[CAPTAÇÃO] Vilas

Você tem uma ideia? Nós temos os meios. Para transformá-la em um ebook ilustrado do seu cenário ou sistema, Entre aqui.

Moderador: Moderadores

[CAPTAÇÃO] Vilas

Mensagempor Madrüga em 10 Mai 2010, 01:44

Há um ano e meio, lançamos um concurso de vilas da Spell, que pôs a criatividade da galera para funcionar.

Com o término do concurso, chegamos a criar um subfórum para as vilas aqui na Spell, mas a idéia murchou e acabou morrendo.

Como tema de uma captação para publicação, gostaríamos de pedir exatamente isso: vilas! Pequenas localidades que podem ser encaixadas por narradores em qualquer lugar, e dar margem para muitas aventuras, seja qual for o tema do jogo: medieval, ficção científica, horror pessoal...

Sigam o primeiro link acima e vocês terão uma idéia da apresentação padrão que desejamos. Da mesma forma, procurem esboçar mapas, mesmo que rudimentares, ou ilustrações/descrições de ilustrações para que materiais posteriores possam ser criados e para que o trabalho dos editores seja facilitado.

Contactaremos os autores das vilas do concurso para ver se eles querem continuar/melhorar/adequar suas vilas para que elas figurem nessa edição.

Em breve, postaremos um modelo para todos organizarem seus dados.

Mãos à obra!

--------------------------------------------------------------------------------------------------


1ª META: mínimo de 20 vilas.
2ª META: 5 vilas em 4 estilos diferentes (fantasia medieval, sci-fi, western, terror, etc). Avisaremos quando um estilo atingir o máximo de vilas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[CAPTAÇÃO] Vilas

Mensagempor Vincer em 10 Mai 2010, 02:00

Bolei um esquema para deixar padronizado os textos. Não é preciso seguir, isso pode ser ajustado no final, mas seguir o mesmo esquema ajuda. É até um bom guia para lembrar de detalhes. Me baseei na estrutura que o cebolituz usou na vila dele, no concurso XD

Nome da Vila
Tema: Só para organização do ebook. Fantasia? Western? Não precisa definir claramente, pode descrever como imaginar(ex: 'De época, não necessariamente fantasia. Combina com tema de pirataria).

SPOILER: EXIBIR
Não é realmente necessário, mas acho legal colocar um nº de habitantes. Uma média ao menos.


Introdução
Uma introdução simples, que descreva num resumo a vila.

História
Não precisa de linhas do tempo nem se preocupar com cada por menor. Mas conte algo sobre a evolução da vila, sua fundação e como virou o que é agora. Se for preciso falar de eventos em específico, importantes para comprêende-la, eles ficam aqui.

Clima e Terreno
Fica numa região tropical, fria, temperada? Se fica perto de um mar ou algum rio, sobre uma colina, se há uma montanha próxima ou se a localização é numa baía... É legal incluir nomes. Claro que quem usar a vila num jogo vai mudar o nome da sua montanha para uma do cenário, mas na falta é sempre legal o mestre ter nomes em mãos.

Descrição da Vila e Locais Importantes
Como as casas se dispõem, localidades relevantes... Há uma cadeia? Ou eles não têm nenhuma e apenas uma ‘praça de execução’? Onde guardam os suprimentos para o inverno vigoroso descrito acima? Se é um galpão, ele fica longe da cidade? Talvez uma taverna seja muito famosa... qualquer localidade importante de ser notada fica aqui.

População
Como são os habitantes em geral, se há algo de diferente neles ou em seus hábitos. Descreva como são os aldeões. Eles se dão bem com estrangeiros? Apóiam um duque na região, odeiam o governo do rei?

Religião
A vila tem uma religião oficial? Mais de uma? Não é preciso definir nomes de divindades, uma descrição como ‘monoteístas praticantes’ e alguns detalhes mais já serve. Mas se quiser detalhar mais, ou se a vila tem uma religiosidade própria, sinta-se à vontade.

Hábitos e Costumes
Há alguma data festiva que seja importante descrever? Eles sempre fecham os portões antes de escurecer por causa dos lobos atrozes que vivem nas proximidades? Talvez a família ‘nobre’ do regente use roupas que se destaquem dos aldeões... talvez eles façam um ritual antigo pagão toda noite de lua cheia o que irrita o pároco. Se há costumes em particular para explicar, eles ficam aqui.

Pessoas Importantes
Pense no que seria útil ao narrador. Há um chefe? Alguém notável? A feiticeira que mora logo ali e pode ajudar com poções? Ela só vende poções ou tem algum segredo que pode ser explorado numa aventura? Descreva npcs, não precisa se importar com regras.

Outras Localidades
Locais que não ficam na vila, mas são interligados a ela ou tão próximos que seja importante falar, talvez até sendo possíveis causas de aventuras. Talvez exista uma ruína próxima onde de vez em quando vão buscar artefatos antigos para vender, mas que dizem que é perigosa. Talvez um mago viva numa torre perto dali, ou um clube de motoqueiros de beira de estrada que aprontam confusão fique pouco antes da entrada da cidade...

EXTRAS
Achei legal o cebolituz ter acrescentado 'mistérios' no final da vila. Enfim, qualquer coisa extra, pode inclusive ter tópicos próprios. Há mistérios na vila? Então pode haver um tópico chamado ‘mistérios’.Idéias de boatos? Ganchos de aventura que tenha pensado?
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói


Voltar para Spell Press

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron