Spell Press - A Proposta

Você tem uma ideia? Nós temos os meios. Para transformá-la em um ebook ilustrado do seu cenário ou sistema, Entre aqui.

Moderador: Moderadores

Spell Press - A Proposta

Mensagempor Vincer em 08 Mai 2010, 22:13

Spell Press é uma iniciativa de spellianos para spellianos, de rpgistas para rpgistas. Com tanta gente criativa solta por aí, nada melhor do que mostrar boas produções num ebook bacana; vivemos na era digital, somos uma comunidade na internet. Nada mais natural do que utilizar esse veículo para alavancar o rpg. O motivo? Não há motivos além de amor pelo hobby. Se tem gente criando e gente talentosa na spell disposta a ver a comunidade crescer e material surgir, nada mais natural do que unir 2+2.

Spell Press é como uma 'editora' virtual. Dentro do tempo livre de todos que quiserem contribuir, a idéia é produzir ebooks(formato pdf) de qualidade. Não é uma revista, não há um padrão; são de fato livros virtuais. A cada projeto a equipe vai se esforçar em apresentar um produto final que faça jus ao conteúdo, que dê o tom certo em equilíbrio ao texto. Há editores e revisores mas é um trabalho autoral: uma equipe só vai começar a fazer um pdf cujo conteúdo esteja pronto. O autor, obviamente, ficará por dentro de todo o processo. A equipe pode ajudar com algum texto ou sugerir como separar capítulos, mas a idéia não é produzir o material, e sim se focar em produzir o ebook.

Estamos abertos a qualquer material que concerna a RPG, e obviamente incentivamos a criação de material para a Spell Press. Mas a "Spell Press" em sí se refere apenas as equipes fazendo um ebook. Sinta-se livre para propor sua idéia aqui, mesmo projetos comunitários. Tão logo fique pronto vamos garantir que esteja na lista para próximos lançamentos. Se já tem algo pronto, pode também criar um tópico ou se preferir mandar direto para o e-mail:

spellpress@gmail.com

É importante lembrar que o projeto está começando. Muito ainda vai ser definido. O primeiro ebook já está sendo decidido, considerem pré-produção, com uma equipe parcialmente definida, e as coisas só vão ficar mais bem definidas depois dele. Mas já podem enviar materiais para essa seção do fórum, para o próximo projeto.






Direitos e o Selo

Cada livro é de autoria de seu respectivo autor. Vamos trabalhar com a Creative Commons, usando a licença CC de escolha do autor. Invariavelmente com a CC e a Spell Press, a distribuição gratuita do material é automática, mas fica a escolha do autor se aceita que o conteúdo seja alterado por quem quiser ou não.

De qualquer modo, a autoria não fica com a spell. Com o creative commons, fica garantido que você pode publicar seu livro onde quiser, por toda a internet; o único vínculo será o selo da iniciativa na capa.

Todo livro terá um selo "Spell Press" na capa, pequeno, na parte inferior.

Além de estarmos oferecendo um trabalho bacana, também já hosteamos o arquivo final. Ou seja, não é preciso ficar re-passando o ebook por e-mail ou usando serviços de upload temporários na internet. Seu livro estará hosteado e o link estará sempre funcionando(a não ser, é claro, que a spell tenha uma queda ou (deuses me livrem) que ela morra um dia :shock: ).

A Filosofia

Spell Press é uma iniciativa da comunidade e todos interessados em ajudar estão convidados. Cada ebook é um projeto único, e mesmo que alguns contribuintes com mais tempo livre e disposição se tornem quase 'contribuintes fixos', a equipe não é fixa. No futuro, dependendo da quantidade de propostas e quantidade de contribuintes, nada impede que dois ebooks sejam feitos ao mesmo tempo por equipes diferentes.

Por isso é seguro dizer que não há limitações quanto ao que pode ser proposto e o que será produzido. Mesmo que alguns dos contribuintes não gostem de um material ou se interessem, contanto que contribuintes empolguem com seu material nada impede que formem uma equipe e ele seja feito. Começando a iniciativa, estamos garantindo apoio e alguns dos contribuintes mais animados vão ajudar no que puder.

A idéia é facilitar e fortalecer a distribuição de material gratuito pela internet. As únicas exigências, auto-cobrança eu diria, é apenas fazer pdfs bem acabados e de qualidade. Não podemos dizer se seriam comparáveis a pdfs de editoras comerciais, mas vamos fazer o melhor que pudermos na diagramação, layout e no resultado final. Todo o trabalho é feito por contribuintes dentro de suas capacidades, mas graças a ser uma iniciativa de fãs para fãs, temos o luxo de não sofrer com prazos, exigências de patrões nem nada parecido. Jamais um pdf vai ser um trabalho corrido e porcamente finalizado. Podemos não ser profissionais, mas a idéia é fazer bonito :bwaha:

Eu(vincer) afirmo que é uma situação de ganho para todos os lados: quem desenha ou pretende trabalhar em mercado editorial tem uma chance de praticar com um produto real, mesmo que uma iniciativa hobbista. Participa quem gosta e pratica, quem criou recebe um ebook finalizado. Win-Win.

Todos são devidamente creditados pelas suas funções no começo do e-book, como todo livro, e também incluiremos links para sites ou páginas de profile de quem tiver e quiser que eles sejam incluídos. É até mesmo uma forma de já ir criando um amplo portfolio para desenhistas, designers, etc(e parece termos vários por aqui).

A filosofia aqui é produzir algo (que facilite e fortaleça a distribuição de material rpgístico pela internet, como já dito) de forma organizada mas onde todos saiam ganhando.





O Que Pode Ser Publicado

A prioridade é RPG. Sistemas, cenários, aventuras, compilações com itens, monstros, fichas... não há limites. Compilações de material espalhado pelos fóruns são possíveis no futuro, mas de menor prioridade. Se usa sistema próprio ou se é um suplemento de fã para um jogo oficial... tanto faz, também é aceito. Só vale lembrar que o pdf não pode explicar regras de nenhum jogo comercial, nem incluir material protegido por copyright.

Mas como uma iniciativa da Spell, também vamos compilar outras produções spellianas, como contos. A spell tá cheia de gente mostrando seus talentos e suas idéias, a Spell Press não vai se limitar a rpg. Mas invariavelmente RPG sempre será prioridade. E pelo menos nesse começo, não estaremos considerando outros materiais além de rpgs.





Critérios

Por enquanto, o único critério é de que esteja completo ou quase. A preferência é que todo o conteúdo escrito esteja pronto, pelo menos a base para começar o ebook. Claro que isso exclui textos adicionais de introdução e possíveis alterações para organizar o conteúdo no livro. O conteúdo deve ser completo no sentido de não haver partes faltando, referências a material não escrito, etc.

A idéia do spell press é se focar em produzir o pdf. Naturalmente algum conteúdo adicional pode ser acrescido durante a produção, mas a idéia é não ocupar os contribuintes criando material, e sim com a tarefa árdua e mais braçal do layout, ilustração, organização, etc.

Em outras palavras, a Spell Press não é reunir pessoas para concluir um cenário, suplemento ou sistema. É reunir pessoas para criar um ebook sobre um cenário, sistema, o que seja.





Frequência, Datas, Organização...

Todas as propostas recebidas entram numa fila de espera. Tão logo a equipe volte a ativa(se estiver ocupada com outro projeto, dando um intervalo, defasada ou de férias :cool: ) a ordem de trabalho seguirá a fila.

O projeto ainda é novo. A idéia ainda é nova. Muita coisa ainda vai se ajustar conforme as limitações e disponibilidade do pessoal. Inicialmente não há como garantir uma frequência(em meses) para um lançamento, mas a idéia é sim ter uma frequência constante(e incentivar a criação de material para manter isso). Também ninguém tem em mente, ainda, quanto tempo leva para fazer um ebook... até mesmo porque depende da quantidade de conteúdo.

De qualquer modo a equipe sempre vai assumir prazos para organização interna, claro que dentro da realidade da equipe. Quem se prontificar a participar de um projeto é quem esteja com algum tempo livre para dedicar a ele, durante a semana. Em outras palavras, uma vez que um ebook comece com a equipe definida, todos ali se comprometeram a seguir o esquema e prazos daquele projeto.

Mas por enquanto não há nada definido nesse sentido. Depois de sair primeiro, quem sabe? Todos temos nossas vidas pessoais, e outros interesses e hobbys. Ninguém vai abandonar a namorada no fim de semana para dedicar ele inteiro a um ebook da spell press. Tenham isso em mente, e lembre-se disso antes de cobrar lançamentos. Se recebesse-mos por isso a história mudaria, mas fazemos pelo puro prazer e amor ao hobby :b






Quem Pode ContribuirAKA: quer ajudar?

Todos.

Claro que coisa não funciona tão simples assim. Uma equipe saturada não vai para frente: há funções em que uma única pessoa fazendo já é o suficiente; outras quanto mais mãos puderem ajudar melhor. De qualquer modo as equipes terão tamanho limitado. Mas toda ajuda é bem vinda. Se já tem contribuintes o suficiente em dada função, mostre seu interesse em ajudar mesmo assim. Vamos intercalar pessoas entre projetos, até mesmo porque ninguém recebe por isso, pode ser cansativo e um contribuinte de um projeto agora pode estar sem tempo ou com outras coisas mais importantes a fazer depois. Talvez, quem saiba, se houver material o suficiente e mãos em excesso, não possa ocorrer um trabalho em paralelo de duas equipes? Mas não vamos colocar os carros na frente dos bois, isso fica para o futuro. Por enquanto vamos nos ater a pensar em uma equipe e um projeto, e daí por diante começar a definir melhor as coisas.

Contribuir num pdf é assumir um compromisso. Claro que o desenvolvimento é flexível, todos temos mais o que fazer; mas se seu tempo anda muito curto, não se comprometa a fazer algo que não pode cumprir.

Também é um compromisso de ir até o final. Claro que imprevistos acontecem, mas começar um projeto e abandonar pelo meio por falta de interesse ou pura desistência não é bacana. Até mesmo para lidar com possíveis imprevistos é bom ter mais gente disponível e afim de contribuir que o necessário. Mas não é nada legal falar 'contem comigo!', cair fora e atrasar todo o projeto deixando a galera a ver navios.

Editores, revisores e demais funções fora os ilustradores podem aproveitar parte do tempo livre a cada dia(generalizando) para adiantar algo, enquanto tarefas mais demoradas como ilustração vão sendo feitas conforme o planejamento. Se alguém não pode garantir com certeza nem um tempo no fim de semana para contribuir, é só esperar uma próxima oportunidade(outro projeto/ebook) para quando tiver tempo. Tudo é conversado. Antes de um projeto começar; dali por diante ele anda engatado de primeira :mrgreen:




Organização

Isso fica por nossa conta. Como vai se organizar a equipe, as funções, prazos... tudo isso vai ser decedido pela equipe, fora do fórum. Mensagens instantâneas são muito mais ágeis, há recursos úteis para trabalhar que não cabem no fórum(exemplo: wikis, waves, etc) e cada um da equipe vai cuidar da sua parte. Nada de tópicos para votar qual layout usar, pedindo comentários sobre um capítulo... Isso só faz demorar. Se fosse para fazer assim, a iniciativa sequer precisava ser feita: bastava criar um tópico propondo um pdf e pedir ajuda ali mesmo.

A idéia aqui não é democracia, em relação ao projeto. Claro que o futuro da spell press, mudanças e etc tudo pode e deve ser debatido via fórum. E será. Mas quando um projeto começa a história é outra. Se houver alguém responsável pelos prazos e organização geral, é ele quem vai falar o quê como e onde(com a equipe). As coisas são mais ágeis assim, e parte dos atrativos da idéia é que aspirantes a designer e outras áreas já usem isso como uma experiência e treino.

Mas a certeza é que a organização dentro da equipe será uma constante evolução. Se uma decisão num projeto tiver resultados negativos, será diferente num próximo. Podemos demorar a entrar nos eixos, mas a idéia é chegar lá.

===========================================
Quer comentar sobre a iniciativa, dar sugestões válidas, fazer críticas? Fique à vontade. Vou criar um tópico só para angariar contribuintes(vou olhar todos que já se propuseram e incluir lá), então o postem lá se forem só comentar isso.

Se já quiser propor algo legal, crie um tópico mostrando algo e explicando ou mande um e-mail :cool:
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

Spell Press - A Proposta

Mensagempor Allefcapt em 09 Jun 2010, 10:52

Olá a todos,

VINCER E DEMAIS AMIGOS,

Por favor, não digam que mais ESTE PROJETO morreu? :ops:

Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Avatar do usuário
Allefcapt
 
Mensagens: 2629
Registrado em: 20 Ago 2007, 15:59
Localização: Porto de origem: RJ

Re: Spell Press - A Proposta

Mensagempor giselebbizarra em 17 Dez 2010, 00:25

Olá!
Bom... Primeiro post aqui no fórum e ele será para oferecer meus desenhos para o pessoal que estiver trabalhando em seus ebooks.
Eu faço parte de um grupo de RPG pela net e faço ilustrações dos nossos personagens. Também publiquei meu primeiro livro este ano e tenho um portfólio com ilustrações referentes ao livro e ao grupo de RPG.

Deixo aqui o link para quem quiser dar uma olhadinha:
http://www.gise-chan.deviantart.com

Se alguém tb quiser conhecer meu livro, o nome dele é Amberblades e o Coração de Lua.
http://amberbladesbibliotecadospovos.blogspot.com/
Esse é o link do blog^^
Avatar do usuário
giselebbizarra
 
Mensagens: 13
Registrado em: 21 Nov 2010, 21:37
Localização: Itapetininga - SP

Re: Spell Press - A Proposta

Mensagempor arghsupremo em 17 Dez 2010, 07:33

Gisele,

Seja bem-vinda. Abre um tópico na seção de apresentação para o pessoal te conhecer melhor. Também podes abrir um tópico na sessão de artes e mostrar um pouco dos teus desenhos, que eu achei muito bonitos, fora o fato de serem mangás XD
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo


Voltar para Spell Press

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron