[Proposta] Cidade da Noite

Você tem uma ideia? Nós temos os meios. Para transformá-la em um ebook ilustrado do seu cenário ou sistema, Entre aqui.

Moderador: Moderadores

[Proposta] Cidade da Noite

Mensagempor Vincer em 22 Jun 2010, 19:37

A idéia é fazer algo pequeno para começar, e pelo visto um fastplay do s2 vai sair pro rpgcon. Mas conversando com outros usuários, vi que não há motivo algum para começar a postar sobre alguns dos meus cenários que queria propor para a spellpress. Esse é um dos menores, e por esse motivo, minha primeira proposta.




Virada dos anos 50 para os 60. A segunda grande guerra ainda é uma mancha vívida pelo mundo; a guerra fria anunciando mais desastres, a cultura jovem se transformando, idéias sobre liberdade nascendo... Mas isso lá. No mundo real. O mundo dos que ficaram...

Num outro lugar ao mesmo tempo distante mas muito próximo, o mundo ainda vive no passado. Judeus andam lado a lado com oficiais nazistas, cruzando olhares de desprezo, perto dali um cruzado do século 14 troca palavras com um muçulmano. Num mundo bem próximo, o tempo inexiste; Na verdade, ele mal anda. O passado encontra o presente de forma convulsiva e desamparada, a vida segue como uma mera lembrança de um passado despedaçado mas ainda vívido. O mundo sem vida. O mundo dos mortos.


Cidade da Noite é uma ambientação que começa onde a maioria das histórias para: a morte. Paralelo ao nosso mundo por volta dos anos 60, o jogo se passa num dos planos do mundo espiritual, no caso o que mais parece com o que a igreja católica chama de Purgatório.

O Mundo Entre Mundos é onde vão parar as almas desamparadas que não conseguiram se desprender de suas vidas terrenas. Dos perturbados aos que têm assuntos pendentes, é para onde gravitam as almas não iluminadas, que não podem ir para planos superiores, mas que não se entregaram totalmente aos impulsos baixos e vis para seguir para os umbrais(o que seriam o inferno). Ali vivem uma verdadeira segunda vida, uma vida menos esperançosa onde remoem suas mágoas e devem conseguir se libertar delas para finalmente seguir para outro plano ou reencarnar.

Ou falhar tentando.

Faz muito tempo as almas mais ajuizadas nesse plano começaram a se organizar e se agrupar, até mesmo para se defenderem de vizinhos menos afortunados no mesmo plano. Suicidas, loucos, fanáticos... Muitas das almas que coabitam o Mundo Entre Mundos perderam a razão e se tornaram agressivas e tremendamente perigosas. Assim surgiu, já na Idade Antiga, a Cidade da Noite: uma tentativa débil de mimetizar a vida que outrora tiveram. Uma cidade de pedras e concreto à imagem e semelhança do mundo dos vivos. Por esse motivo, apesar do mundo dos vivos estar em plenos anos 60, a cidade espelhada no mundo dos mortos ainda vive no passado. Afinal, quem constrói nela e mantém sua constante expansão são os mortos, gente do passado. A Cidade da Noite é, por esse motivo, uma réplica do mundo nos anos 20 a 40 em sua maior parte, com fragmentos do passado ainda eretos aqui e ali.

A Segunda Vida
Imagem
De fato, a segunda vida é como uma segunda chance e punição. Os habitantes desse mundo são assombrados pelas memórias tristes e assuntos inacabados de sua vida, seus antigos vícios e antigos temores. Apesar de não ser um mundo feito da matéria como conhecemos ele parece bastante sólido, cada um a imagem e semelhança de como era quando vivo ou do momento de sua morte. Apesar de não haver necessidades básicas como fome, ocorre um mimetismo da vida real por mera saudade e impulsos. E há... como 'morrer' na pós vida.

Morrer novamente é um choque, mas nada definitivo. Há chances pequenas da pessoa re-despertar da experiência de re-experimentar a morte, como se nada houvesse acontecido. Mas é um choque tão forte que são altas as chances da experiência quebrar o último filete de sanidade e esperança da pobre alma. Os que morrem novamente quase sempre re-despertam como almas perturbadas, monstros ou sombras do que eram. Então 'morrer' permanece como um 'fim do jogo'.

A morte portanto só advém do conflito. Os habitantes da Cidade da Noite são eternos e imortais. Muitos buscam um sentido para suas antigas vidas e nova condição, outros falham tentando, e muitos desistem de tentar, eternamente perambulando pelas ruas da cidade morta que nunca vê a luz do dia...

Mas existe a morte* real. A morte da alma. Considerado o pior crime do universo, existem meios obscuros de simplesmente cessar a existência de uma alma. Para todo o sempre. Tão sério que o próprio ceifador em pessoa pode se fazer presente para encontrar o responsável.

O objetivo da segunda vida é se libertar da vida passada. Todos os personagens distribuem pontos em traumas, assuntos pendentes e mágoas, e o objetivo da campanha a longo prazo é se livrar de cada um desses pesos. É aconselhado, e há métodos para facilitar essa parte, que os personagens tenham motivações comuns e traumas congruentes. Apesar de haver a constante busca pela libertação final, uma busca em partes solitária, o Mundo Entre Mundos é um lugar bastante agitado por si só, e muitos se perdem nas novas tramas que se envolvem na pós vida. Há elementos de sobra para unir os jogadores em plots em comum.

E a pós-vida está longe de se limitar à Cidade da Noite. As memórias passadas perseguem cada uma das almas, que durante o sono são assombradas pelo passado e obrigadas a reviver os eventos... e até mesmo levadas a visitar voluntariamente ou não o mundo dos vivos. A antiga vida é uma marca presente: sempre que choram o morto, ele é automaticamente invocado para o mundo dos vivos.
Imagem

O Outro Mundo
Imagem
O Mundo Entre Mundos é uma terra desolada onde é sempre noite; onde as cores são mais desbotadas e nos lugares mais carregados de lembranças tristes, chegam a desaparecer num cenário monocromático de luzes e escuridão. Cada área é afetada por seus habitantes, e por isso são chamadas sub-planos; as novas almas a chegar são atraídas para o lugar mais sintonizado com suas condições, reforçando as diferenças de cada sub-plano. A Cidade da Noite é um marco no centro de um mundo desolado, cercada por regiões inóspitas como o vale dos suicidas, a floresta dos fanáticos ou os vários 'desertos' das almas completamente perdidas.

Longe de ser um lugar aprazível, os horrores do outro mundo nada mais são do que uma mostra vívida dos horrores do homem. Além dos limites da Cidade da Noite, o mundo é perigoso não porque 'deus'(se ele existe) tinha algum prazer sádico em fazer isso, mas por causa dos outros habitantes que, como os personagens, um dia tiveram uma vida. Das almas totalmente perdidas, verdadeiros zumbis sem propósito, aos não-nascidos(em geral almas abortadas) revoltados pela rejeição injusta, os sub-planos além da metrópole dos mortos oferece um cenário propenso para aventuras/tramas mais agitadas que as possíveis na grande cidade.

A Cidade da Noite
Protagonista do cenário, é uma ENORME metrópole, dividida em bairros grandes, alguns do tamanho de cidades. Devido ao seu tamanho, há vibrações distintas entre os bairros; não chegam a ser sub-planos, mas chegam perto. Há 4 seções da cidade com alta distinção, verdadeiros setores e quase cidades separadas:

A Cidade Velha: de arquitetura mais antiga é o centro da cidade, e a origem dela. É onde está a velha praça, o grande hall(onde ficam os dirigentes) e o lugar mais concentrado de antigos, almas que perderam quase toda a personalidade e humanidade que tinham. Na verdade é um exagero dizer que perderam a humanidade, mais sensato dizer que perderam os traços de sua personalidade original, entraram em uníssono com o plano dos mortos. Não é uma área agitada, bem conservada, é uma pequena área circundada por muradas e cheia de regras específicas.

A Metrópole: Todos os bairros que circundam a Cidade Velha, o grosso da Cidade da Noite.

A Cidade Nova: numa das bordas da Cidade, é uma área destacada e dividida por muradas próprias. É onde vivem os progressistas e similares, pessoas que não querem imitar a vida terrena. As construções são de uma arquitetura curiosa, formas geométricas básicas e sem detalhes, muitas sequer com portas. Vivem sob regras próprias, dentre as quais é proibido o comércio, e a maioria de seus habitantes andam em túnicas ou mesmo nús. Realmente surreal, é um reflexo da tentativa de abandonar todos os conceitos, costumes e dogmas da vida passada. É onde muitos 'filósofos' e cultistas passam o dia vagando e debatendo sobre o sentido da morte(e da vida).

A Cidade Luz: É outra cidade, ligada à Cidade da Noite por um viaduto que passa sobre os charcos das lembranças perdidas(uma área ao lado da grande cidade). Menor, mas não menos impressiva, é toda formada por altos edifícios e chamada Cidade Luz pelos holofotes que tentam dar a cidade um ar mais animado no meio da noite constante. Com muito neon e enfeites, é uma cidade de 'elite' que mede e escolhe a dedo quem entra. A filosofia da Cidade Luz é de simplesmente ignorar a morte e a busca pela iluminação, a de aproveitar a pós-vida eternamente com coisas supérfluas que agora podem se permitir a fazer o tempo todo. É quase um templo em homenagem ao mundo dos vivos, e para onde muitos artistas vão. Não se engane, é uma cidade tão ou mais triste quanto a grande metrópole.
Imagem

Habitantes e o Fantástico
A cidade é repleta de figuras distintas e inusitadas. Desde os 'antigos', almas de um passado distante que desistiram de se libertar e viraram entidades próprias desse mundo(com um aspecto inumano, vide o cara ao lado), a bruxos que mudam as regras do outro mundo a seu favor até mesmo vampiros.
Imagem

Muitos dos habitantes têm um semblante inusitado, seja mantendo a aparência que tinham quando morreram, ou formas cadavéricas pós-morte. O cenário se torna ainda mais exótico com os poucos que insistem em se vestir e manter como eram vida... e muitas das almas vêm da idade antiga ou outras épocas. É possível sentar ao lado de um guerreiro saxão num bar e ser atendido por um esqueleto de terno. Por mais que tentem imitar a vida que tinham, as lembranças da morte são constantes a cada momento.

E há os habitantes ilegais. Dos vampiros, almas que conseguem visitar o mundo dos vivos controlando cadáveres, a demônios e outras figuras lendárias, o Mundo Entre Mundos não é supervisionado por nenhuma entidade superior como deveria e almas que não deveriam estar ali se escondem no submundo e influenciam a 'vida' local.

Mas dizer que o mundo não têm nenhum controle ou supervisão seria um exagero descabido...
Imagem

Os Homens
Também chamados 'Anjos da Morte', são entidades do Vale das Almas, a Fronteira entre os Mundos, um outro plano cujo regente é ninguém mais ninguém menos que o 'ceifador'(cuja uma das formas é bem conhecida na idade média como um esqueleto vestido de negro com uma foice). Agentes sob a ordem direta da Morte em pessoa, existem em 3 tipos e só vêm ao Mundo Entre Mundos quando têm certeza de um 'culpado' das poucas leis que realmente existem sobre o plano. Independente da categoria, eles são entidades raramente vistas e MUITO desagradáveis de lidar, realmente perturbadoras. Mas por mais que pareça impossível, cada categoria é pior que a última. Se dividem entre os nefastos e muito sérios Juízes(investigadores, advogados, jurí e juízes), os inumanos e terríveis Executores(apelidados 'homens vela', não queira ver um) e as... fúrias. Resumindo, se o mestre falar que uma aparece comece a chorar e pedir para ele mudar de decisão.

O Mediador(ceifador) é uma entidade misteriosa que gerencia e controla todos os mundos para que as engrenagens do mundo espiritual continuem a correr. Isso inclui o mundo dos vivos. Seus agentes, os Anjos da Morte, são portanto ocupadíssimos(e são poucos). Por esse motivo, é um crime terrível invocar um desnecessariamente. Por iniciativa dos antigos, surgiram os intermediários, verdadeiros 'policiais' da Cidade da Noite. Eles tentam conter os excessos dos habitantes e detectar os verdadeiros criminosos das leis espirituais, na esperança de que ajudando o Mediador estão ganhando 'pontos' para um dia ascenderem ao lendário plano superior(que muitos imaginam ser o céu como dizem algumas religiões).

Como já deve ter sido possível notar, os habitantes do mundo dos mortos(e portanto os personagens jogadores) sabem apenas do que podem ver e presenciar. O mundo espiritual é para essas almas quase tão misterioso quanto era quando vivos. Se existe um ou mais deuses, como são os outros mundos espirituais, qual religião está 'certa'(se é que alguma está) e quem é o Ceifador(ou melhor, O QUE ele é) são perguntas sem respostas.

E a 'polícia' não se limita a agilizar o trabalho dos anjos. Há muitos 'crimes' perante as leis da Cidade da Noite. As leis dos homens, como sempre, tentando determinar o que é certo e errado sob os céus.

Crimes, Lembranças... máfias
Muitos simplesmente ignoram a falada 'libertação' e vivem a nova vida como viviam a antiga. Há organizações criminosas e até mesmo máfias, como no mundo real. Obviamente, para isso acontecer, é preciso que algo de 'ilegal' e altamente valorizado exista para motivar esses grupos. E existem três coisas assim na Cidade da Noite.

Lembranças, Essência e Passes.

O mundo 'físico' do plano dos mortos é mera materialização(por assim dizer), condensação, de conceitos abstratos e invisíveis como a alma. E por esse motivo, muito mais coisas podem tomar forma 'sólida' por assim dizer. Inclusive lembranças.

Muitos recorrem aos magos para se livrar de suas lembranças de vida, mesmo as boas, em troca de algo valioso. A verdade é que muitos querem esquecer totalmente a vida que tiveram, preferindo viver uma eterna existência sem propósito na Cidade da Noite a confrontar seus pecados e a vida(e oportunidades) que perdera. E as boas lembranças são vendidas a um preço alto. Bebidas na Cidade da Noite são nada mais nada menos que a lembrança desses sabores convertidas em objetos de consumo. Momentos felizes, noites de amor e qualquer experiência 'valiosa' podem ser transformados em mementos(objetos 'mágicos' que permitem experimentar vividamente as lembranças) e correm como verdadeiras preciosidades livremente pela cidade. Sempre quis ser um astro, e viver o momento de glória perante a mídia e fãs? Você pode ter esse momento para vivê-lo quando quiser, a memória de alguma celebridade desesperada que deve ter motivos muito tristes para se desfazer dela.

Lembranças são 'legalizadas' e a moeda corrente padrão, por assim dizer. O problema é quando grupos tomam lembranças a força de terceiros.

Essência é o resquício de essência vital, ou 'vida', que cada um tem. As almas mais próximas da libertação, em maior quantidade. Não é possível descrever em palavras, mas os habitantes desse mundo sentem que estão mortos e sentir novamente a 'vida' correndo nas veias é uma sensação indescritível e inestimável. Desnecessário dizer como é possível pegar a pouca essência desses indivíduos para obter quantia suficiente para esse 'agrado'.

E por fim os passes são uma das poucas magias descaradamente ilegais. Verdade seja dita, a Assembléia(antigos que 'gerenciam' a Cidade da Noite) consegue passes legais com o Mediador pela ajuda que exercem com sua 'polícia', mas bruxos podem conseguir o mesmo por outros meios. Passes são rituais e meios para deliberadamente visitar o mundo dos vivos como, quando e onde quiser. Não apenas interessantes para matar saudades e para os mal intencionados, até mesmo os personagens jogadores terão interesse neles. Influenciar os vivos e passar mensagens são alguns dos meios possíveis, e eficazes, de corrigir o que precisam para se libertar.

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Estilo
Cidade da Noite é sobre investigação, drama e ação, em doses que podem variar dependendo da campanha. Com diferentes facções, mistérios, crimes hediondos a serem desvendados e a sempre presente busca pela libertação, tramas correndo na Cidade envolvem muita política, sentimentos e decisões difíceis. Mas a Cidade da Noite é apenas o protagonista e terreno comum a essas tramas, não o único. Desde os demais sub-planos e o que há perdido ou de interesse neles até mesmo o mundo dos vivos e os demais mundos espirituais, as campanhas podem ir desde mistério policial a jornadas 'místicas' pelos diferentes planos e o estranho mundo espiritual.

Depois vou ver se ajeito as imagens e coloco menores. Podem perguntar o que quiserem saber. Se houver interesse eu começo a postar em partes, desde bairros a facções, os tipos de entidades, alguns detalhes, etc... Quero opniões também :P
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

[Proposta] Cidade da Noite

Mensagempor Joshua_Crow em 22 Jun 2010, 19:56

Wow, Wraith versão noir! xD
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Joshua_Crow
 
Mensagens: 1053
Registrado em: 27 Out 2009, 11:14
Localização: Jogos Sociais, er, digo, Manaus no Seikai / AM

[Proposta] Cidade da Noite

Mensagempor Youkai X em 06 Jul 2010, 21:48

Esse cenário do Vincer é uma verdadeira pérola escondida por aqui! Muito bom mesmo! E bem interessante!
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo


Voltar para Spell Press

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron