Chrono Trigger Review

Seção para falar sobre jogos de PC, Vídeo-Game, MMORPGs, etc

Moderador: Moderadores

Chrono Trigger Review

Mensagempor Sibyte em 19 Jan 2009, 21:05

Chrono Trigger
By Sibyte-d2
ImagemImagem

Produtora: Square
Data de lançamento do cartucho: 11 de março de 1995(J)
22 de agosto de 1995(U)
Data de lançamento do CD: 2 de novembro de 1999(J)
29 de Junho de 2001(U)
Plataforma: Super Nintendo, PlayStation One.
Gênero: RPG

Para muitos um dos melhores jogos de RPg feitos pela Square para Super Nintendo,foi lançado em 1995 no Japão e teve um remaker para PlayStation one que foi lançado em 1999 também no Japão, e uma versão do jogo esta sendo produzida para NDS e espera-se que saia ate o final desse ano de 2008 no Japão.

O jogo foi feito por uma equipe dita por equipe dos sonhos,só para vocês terem uma idéia dos nomes que estão por trás desse jogo ai vai uma lista e o que eles fizeram na vida deles :P

Hironobu Sakaguchi: produtor da serie Final Fantasy.
Yuji Horii: diretor da serie de jogos Dragon Quest.
Akira Toriyama:Criador de animes famosos como Dragon Ball

Entre outros nomes, a equipe queria desenvolver um jogo revolucionário,com um novo sistema de batalha, gráficos jamais vistos no super nintendo uma historia dramática e complexa, e me parece que eles conseguiram, e tiveram bastante êxito nisso.

O jogador pode escolher ente dois modos de batalha eles são:
Modo de batalha com espera: No modo espera enquanto os personagens do jogador usam técnicas ou itens, os inimigos esperam o jogador escolher a(o) melhor no menu sem atacar. A ordem dos três personagens que dará o golpe se dá pela velocidade de cada um.

Modo Ativo: Os inimigos não esperam para lançar seus ataques enquanto o jogador escolhe a melhor estratégia no menu de técnicas ou itens.

Nas batalhas você pode fazer algumas funções básicas como em todo o bom e velho RPG linear, você pode atacar com a sua arma, pode lançar itens para curar por exemplo e pode também invocar técnicas, tanto solo como técnicas combinas com os demais personagens que estejam no grupo principal.

O jogo não inclui batalhas no mapa principal do jogo ,diferente de outros jogos como final fantasy, as batalhas so ocorrem em lugares predefinidos, como casas,castelos,florestas....e os personagens inimigos são visíveis, eles aparecem na tela,diferente de final fantasy que os inimigos aparecem aleatoriamente...com isso possibilitando que você jogador possa muitas vezes escapar de uma batalha que você não deseje lutar, mas caso não consiga escapar da batalha, ela ocorrera no espaço em que você foi atacado pelo inimigo, ao invez de aparecer uma tela de batalha como em final fantasy...
Imagem
Imagem
Alguns jogadores consideram um grande problema do jogo o seu curto período de duração, que e apenas de 13 a 20 horas de jogo, mas isso pode ser concertado pelo fato do jogo ter 13 finais diferentes, o que pode gerar uma certa diverçao destrancar todos os finais do jogo, apenas 3 deles da para se conseguir linearmente, os outros 10 só com um novo jogo após já ter sido finalizado...

Historia do jogo
Bom o jogo começa com Chrono o personagem principal deitado em sua cama dormindo e acordado por sua mãe aos berros(nem tanto) ele esta no ano de 1000D.C , sua mãe o acordou para que ele va ajudar Lucca sua amiga inventora na sua demonstração do seu invento na feira do milênio que esta ocorrendo na praça,no meio do caminho ele se bate com uma garota, logo ele descobre ser Marle, eles ficam amigos e vão ao encontro de Lucca, Lucca ao ver os dois convida-os para testar o seu mais novo invento uma maquina de teletransporte...na hora do teste o pingente que Marle carregava com sigo começa a brilhar, fazendo com que um portal temporal se abra e ela e sugada para dentro dele, Crhono e Lucca vão atrás dela entrando também no portal, eles viajam no tempo e chegam na idade media 600DC, onde eles descobrem que uma tal de Rainha Lenne que estava perdida foi encontrada,Crhono e Lucca deciden ir ate o castelo para saber mais informações, chegando la acabam descobrindo que a rainha Lenne supostamente encontrada era Marle,nisso Marle desaparece em um raio cegante, Lucca então conclui que na verdade Marle e a Princesa Nadia do tempo deles,e também e muito parecida com a rainha de 600Dc, como a corte encontrou Marle pensando que era Lenne, as buscas pela verdaeira Lenne pararam, o que levaria a Lenne a uma futura morte, e porconseguinte a morte de toda a sua linhagem real, incluindo a própria Marle.
Lucca e Chrono vão atrás da verdadeira rainha para tentarem concertar a historia, eles completao a missão com a ajuda de um estranho homem sapo que apareceu para ajuda-los, Usando a GATE-KEY no portal, todos voltam para o castelo em 1000DC, mas um problema acontece, o chanceler encontra crhono e Marle juntos e pensa que Chrono quer seqüestra-la, ele te condena a morte, mas Lucca ajuda os dois a fugir das masmorras,eles fogem para um portal que havia aberto na floresta nos aredores do castelo, entrando no portal eles param no futuro em 2300DC, o mundo esta em ruínas, em um computador ainda ativo nessa época eles assistem um vídeo de 1999AD que mostra um parasita alienígena chamado Lavos,emergindo do fundo do planeta o destruindo, então agora a missão do grupo e evitar que isso acontessa, eles vão contar com a ajuda de um robô que no decorrer do jogo Lucca ira ativa-lo trazendo ele de volta a vida, e uma mulher das cavernas chamada Ayla e um homem –sapo chamado Frog, e se você fizer alguns eventos no jogo você pode convenser a Magus um dos vilões do jogo a se juntar a equipe também.

Personagens do jogo
Agora irei falar um pouco sobre os maravilhosos personagens do jogo

ChronoImagem : é o protagonista do jogo. Mora com sua mãe no vilarejo Truce, governado pelo reino de Guardia, no ano de 1000 d.C.ele e um protagonista silencioso, ou seja ele não tem falas durante o jogo, mas você persebe que os outros personagens interagem com ele.

MarleImagem: e a princesa de Guardia, seu verdadeiro nome e Nadia e ela vive brigando com o seu pai...

LuccaImagem: a inventora da maquina de teletransporte, durante o jogo ela criara e concertera varias coisas...

FrogImagem: um cavaleiro em forma de sapo,seu verdadeiro nome e Gleen, ele foi testemunha do assassinato de seu mestre Cid por Magus, esse o transformou em sapo antropomórfico.

RobôImagem: e um robô criado para auxiliar aos humanos , ele e encontrado desativado, Lucca o ativa novamente e ele segue o grupo.

AylaImagem: chefe da tribo Loka em 65.000.000 AC,seu povo esta em guerra com os reptites um povo réptil evoluído da era pré-histórica, Chrono ajuda ela a recuperar seu irmão seqüestrado e ela se une ao grupo.

MagusImagem: E um feiticeiro, foi separado de sua família por lavos, desde então persegue Lavos para destruí-lo.

Períodos temporais
Nesse jogo existem vários períodos temporais, como exemplo o jogo começa em 1000AD, desse tempo eles podem ir para outras épocas apenas utilizando os portais que estão abertos, ou pela Epoch que e uma maquina do tempo, podendo assim encontrar vários aliados de épocas diferentes para ajudar a combater Lavos.

65.000.000 B.C. (Pré-História)
Imagem
A era pré-histórica é um período onde co-existem duas espécies majoritárias: os Reptites e os Humanos, em constante conflito.Os Reptites são dinossauros e répteis antigos, que se consideram superiores aos humanos. Seus líderes residem na torre chamada Tyrano Lair, e são destruídos quando Lavos cai do espaço no local. A queda de Lavos no planeta marca o início de uma era glacial e a extinção dos Reptites.

12.000 B.C. (Idade das Trevas)
Imagem
Na idade das trevas de Chrono Trigger, a raça humana está dividida entre os magos, que se dizem educados e poderosos, e que vivem em uma espécie de plataforma flutuante (Zeal), acima da tempestade e da neve do período glacial, chamando-se assim de "Enlighted Ones" (Os Iluminados); e os sem poderes mágicos, sem educação, que moram em cavernas na superfície congelada e escura do planeta.Este é o período em que nasceram Magus e sua irmã Schala, as crianças da família real. Quando a procura pela imortalidade da Rainha Zeal acaba despertando Lavos, ela acaba indiretamente destruindo a civilização dos Enlighted Ones e seu reino flutuante, forçando os sobreviventes a conviverem junto aos humanos comuns.É nessa época que vivem os três gurus: Melchior, Belthasar e Gaspar.

600 A.D. (Idade Média)
Imagem
Essa época está dividida na luta entre monstros, chamados Místicos, e humanos. Os Místicos são liderados por Magus e seus três servos: Ozzie, Slash e Flea. Glenn e seu mentor, Cyrus, vivem nessa época. Glenn é Frog quando ainda era humano. Quando Magus mata Cyrus, ele também lança um feitiço sob Glenn, transformando-o em homem-sapo. Glenn então se esconde e auto denomina-se Frog e entra na luta contra as forças de Magus, para vingar a memória de seu mestre. Glenn é o cavaleiro-guardião da Rainha Leene.

1999 A.D. (Dia de Lavos)
Imagem
Neste período Lavos desperta e emerge do fundo do planeta, destruindo tudo em seu caminho. É impossível andar por esse cenário, só podendo batalhar com Lavos. Se o jogador perder a batalha, o apocalipse virá a acontecer e o final acaba com a frase "But the Future is refused to change".

2300 A.D. (Futuro)
Imagem
Após o Apocalipse, humanos e místicos quase foram extintos. Alguns deles vivem em abrigos denominados domos, antes utilizados por outros fins. O mundo se tornou um deserto imenso, o céu uma constante tempestade de areia, alimento e água doce são raros. Os sobreviventes apenas esperam pela morte. Robo entra no time neste período, quando os heróis o encontram destruído e o consertam.

Fim do tempo:O Fim do Tempo não é exatamente uma data, mas sim um lugar onde todo tempo acaba. Não há nada nesse lugar, a não ser uma pequena área onde existem pilares de luz que servem como portais do tempo.Nesse lugar existem dois habitantes: Spekkio, o Mestre da Guerra; e um velho senhor, Gaspar, o guru do tempo.

Após essa pequena apresentação sobre o jogo, os personagens, a equipe que criou o jogo deixo a cargo de vocês discutirem os pros e os contras do jogo, talvez eu não tenha posto tudo, mas acho que as informações colocadas são valiosas para o conhecimento do jogo, bom e isso :D

Ass:Sibyte-d2
MSN:sibyuted2@hotmail.com
Imagem
RPG na veia
Sibyte

Chrono Trigger Review

Mensagempor Sr. Pichu em 19 Jan 2009, 21:12

erm...
só uma correção, já saiu o Chrono Trigger DS
as duas versões, Japonesa e Americana

a versão americana teve vários diálogos "consertados", nomes de chefes corrigidos e 5 dungeons extras, além de mais armas, armaduras e um final com um chefe exclusivo desta versão
e o link com o seu sucessor, Chrono Cross
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Chrono Trigger Review

Mensagempor Masterfire em 19 Jan 2009, 21:16

Grande Akira :dança:

E dizem que o Akira só fez coisas que não presta como DBZ, mas DBZ é o maior sucesso do seu tempo e é o melhor animê que existe :victory:

Nunca tive oportunidade de jogar Chrono Trigger, mas sei que sua jogabilidade e sistemas são revolucionarios e muito bom ainda mais por poder seguir caminhos diferentes, sendo não linear ^_^

Mais um review da Espaço RPG aqui :bwaha:
Masterfire

Chrono Trigger Review

Mensagempor NeverSleep em 19 Jan 2009, 21:47

Chrono Trigger pra DS foi um excelente remake, vale a pena jogar.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Chrono Trigger Review

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 19 Jan 2009, 21:53

Akira Toriyama fez apenas a arte do jogo. Roteiro foi Hironobu Sakaguchi e Yuji Horii.
Outros jogos onde Toriyama fez a arte foram Dragon Quest e Blue Dragon.
Particularmente, acho a arte dele MUITO boa, mas os monstros são muito parecidos entre si (muitos monstros carecas e cabeçudos para o meu gosto).

Yoshitaka Amano, de Final Fantasy (não sei quais, só lembro do IV) é mais criativo nesse aspecto.

E faltou mencionar Nobuo Uematsu, o mais consagrado compositor de vídeo-games da atualidade. Ele também estava na equipe de Chronno Trigger.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Chrono Trigger Review

Mensagempor Kasuya em 19 Jan 2009, 23:13

Akira Toriyama fez apenas a arte do jogo. Roteiro foi Hironobu Sakaguchi e Yuji Horii.
Outros jogos onde Toriyama fez a arte foram Dragon Quest e Blue Dragon.
Particularmente, acho a arte dele MUITO boa, mas os monstros são muito parecidos entre si (muitos monstros carecas e cabeçudos para o meu gosto).

Vale ressaltar que não só os monstros são parecidos entre si as aparências dos dezenhos transcede as obras do Akira Toriyama.

Veja a cara do Chrono. Repare bem. Não lembra o Goku? (sem contar o cabelo que eu tenho certeza que foi desse personagem que desenharam o SSJ 4)

Marle: não sou um grande conhecedor de Dragon Ball, mas tenho certeza que tem uma menina loura idêntica à ela, só que com o cabelo solto.

Lucca: Tire o capacete e os óculos e você terá a Bulma.

Frog. Ok. Ele não é parecido com ninguém que eu lembre, mas a estrutura do corpo e das faces dele, assim como os monstros do jogo lembram, E MUITO, os extraterrestres de DBZ.

Robô: outro que, apesar de eu não lembrar quem seria, tenho certeza de tê-lo visto em um dos episódios de DBZ.

Ayla: sem dúvida aquela maluca que muda de personalidade (e de cor de cabelo), só que a face com cara de mal é a loura, a única diferença.

Magus: esse é inegável, tanto no jeito do personagem ser quanto no traço: VEGETA. É só diminuir a orelha dele e colocar o cabelo pontudo pra cima. A mesma coisa.

Percebe-se que o Akira Toriyama é um pouco repetitivo na hora de fazer a arte dos personagens. Mesmo assim, o jogo não deixa de ser um dos melhores RPGs do console Snes (senão O melhor).

Eu só acho ruim ver as imagens dos personagens e ver algum de DBZ, ainda mais se pararmos para pensar que a história do jogo representa um roteiro bem mais interessante.
Imagem
Kasuya

Chrono Trigger Review

Mensagempor guca0 em 20 Jan 2009, 09:11

Bem, eu comecei a jogar a versão japonesa do CTDS, quer dizer que eu vou ter de parar e começar do zero na versão americana?!?!?
guca0

Chrono Trigger Review

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Jan 2009, 09:13

Robô: outro que, apesar de eu não lembrar quem seria, tenho certeza de tê-lo visto em um dos episódios de DBZ.

Senhor Robô, num dos primeiros episódios da série Z.

Toriyama desenha muito bem, mas o traço dele é um tanto limitado.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Chrono Trigger Review

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Jan 2009, 10:12

Bem, ninguém fala mal do Tetsuya "Beltan White Haired Pretty Boys Zippers" Nomura!
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Chrono Trigger Review

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Jan 2009, 10:41

Falando nisso, Lumine, era você que estava jogando uma versão retraduzida do CT, deixando os diálogos mais fiéis à versão japonesa original? Se sim, terminou? Achou a diferença significativa?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Chrono Trigger Review

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Jan 2009, 11:25

Terminei esse E a versão pra DS. A pior parte, é que os diálogos re-traduzidos estavam quase que palavra por palavra na nova tradução pro DS.

E os conteúdos bonus, como o Monster Arena (fazer meu Nu enfiar a porrada nos bichinhos fracotes? Absurdamente divertido! XD) fizerem esse ser o 2º melhor remake do DS (porque o ff4 ainda vence disparado. Ah, como eu odeio os Four Fiends... XD)
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Chrono Trigger Review

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Jan 2009, 11:38

A diferença causada pela retradução é significativa? É algo que, por exemplo, duas semanas depois de terminar o jogo você ainda vai lembrar? Algo que faça pensar "hm, não era assim que eu me lembrava dessa cena..."?
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Chrono Trigger Review

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Jan 2009, 11:52

Algo que faça pensar "hm, não era assim que eu me lembrava dessa cena..."?

Sim. As menções a "Entidade", por exemplo, fazem muito mais sentido na Retradução / Versão DS. Sem contar com o esclarecimento com o que diabos aconteceu com a Rainha Zeal pr'ela ficar embriagada com o poder de Lavos, e a influência dos Gurus, etc.

Algumas coisas são MUITO mais claras. E o Magus, fica mais simpático quando você realmente vê a extensão da devoção dele pela Schala.
Lumine Miyavi

Chrono Trigger Review

Mensagempor Sr. Pichu em 20 Jan 2009, 20:06

tah falando do novo final, lumine?
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Chrono Trigger Review

Mensagempor NeverSleep em 20 Jan 2009, 21:58

E o Magus, fica mais simpático quando você realmente vê a extensão da devoção dele pela Schala.

Prum moetard como eu isso era bem claro.

Bem, ninguém fala mal do Tetsuya "Beltan White Haired Pretty Boys Zippers" Nomura!

Eca. FFVII...

Pior que Toriyama só Rumiko Takahashi ou artistas de shoujos genéricos, TODOS são iguais.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Próximo

Voltar para Video Games