[Cenário] Uma viagem por Athas

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[Cenário] Uma viagem por Athas

Mensagempor oculto em 04 Ago 2010, 16:37

Oito características de Athas

  1. O mundo é um deserto
    Athas é um planeta quente, árido coberto com infinitos mares de dunas, inabitáveis planícies salinas, ermos pedregosos, e piores. Desde os primeiros momentos de amanhecer, o sol carmesim brilha sob um céu púrpuro. Temperaturas habitualmente excedem 35ºC pela manhã e ultrapassa 50ºC à tarde. O vento é como a rajada de um forno, não oferecendo nenhum alívio ao calor opressivo.
    Neste mundo proibitivo, cidades e aldeias só existem em alguns oásis ou planícies verdes. Alguns lugares não vêem chuva por anos, mesmo em regiões férteis a chuva é pouco mais que uma névoa úmida que cai durante algumas semanas a cada ano antes de dar passagem a longos meses de calor e seca. O mundo além destas ilhas de civilização é um solo improdutivo trilhado por nômades, batedores e monstros famintos.
    Athas nem sempre foi um deserto, e a paisagem seca é pontilhada com as ruínas de um planeta que já foi rico e abundante. Antigas pontes sobre cursos d'água secos e vazios cais de pedra em frente de mares de areia contam o conto de um mundo do passado.
  2. O mundo é selvagem
    Vida em Athas é curta e brutal. Batedores sanguinários, traficantes de escravos gananciosos, e hordas de selvagens inumanos infestam os desertos e solos improdutivos. As cidades são pouco melhor; cada sufocada por um tirano imutável. A instituição da escravidão é difundida em Athas, e muitos desafortunados consomem suas vidas em senzalas, labutando para mestres brutais. Todo ano centenas de escravos, talvez milhares, são enviados à morte em sangrentos espetáculos de arena. Caridade, compaixão e fraternidade são qualidades que existem, mas são raras e preciosas. Apenas um tolo acredita em tais riquezas.
  3. O metal é escasso
    A maioria das armas e armaduras são feitas de ossos, pedras, madeira, e outros materiais. Armaduras e peitorais de metal existem apenas nos tesouros dos reis-feiticeiros. Lâminas de aço são quase inestimáveis, armas que muitos heróis nunca vêem durante suas vidas.
  4. A magia arcana corrompe o mundo
    O uso inadvertido de magia arcana durante as guerras antigas reduziu Athas a solo improdutivo. Para conjurar uma magia arcana, é necessário absorver o poder da vida ao redor. Plantas murcham, animais e pessoas sofrem em agonia e a terra é esterilizada; nada pode crescer novamente naquela mancha. É possíveis conjurar feitiços com cuidado, preservando o mundo e evitando mais algum dano a este, mas corromper concede mais poder que preservar. Como resultado, feiticeiros, magos e outros portadores da magia arcana são caçados por Athas, não importando se eles preservam ou corrompem. Apenas os mais poderosos conjuradores podem demonstrar seu poder arcano sem medo de represália.
  5. Reis-feiticeiros regem as cidades-estado
    Teríveis corruptores de imenso poder governas cada uma das cidades-estados. Estes poderosos conjuradores mantêm seu trono por séculos; ninguém vivo se recorda do tempo antes dos reis-feiticeiros. Alguns clamam ser deuses e outros clamam servir a deuses. Alguns são opressores brutais e outros são mais sutis em sua tirania.
    Os reis-feiticeiros governam por gananciosos sacerdócios ou burocracias de templários, coruptores menores que invocam o poder de seu rei. Só a cidade-estado de Tyr possui um vislumbre de liberdade a frente, e forças poderosas já conspiram para extinguir isto.
  6. Os deuses estão em silêncio
    Há muito tempo, quando o planeta era verde, o poder brutal de primordiais superou os deuses. Hoje, Athas é um mundo sem divindades. Não há clérigos ou paladinos, nenhum profeta ou ordem religiosa. Velhos santuários e templos destroçados se ocultam entre as ruínas antigas, testemunho de um tempo quando os deuses falavam com o povo de Athas. Nada é ouvido agora, apenas o suspirar do vento de deserto.
    Na ausência de influência divina, outros poderes entraram a proeminência no mundo. O poder psiônico é bem conhecido e amplamente praticado em Athas; até mesmo monstros do deserto podem ter habilidades psiônicas mortais. Xamãs e druidas invocam poderes primitivos do mundo que é esculpido freqüentemente pela influência de um ser elemental.
  7. Monstros ferozes vagam o mundo
    O planeta desértico tem sua própria ecologia mortal. Athas não possui gado, suínos ou cavalos; ao invés, as pessoas possuem rebanhos de erdlus, montam em kanks ou crodlus, e puxam vagões com inixes e mekillots. Criaturas selvagens como leões, ursos e lobos são inexistentes. No lugar deles terrores estão como o demônio id, o baazrag e o tembo. Talvez o ambiente severo de Athas crie raças vigorosas o bastante para sobreviver a ele, ou talvez o toque de feitiçaria antiga tenha envenenado as fontes de vida e infligiu monstro após monstro no mundo agonizante. De qualquer modo, os desertos são perigosos e só um idiota ou lunático viaja só.
  8. Raças familiares não são como você acredita
    Estereótipos de fantasia típicos não se aplicam aos heróis athasianos. Em muitos jogos de D&D, elfos são sábios benevolentes moradores das florestaa que vigiam suas terras da intrusão de mal. Em Athas, elfos são uma raça nômade de pastores, batedores, mascates e ladrões. Halflings não são o amável povo do rio; eles são os caçadores de cabeças xenofóbicos e canibais que caçam e matam os transgressores de suas florestas montesas. Meio-gigantes, ou goliates, como eles geralmente são cohecidos, são mercenários brutais que servem como vigilantes de elite ou feitores para os reis-feiticeiro e seus templários em muitas cidades-estado.
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[Cenário] Uma viagem por Athas

Mensagempor oculto em 04 Ago 2010, 17:08

Animais de Athas
Esqueçam os animais normais de nosso mundo, nada de coelhinhos peludos, zebrinhas listradas e oncinhas pintadas. Os animais do mundo de Athas são bizarros, exóticos, ou no mínimo versões mais perigosas das criaturas que estamos acostumados. Não existem cavalos, cachorros, camelos, elefantes, como montarias são utilizados os Kanks, Inix, Crodlus e Mekillots.

  • Erdlu
    Parecem Avestruzes sem penas (possuem escamas moles) – são animais de rebanho, criados para alimentar com seus ovos e carne.
  • Kank
    Insetos (parecem formigas gigantes), são utilizados como montaria e o mel que produzem ajuda na alimentação dos viajantes.
  • Mekillot
    agartos gigantescos (cerca de 12 metros de comprimento), possuem uma carapaça dura que cobre o corpo e a cabeça. Psions controlam estas criaturas para que sirvam de animais de carga.
  • Inix
    Lagarto com cerca de 6 metros de comprimento, calda grande e serve de montaria (é possível colocar um pequeno vagão sobre o seu dorso.
  • Crodlu
    Parente maior e mais forte do Erdlu, é utilizado como montaria de guerra.
  • Hurrum
    Besouros que emitem sons musicais
  • Critic
    Lagartos Multicoloridos
  • Renk
    Lesma que vive sobre o corpo de animais
  • Ock’n
    Caracóis são utilizados como jóias e seu rastro serve como uma cola após secar
  • Kip
    Espécie de tatu com seis patas
  • Z’tal
    Um pequeno dinossauro (anda em duas patas e as patas anteriores são vestigiais)
  • Jankx
    Mamíferos peludos com cerca de 30cm. São finos e compridos, com hábitos similares às toupeiras
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