Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em escolas

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em escolas

Mensagempor Assumar em 21 Jul 2011, 23:48

Projeto torna obrigatório ensino de cultura árabe e islâmica nas escolas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1780/11, da Ouvidoria Parlamentar, que inclui no currículo obrigatório dos ensinos fundamental e médio o ensino de cultura árabe e tradição islâmica. Segundo a proposta, os alunos deverão estudar a história dos povos árabes, a cultura e religiosidade islâmica e o papel do árabe na formação da sociedade contemporânea.
Pela proposta, esses conteúdos deverão ser incluídos em todas as disciplinas, em especial nas áreas de educação artística, literatura e história.
O texto é fruto de sugestões da sociedade civil apresentadas na primeira audiência pública do projeto “A Câmara quer te Ouvir”, ocorrida no fim de abril, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro. O projeto, da Ouvidoria da Câmara, promove debates nas capitais para ouvir a população sobre temas em discussão no Legislativo.
Na justificativa do PL, é lembrada a tragédia ocorrida na escola de Realengo, no Rio de Janeiro, quando um ex-estudante matou 11 alunos e suicidou-se, no início de abril. Logo após o crime, algumas notícias vincularam o assassino ao fundamentalismo islâmico, o que depois foi desmentido. Segundo a proposta, o caso demonstrou a necessidade de “promover a cultura da paz” e combater preconceitos.

Tramitação
O projeto ainda será distribuído para as comissões técnicas da Câmara.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Daniella Cronemberger

Fonte:
Agência Câmara de Notícias
“A instrução não torna o homem melhor, e sim mais eficaz. O homem instruído, se seu coração é mal concebido, se ele transborda ódio, será ainda mais malfeitor.” (Jacques Sémelin)
Assumar
Coordenador da seção Jogos Sociais

Re: Projeto obriga ensino de cultura árabe e islâmica em esc

Mensagempor banned_guardian em 21 Jul 2011, 23:55

Islamistas são terroristas.

..
Finda a graça, acho boa a iniciativa. Não quiseram ensinar religião nas escolas. Que ensinem TODAS.
banned_guardian

Mensagempor DracoDruida em 22 Jul 2011, 01:19

A idéia é boa, mas quero ver encaixarem isso dentro da carga de conteúdo, principalmente no ensino médio.
DracoDruida

Mensagempor 3libras em 22 Jul 2011, 03:00

não é exatamente religião, mas sim a cultura destes povos (árabes e de religião islâmica).
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Léderon em 22 Jul 2011, 07:29

Exceto que, na medida do possível, isso já é ensinado em Arte e em História, até onde eu sei. Já existe, por exemplo, um projeto para valorizar a cultura africana na educação (que eu adoro), mas quaisquer focalizações numa cultura específica são inviáveis. É pouca aula pra muito conteúdo.

E focalizar no Oriente Médio pra "promover a cultura da paz"? Vamos evitar desgastes e ir logo pro Budismo.
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor Kear em 22 Jul 2011, 10:18

Léderon escreveu:Exceto que, na medida do possível, isso já é ensinado em Arte e em História, até onde eu sei.

Me apresenta essa escola awesome aí que eu não tive isso não o_O
Kear

Mensagempor Kasuya em 22 Jul 2011, 15:11

Exceto que, na medida do possível, isso já é ensinado em Arte e em História, até onde eu sei.

Me apresenta essa escola awesome aí que eu não tive isso não o_O

É a história da redundância de leis. Já era pra ser assim como Lenderon disse, mas não o é e tentam criar uma lei pra fazer a mesma coisa sob uma temática específica.

É como lei contra preconceito contra negros. Você já é proibido de agredir física e psicologicamente QUALQUER cidadão, mas tem essa lei aí que protege exclusivamente os negros (negro não é cidadão comum?).

Francamente, acho uma conversa fiada. É um negócio que já devia estar nas matérias de História, Geografia, Arte e Cultura, etc... Não tem nada que se obrigar as pessoas a estudarem algo exclusivamente (ou incluir obrigatoriamente em TODAS as disciplinas como diz a matéria), sendo que já se fazia parte do escopo de outras matérias.

Estou imaginando agora o professor ensinando matemática sob a ótica islâmica. #comoAssim?
Imagem
Kasuya

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Jul 2011, 15:41

Bem que eu queria que apresentassem um mínimo da história dos grandes matemáticos árabes, que foram MUITO importantes para o desenvolvimento da matemática contemporânea.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Kasuya em 22 Jul 2011, 15:52

Por outro lado, pensei nisso também. Mas isso, pessoalmente, eu vi na escola. Mas sei que nem todos veem. Isso acontece mais naquelas turmas que preparam o aluno pra concorrer nessas olimpíadas de Matemática...
Imagem
Kasuya

Mensagempor Kear em 22 Jul 2011, 21:51

Acho que no fim das contas o nosso ensino simplesmente é fraco pra caralho e por mais que eles enfiem lei no fim das contas todo mundo só vai ver esse tipo de coisa na escola quando eles fizerem um investimento de verdade em educação.
Kear

Mensagempor Noara Fox em 23 Jul 2011, 03:30

Já que vai colocar tais culturas, coloquem todas:

- Budismo: Há 3 tipos diferentes de culturas budistas e poucos sabem.
- Umbanda: Muitos a julgam como "macumba", mas a cultura umbandista é uma das mais lindas.
- Bruxas: Muitos sabem que existem, mas ninguém sabe do que se trata. E muitas vezes confundem com a Umbanda e ambas são discriminadas sendo julgadas como "macumbeiras".
- Cigana: também é uma cultura riquíssima que eu sempre quis conhecer. :pidao:

Ai, se ensinassem tudo isso na minha antiga escola, eu não dormiria tanto nas aulas. :linguinha:

Se querem realmente "promover a paz" e ensinar "CULTURA", incluam também culturas que não acreditam nesse "Deus" todo poderoso (e em forma humana) e sim, culturas que baseiam sua doutrina nas estrelas e no poder no Universo.

Para mim, isso é uma desculpa para tirar o preconceito que tais "culturas" (Islamicas e Árabes) são extremamentes terroristas. Então, vamos incluir culturas que a sociedade julga como demoníaca, macumbeira, satanica, etc.

"I'm Not Bad, I'm Just Drawn That Way."

*~ Noara Fox ~*
Noara Fox

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Jul 2011, 13:16

Três culturas é reducionismo, Noara. Além de Theravada, Mahayanna e Vajrayanna, existe o Zen, o Ch'an, o Terra Pura, o Nitiren Daishonin.

De qualquer forma, o grande problema é esse pensamento de que cristianismo é a cultura "verdadeira e funcional", enquanto que as outras são culturas "interessantes". Uma coisa que me ajudou foi ser ensinado, desde criança, que não existem culturas melhores ou piores, apenas diferentes.

Depois de um tempo, minha visão a respeito disso mudou (existem coisas que não são toleráveis nem pelo motivo cultural), mas muito ainda se manteve.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor DracoDruida em 23 Jul 2011, 13:49

Não dá pra ensinar tudo que é cultura na escola, né. Ao menos não em aulas. Se é pra passar cultura assim, daí é melhor apelar pra trabalhos em grupo, apresentações ou leituras, e isso ao longo dos anos. Claro que é pra ser passado a noção de diferentes culturas, mas não dá pra ensinar muita coisa de muitas culturas, ainda mais sendo escola de um turno só. O possível seria dar uma pincelada em história/artes, talvez com eventualmente um trabalho ou outro sobre determinada cultura, e no máximo, passar algum tipo de leitura.

Também foi me ensinado como foi ao VA, de que não existem culturas melhores ou piores, apenas diferentes. Apesar de, tal como o VA, eu também ter feito critérios para dizer se tem coisas toleráveis ou não e etc, acho que isso é parte do desenvolvimento, portanto seria melhor ensinar que "não existem culturas melhores ou piores, apenas diferentes".
DracoDruida

Mensagempor Elven Paladin em 23 Jul 2011, 16:05

Uma coisa que me ajudou foi ser ensinado, desde criança, que não existem culturas melhores ou piores, apenas diferentes.

Eu não consigo levar essa idéia a sério. Para arqueologistas e antropólogos, que tem que estudar certas culturas de forma mais objetiva possível, é uma recomendação metodológica muito boa (afinal, ninguém quer ter "lições éticas e morais" ao ler sobre a interação entre religião grega com os budista "indianos" durante os remanescentes helênicos na Báctria). Mas disso para pular para a afirmação relativista que "toda cultura é igualmente boa ou ruim" é um salto lógico assustador.

- Bruxas: Muitos sabem que existem, mas ninguém sabe do que se trata. E muitas vezes confundem com a Umbanda e ambas são discriminadas sendo julgadas como "macumbeiras".

Sério? Pelo que eu conheço dos movimentos modernos envolvendo o Revival Neopagão (associado ao Romantismo Germânico e Inglês) não há nada de valor nisso - além de ser um movimento muito fringe.

- Budismo: Há 3 tipos diferentes de culturas budistas e poucos sabem.

E a relevância histórica delas para um Ocidental é?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor ferdineidos em 23 Jul 2011, 16:49

Essa ideia de enfiar tudo no ensino médio é meio capenga não?

Assim, é interessante aprender sobre a cultura oriental do séc XII, mas ela não faz parte da nossa bagagem cultural. A cultura árabe também é outra que para nossa bagagem cultural deveria ser vista só quando se relaciona conosco (época de conquista de metade da espanha e cruzadas).

Querer abranger tudo é besteira. Vai sair um monte de gente que sabe quase nada sobre muita coisa.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Próximo

Voltar para Off-Topic