não levar a sério
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Kear em 28 Abr 2011, 12:30

Sim estão... :sparta:
Kear

Mensagempor Agnelo em 28 Abr 2011, 12:34

Depende muita da definição de vocês pra sério.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor oculto em 28 Abr 2011, 13:24

Fico feliz que alguns estejam conseguindo levar para o lado de "isso é só um fórum de RPG". Eu, particularmente, semprei acreditei saber redimir minhas mágoas, mas este último evento provou que preciso aprender um pouco mais.

Acho que esse tópico aqui resume bem uma das sequências de erros da administração anterior e o motivo mor pra esse desagrado ainda estar tão vivo em nossas mentes. Era algo já dito repetidamente, e que só se provou verdade.
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor AKImeru em 28 Abr 2011, 14:15

Eles estão levando a sério demais porque as pessoas levam discussões de RPG no brasil a sério demais.
O que é algo negativo.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 28 Abr 2011, 15:06

Ou talvez levemos a sério demais porque o fórum atual sofreu acusações sérias.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Gun_Hazard em 28 Abr 2011, 15:17

O grau de sentimento de injustiça sentido é proporcional a atenção e dedicação individual direcionado ao fórum em questão.

Com o passar do tempo isso vai passar também e vocês vão rir mais dessa situação.

Hoje=Indignação
Amanhã=Sarcasmo
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Agnelo em 28 Abr 2011, 15:23

Rir eu já tô rindo, mas sei que daqui uns dias vai ser só uma história divertida de contar.

Agnelo

Mensagempor Sr. Pichu em 28 Abr 2011, 16:41

daqui há alguns dias?
pô, foi ótimo rir no churras quando tava tudo pegando fogo ainda
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor arghsupremo em 28 Abr 2011, 16:47

Tudo com churrasco fica melhor!
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Próximo

Voltar para Off-Topic