Combate em Massa

No Ano da Graça de Nosso Senhor de 1095, o papa Urbano II conclamou os cristãos da Europa a retirarem Jerusalém do jugo dos Turcos. Religiosidade e ambição acorreram ao Oriente numa das páginas mais sangrentas da história da humanidade.

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Combate em Massa

Mensagempor Galardron em 20 Ago 2011, 16:43

Combate em Massa
GURPS 4ª edição

Nota: O que segue é uma síntese livre do material publicado em GURPS Mass Combat, direcionada ao contexto da campanha. Termos estatísticos serão mantidos em inglês.
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Re: Combate em Massa

Mensagempor Galardron em 20 Ago 2011, 16:44

Princípios Básicos

Um exército (force) é composto por unidades (elements). Cada unidade representa, geralmente, uma dezena de soldados do tipo indicado. Quatro unidades de infantaria pesada, portanto, representariam 40 soldados desse tipo. Uma única máquina de cerco e seus operadores também representariam uma unidade.

As unidades são descritas por um conjunto de estatísticas:
  • Poderio da Tropa (TS) - A medida da força de combate da unidade, composta por sua habilidade e armamento, entre outros aspectos.
  • Classe Especial (Class) - Distinção por capacidade específica, relevante na avaliação da Superioridade em Classe.
  • Peso do Transporte (WT) - O quão volumosa uma unidade e seu equipamento são para unidades de transporte.
  • Mobilidade (Mob) - A forma de deslocamento da unidade, que define sua velocidade e o impacto do terreno na movimentação.
  • Arregimentação (Raise) - Custo para recrutar, treinar e equipar a unidade. Inclui os custos de manutenção durante o treinamento.
  • Manutenção (Maintain) - Custo mensal para manter a unidade. Inclui alimentação, reposição de equipamento e pagamento.
  • Nível Tecnológico (TL) - Relevante para a definição do TS de unidades de Artilharia e Engenharia, que muito evoluem com a tecnologia.
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Re: Combate em Massa

Mensagempor Galardron em 20 Ago 2011, 16:44

Unidades Padrão e Personalização

Uma tabela de unidades padrão para TL 0-5 e suas descrições podem ser encontradas no material de referência (Capítulo 2; tabela na pág. 17). A estes modelos podem ser aplicadas Características Especiais (Features) - como ser capaz de lutar sob qualquer condição climática, ou ser especialista em determinado terreno - e modificadores de Qualidade de Tropa (Troop Quality) e Qualidade de Equipamento (Equipment Quality) - que modificam diretamente o valor de TS da unidade, e consequentemente o seu custo de arregimentação e manutenção. Assim, unidades personalizadas podem ser criadas para cobrir qualquer conceito que se possa imaginar!
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Re: Combate em Massa

Mensagempor Galardron em 20 Ago 2011, 16:44

Exemplo de Exércitos e suas Unidades

Lady Cácia e seus aliados receberam do Duque Boemundo a incumbência de eliminar a guarnição posicionada em frente aos portões da cidade grega que o comandante cruzado pretendia pilhar e destruir antes de seguir a marcha rumo a Jerusalém. Enquanto homens e aríetes eram preparados para o ataque principal, a baronesa comandava seu destacamento no ataque à guarnição. Tratava-se de alguns veteranos liderados por Hugh, quase o dobro de escaramuçadores com Alessio e um punhado de cavaleiros ligeiros aguardando ordens diretas de Cácia. A guarnição era formada por uma massa de milicianos inexperientes armados às pressas, mas havia alguns arqueiros treinados sobre a muralha (os quais a baronesa pretendia neutralizar sob o fogo de alguns besteiros, solicitados ao duque, mas o pedido foi negado) e uns poucos piqueiros de olho na cavalaria cruzada. Ao que parecia os gregos estavam ganhando tempo para ordenar a verdadeira defesa do lado de dentro dos portões.

Destacamento de Lady Cácia
  • 3 Infantaria Pesada* - TS 18, Class: n/a, WT 3, Mob: Foot, Raise: 240 K, Maintain: 28,8 K.
  • 5 Infantaria Leve - TS 10, Class: Rec, WT 5, Mob: Foot, Raise: 200 K, Maintain: 40 K.
  • 2 Cavalaria Leve - TS 4, Class: Cv/Rec, WT 4, Mob: Mtd, Raise: 200 K, Maintain: 40 K.
    * Troop Quality: Good (TS +50%, Raise +100%, Maintain +20%)
    TS Total: 32; TS Rec: 14; TS Cv: 4.
Guarnição Grega
  • 20 Infantaria Leve* - TS 10, Class: Rec, WT 20, Mob: Foot, Raise: 200 K, Maintain: 40 K.
  • 2 Piqueiros - TS 8, Class: (Cv), WT 2, Mob: Foot, Raise: 120 K, Maintain: 24 K.
  • 3 Arqueiros - TS 6, Class: F, WT 3, Mob: Foot, Raise: 120 K, Maintain: 24 K.
    * Equipment Quality: Poor (-25%, -25%, -25%), Troop Quality: Inferior (-50%, -50%, -50%)
    TS Total: 29; TS Rec: 10; TS Cv: (8); TS F: 6.
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Re: Combate em Massa

Mensagempor Galardron em 20 Ago 2011, 16:46

Logística

Nem tudo em um exército são tropas. Ferreiros, cozinheiros, carregadores, carroças com suprimentos e todo o aparato para acampamento: eis a Logística. É a força de suporte de um exército. A logística, ao invés de ser descrita por unidades, é definida genericamente por um valor numérico (LS) igual ao custo de manutenção (em K) do exército ao qual dá suporte. O destacamento de Lady Cácia do exemplo acima tem custo total de manutenção de 108,8 K; logo, sua logística teria que ter LS 108,8. O custo de arregimentação da Logística é 5 K x LS. Arregimentar a logística do destacamento custaria, portanto, 544 K. O custo de manutenção da logística é igual a 10% do custo de arregimentação; 54,4 K para o destacamento.

Nota - O sistema define a existência de três tipos de logística: terrestre, naval e aérea. Apenas terrestre e naval são relevantes no contexto da campanha. O custo da logística naval é o dobro da terrestre, mas ela pode dar suporte tanto a unidades navais quanto a terrestres que estejam acampadas em um porto ou em um local para o qual haja uma linha de suprimentos desobstruída. A logística terrestre acompanha o exército.
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Re: Combate em Massa

Mensagempor Galardron em 20 Ago 2011, 16:50

Mantendo o Exército

Para definir o custo total de manutenção de um exército, soma-se o custo de manutenção de suas unidades (o exército em si) e de sua logística. A seguir, o Intendente faz uma rolagem de Administração e compara o resultado com a tabela da pág. 13 do material de referência. Paga-se primeiro a manutenção da logística, depois das unidades.

Na falta de recursos para a manutenção do total das unidades, pode-se mante-las (todas ou algumas delas) em Racionamento: reduz-se o custo de manutenção à metade, assim como o TS das unidades afetadas; a redução do TS permanece por um mês após a normalização do pagamento. No caso de não haver recursos sequer para manter as unidades em regime de racionamento, o custo de zera mas as unidades, além de terem o TS reduzido à metade, sofrem 5% de baixas.

Em áreas rurais, o custo de manutenção de um exército (incluindo a logística) é reduzido à metade entre o fim do verão e o início do outono, época das colheitas, quando é possível coletar e/ou se apossar de provisões. Esse período é conhecido como Temporada de Campanha, sendo comum que comandantes aguardem as vésperas dessa época para levantar seus exércitos.
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Re: Combate em Massa

Mensagempor Galardron em 20 Ago 2011, 16:55

Movimentação

A velocidade de tropas em marcha depende de sua estatística Mob:
  • Foot (a pé) - 20 milhas/dia em estradas, 10 milhas/dia fora de estrada.
  • Mtd (montada) - 30 milhas/dia em estradas, 15 milhas/dia fora de estrada.
  • Sea (marina) - 160 milhas/dia em mar aberto ou rios largamente navegáveis.
  • Coast (costeira) - como acima, mas limitada a um dia de distância da costa.
Outros fatores que podem afetar a velocidade de movimentação de tropas estão listados no material de referência (pág. 27-28).

Na iminência de uma batalha é necessário definir se os exércitos estão Acampados ou Em Marcha . Caso acampado, é necessário definir também a Postura do Acampamento (pág. 28). Isso é relevante no Reconhecimento.
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Re: Combate em Massa

Mensagempor Galardron em 20 Ago 2011, 16:57

Preparação

Primeiro, é necessário definir quem responderá por três funções essenciais de Comando:
  • Comandante (Commander) - Planejamento e manobras militares. Perícias relevantes: Liderança e Estratégia.
  • Conselheiro (Intelligence Chief) - Coleta e análise de informações. Perícia relevante: Análise de Inteligência.
  • Intendente (Quartermaster) - Suporte logístico. Perícia relevante: Administração.
A seguir, soma-se o TS das unidades que compõem cada exército para obter o TS total de cada lado do confronto. Exclui-se aqui qualquer valor entre parênteses (que se referem a unidades de suporte, como artilharia, e só entram no cômputo da Superioridade em Classe).

Anota-se também a soma do TS das unidadades de cada Classe Especial (Rec, Cv, F, etc.). Classes entre parênteses (unidades de neutralização) - (Cv) por exemplo - somarão seu valor de TS só até o limite do TS inimigo na mesma classe (piqueiros podem neutralizar completamente a cavalaria inimiga, mas jamais concederão superioridade em cavalaria). No Exemplo de Exércitos e suas Unidades, acima, há uma mostra das anotações aqui referidas.
Editado pela última vez por Galardron em 20 Ago 2011, 20:58, em um total de 2 vezes.
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Re: Combate em Massa

Mensagempor Galardron em 20 Ago 2011, 18:07

Reconhecimento

Este é o campo de atuação do Conselheiro. É o estudo do inimigo e do terreno que antecede a batalha. É o que define o quão preparados estarão um e outro lado quando a disputa começar. A menos que uma missão específica para isso seja representada, a questão é resolvida por uma Disputa de Reconhecimento.

Conselheiros rolam a média entre sua Análise de Inteligência e a Estratégia de seus comandantes, modificada pelas condições apresentadas no material de referência (pág. 29) e pela Superioridade em Classe (Rec), comparando suas rolagens. A margem define o resultado, conforme o terreno (tabela, pág. 29):
  • Iniciativa (margem inferior à tabela) - O vencedor tem uma estimativa aproximada das tropas adversárias (+/- 25%), e pode escolher entre batalha preparada ou encontro (isso afeta algumas condições da batalha, a seguir). Se o perdedor estiver acampado ou sua velocidade de marcha for igual ou inferior à do vencedor, este último pode ainda escolher evitar a batalha.
  • Surpresa (margem igual ou maior) - Como em Iniciativa, mas se o vencedor escolher encontro, o perdedor iniciará a batalha confuso (veja a seguir).
  • Emboscada (margem + 5 ou maior) - Como em Iniciativa, mas o perdedor iniciará a batalha confuso (veja a seguir) mesmo que o vencedor escolha batalha preparada!
Em caso de empate, rola-se 1d e compara-se com a tabela: resultado menor ou igual ao valor para o terreno em questão significa batalha preparada; maior, encontro.
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Re: Combate em Massa

Mensagempor Galardron em 20 Ago 2011, 20:14

Modificador Básico de Estratégia

Modificador fundamental da perícia Estratégia, que se mantém rodada-a-rodada mesmo que o comandante seja substituído. Só novas Baixas (a seguir) o alteram. Ele é composto por um trio de elementos básicos:
  • TS Relativa - Compara-se o TS total dos exércitos e divide-se o maior pelo menor. Leva-se o resultado à tabela de referência (pág. 31) para obter o modificador referente. Leva-se em consideração os Modificadores de TS (quadro da pág. 31).
  • Superioridade em Classe - Compara-se o TS das classes Cv, F, Arm e Art, dividindo-se o maior pelo menor e consultando a tabela de referência (pág. 32) para obter o modificador referente em cada uma delas; são cumulativos. Se um dos exércitos não tem nenhuma unidade de determinada classe mas o outro sim (e, ainda, o TS nessa classe não é inferior a 1% do TS total do exército inimigo), considera superioridade de 5:1 (+3). Em batalhas preparadas em que um dos exércitos inicia acampado, batalhas em cidades, ou [ Cercos ], considera-se a classe Eng no cálculo das superioridades.
  • Baixas - Cada 5% de baixas em um exército impõe -1 de penalidade na Estratégia de seu comandante.
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Re: Combate em Massa

Mensagempor Galardron em 20 Ago 2011, 20:53

Bônus Defensivo

Recebe este bônus o exército que tiver a Iniciativa/Surpresa/Emboscada em uma batalha preparada ou aquele estiver acampado e escolher Entrincheirar-se como postura do acampamento, mas apenas quando escolher uma [ Estratégia Defensiva ] na rodada.

O valor do bônus depende do terreno em que a batalha ocorrer: +1 para planícies e +1d/2 (arredondado para cima) em outros terrenos; +1 extra se houver colinas e +2 para montanhas ou áreas urbanas. Posições mais fortificadas que isso devem seguir as orientações apresentadas para [ Cercos ]
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