Custo: ação menor
Recarga: encontro; recarrega ao usar ponto de ação
Palavra-chave: perícia
Descrição: Todos os personagens possuem esse poder que, em resumo, concede os bônus ou penalidades decritas. O jogador narra um feito tático (uma manobra vigorosa, um ataque surpresa, uma descrição de conhecimento sobre a criatura, etc) e escolhe uma perícia para rolar relacionada ao feito detalhado. A dificuldade do teste sempre será uma variação aleatória entre as classes moderado e difícil e estarei utilizando esta tabela para me basear.
Modificadores:
- Sucesso: Escolha uma das seguintes condições que se aplicam ao próximo ataque: escolha você ou um aliado, some +1 bônus no ataque ou +2 bônus no dano contra a criatura alvo ou; escolha uma defesa do alvo, ele receberá -1 penalidade. Para que os efeitos durem até o início de sua próxima rodada, haverá pequeno acréscimo da CD do teste.
- Falha: -1 na CA até o início de sua próxima rodada.
Obs. A idéia é enriquecer um pouco a narrativa de nossos combates e o detalhamento tem que partir de vocês, quanto mais rico, mais fácil será o teste da perícia. Só não vale repetir o mesmo feito (e mesma perícia seguidamente) no mesmo encontro e nem copiar as descrições que o DM escrever. Esse poder é totalmente opcional, quem não tiver interesse não precisa executá-lo, mas são bônus legais em troca de uma ou duas linhas de descrição. Se a idéia for dando certo, pensarei em outros modificadores legais para ir aplicando conforme os nívies forem avançando. Penalidades e bônus relacionados a feitos não são cumulativos. Se o alvo já sofre -1 devido a um feito anterior, uma nova penalidade de defesa realizada por outro atacante irá apenas alterar o turno em que a mesma irá expirar, mas não irão se acumular (-2, -3 etc).
Editado: Tenho feito pequenas edições no poder, mas acho que hoje (22/10) cheguei a esta revisão definitiva acima.