Apelo aos usuários e a moderação

Comunique-se direto com quem faz o fórum funcionar! Deixe aqui sua opinião, dúvida, crítica ou sugestão.

Mensagempor Myako Lumine em 07 Fev 2009, 17:19

E deixando bem claro, antes que usuários pulem no pescoço do Phil e do Dahak:

Foi tudo uma discussão amigável enquanto o Eltor comia cachorro quente, e o Phil só postou isso aqui como piada.

Mesmo. :P
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Myako Lumine

Twitter: @myako

Mensagempor Elara em 07 Fev 2009, 17:36

Ok, Madruga, desabafo anotado.

=)

Chero!
This is NOT Sparta!
Elara

Mensagempor Magyar em 07 Fev 2009, 19:49

Olha...
Eu já era fã da Spell. E esse tópico explicou muito do porque.

Eu, como usuário, não faço questão de saber os assuntos da moderação para com ela mesma. Não estou nem ai se fulano brigou com ciclano e eles não estão conversando mais, apesar de parceiros moderadores. Estou sim preocupado com as suas perfomances como moderadores.

A partir do momento em que uma dessas "brigas" afeta as decisões do moderador, ai temos um problema. Mas esse não é o caso da Spell ao meu ver (não li todos os tópicos da moderação expostos pelo Eltor, ainda). E sim, eu li esse tópico inteiro.

Às vezes penso se o problema da Spell atual não vem do FOCO de quem participa das discusões nas mesmas.
Por exemplo? A discussão gerada pelo exemplo que o Malka usou para ilustrar uma solução de problemas.

Não digo que o erro foi do Lumine ou do Malka ou de quem quer que tenha participado dessa discussão paralela. Digo que ela poderia muito bem ser resolvida entre quem quisesse discutir sobre ela em um novo tópico (algo como "Spell: Comunidade ou empresa?") ou através de MP's.

Por favor usuários, sejam mais diretos. Essa coisa de metáforas só tem criado uma falha no foco das discussões. O que vi de tópico que perde o foco em discussões paralelas aqui na Spell não é brincadeira (e adimito, contribuo para algumas discussões paralelas).

Outra coisa, em relação aos concursos:
Discordo sobre eles não terem sucesso. Creio que, principalmente para quem participa, eles são ótimos frutos. Eles só não seriam frutíferos se ninguém participasse. Poderiam ser mais frutíferos? Poderia, se as mesmas pessoas que tanto cobram e tem idéias novas contribuissem na mesma medida com tais projetos.

A minha visão é essa.
No mais, gostaria de parabenizar a equipe da Spell.
Vi tanta gente reclamando e fiquei na dúvida se as pessoas agradessem da mesma maneira que reclamam, quando vocês tomam atitudes ditas corretas -no lugar das vistas como erradas.

Quando terminar de ler o resto (se eu tiver tempo) eu reformulo a minha opinião (caso seja necessário).
Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

Mensagempor Madrüga em 07 Fev 2009, 22:20

Barlin escreveu:Discordo sobre eles não terem sucesso. Creio que, principalmente para quem participa, eles são ótimos frutos. Eles só não seriam frutíferos se ninguém participasse. Poderiam ser mais frutíferos? Poderia, se as mesmas pessoas que tanto cobram e tem idéias novas contribuissem na mesma medida com tais projetos.

Cara, eu cobro bastante e não vejo como eu poderia fazer mais por projetos. Não dou conta nem do que faço.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Magyar em 08 Fev 2009, 00:16

Então Madrüga, no seu caso, talvez a melhor opção não seja fazer mais projetos, mas concluir os que estão em andamento. Antes um acabado do que dez pela metade (tudo bem que eu não sou nenhum exemplo para falar essas coisas, mas sabe como é né).

Inté!
Magyar

Mensagempor Madrüga em 08 Fev 2009, 01:30

Dahak escreveu:E reitero, um modelo é um modelo, n]ao pretende e nem deve pretender ser igual ao objeto.

O que me faz pensar numa coisa: POR QUE ESSES MODELOS E METÁFORAS FALIDOS VÊM PARAR NAS CONVERSAS, ENTÃO?

Imagem
Madrüga

Mensagempor Magyar em 08 Fev 2009, 02:10

Creio que esses modelos e metáforas sejam usados para ilustrar uma situação, com o fim de deixar o post e suas idéias mais claros. Mas, como ilustração, muitos não concordam com a situação imposta nele, e resolvem debater a falha do modelo ou metáfora ao invés de se focar naquilo que ele representa (por parte de quem escreveu). E são nessas condições que as discussões paralelas surgem que se perde o foco (quer dizer, ao meu ver é isso).

O caso das metáforas e modelos podem variar. Piadas e gosto também ajudam a desviar o foco do tópico. E acho que é isso que acaba afastando algumas pessoas do fórum - quem em busca de discussões e se deparam com flames. Minha opinião é: quem achar que alguém esteja desvirtuando algum tópico, mandar MP comentando. Qualquer um, não necessariamente o moderador/ adm/ supervisor, já que poderia até parecer mais uma bronca do que uma sugestão em tais casos. Nada de ofensas, apenas um toque.

Inté!
Magyar

Mensagempor Lucita em 08 Fev 2009, 10:11

To com o Barlin! Concordo demais com o que ele disse. Principalmente na parte de os próprios usuários darem um "pito" quando veem que alguma coisa está acontecendo... especialmente essas coisas chatas que acontecem em praticamente toda discussão.
Quem está um passo a frente da humanidade é gênio. Quem está dois passos a frente é louco.
Cala a boca, Lucita.
Lucita

Mensagempor Dahak em 08 Fev 2009, 15:24

Madruga, no meu entender, não é o modelo o falido, e sim o entender do mesmo.
E de muitas formas, não me é incômodo que não haja vasta acepção disso :)

Barlim, parabéns.

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Mensagempor Elara em 09 Fev 2009, 09:34

Ok. Então se todos os moderadores de PBF têm acesso à moderação, por que o Lobo_Branco não tem?

XD

Só registrando a perguntinha básica.

Chero!
This is NOT Sparta!
Elara

Mensagempor Eltor Macnol em 09 Fev 2009, 09:45

Eu disse que provavelmente outros mestres de PbF também tem acesso à seção, porque isso é algo que acontece automaticamente quando modera uma seção, e precisa ser desabilitado manualmente nas permissões do usuário (quem já mexeu na configuração do phpbb 3.0 sabe que é um processo não muito intuitivo).

Eu tenho quase certeza que fiz isso com os primeiros mestres cadastrados, mas em algum ponto do processo eu francamente não vi mais por quê cuidar tão rigorosamente desse detalhe.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Allefcapt em 09 Fev 2009, 09:49

Olá a todos,

Vou responder inicialmente as questões impostas a mim. E de forma sucinta porque tenho que trabalhar.

/”Allef, eu concordo com algumas coisas que você disse, mas em geral achei que você soou conivente demais. Concordo que a Spell tem muitas coisas boas, mas o cenário atual é de um fórum com muitos usuários insatisfeitos e muitos deixando de participar.?”

Não entendi o conivente.
Estas são minhas opiniões. Não sei nem se o restante dos envolvidos com o controle da SPELL.está sequer de cordo.

Quanto a este papo dos usuários insatisfeitos, sempre existirão. O que eu desafio é encontrar na internet um local destinado ao RPG onde todos possam opinar tanto.
Quando esta discussão a respeito de insatisfação surgiu pedi que fossem claros e apontassem ONDE dentro do fórum ist ocorria e o porque. Estou aguardando até agora o exemplo.

Sempre critiquei a qualidade das participações em contraponto ao volume destas. Não vejo nenhuma diferença quanto a participação. Os usuários que participam, permanecem entrando e opinando onde sempre o fizeram. Caso contrário, me aponte esta diminuição ou fuga da participação no fórum.

“Se não são, cabe à moderação colocá-los em seus devidos lugares, é isso que estamos reclamando aqui (pelo menos é o que eu estou). Por isso falei do bom senso, é preciso ter bom senso pra distinguir essas coisas.”

Sejamos francos. PROTEÇÕES sempre existirão e aqui dentro ocorrem a muito tempo. Usuários acusam moderadores de proteger usuários. Este ciclo é quase um dogma e um mantra em fóruns e listas de RPG;

O que a moderação procura fazer a meu ver é ordenar isto.

LUNE,
“Se não são, cabe à moderação colocá-los em seus devidos lugares, é isso que estamos reclamando aqui (pelo menos é o que eu estou). Por isso falei do bom senso, é preciso ter bom senso pra distinguir essas coisas.”

Você está de sacanagem não é?
Emprego tempo e dinheiro em um site e um fórum de RPG por paixão ao assunto.
Na GANHO UM REAL com esta sigla, ao contrário de outros sites que vivem de aglomerar autores e publicidade como a REDE RPG

E os moderadores que empregam tempo pessoal?

“Tudo que você falou sobre essa reforma na moderação antes desse post tinha sido um vago "o assunto está sendo tratado com o respeito que merece". Como, exatamente? Nós estamos pedindo transparência, então seria legal saber o seu plano para resolver o problema, já que a idéia de renovar a moderação obviamente o desagrada”

O assunto está aberto no LINHA DIRETA agora para isto. Mas do que isto só pessoalmente em uma mesa redonda.

“O ponto aqui não é exatamente começar do zero. O problema (até onde eu consegui entender, pelo menos) é que a moderação atual está dividida por duas "correntes filosóficas" conflitantes quanto ao futuro do fórum, e pra piorar a discussão está completamente poluída por brigas pessoais e fofocas. Nós podemos continuar debatendo isso em público por mais umas 100 páginas, ocasionalmente atiçando o fogo, e depois reconstruir o fórum a partir das cinzas que sobrarem da Guerra Civil.”

LUNE, eu já saquei que você deseja promover alguns usuários, mas isto ocorrerá de forma correta e gradual.
Discussões existem em todas as correntes sociais, e entre os usuários que se acusam de infinitas coisas isto é ainda mãos comum.
Você acha que teria algum cabimento colocar um projeto sério e abrangente como um iste de RPG e um FÓRUM na mão se novatos apenas? É a isto que chamo de loucura em seus argumentos.
A sua frase diz tudo: “Não vou negar que tenho experiência zero nesse tipo de coisa, mas não parece tão difícil”

Você ainda não entendeu que todos propomos fazer isto de forma gradual e correta? Que ainda não entendeu?

A sua frase diz tudo: “Não vou negar que tenho experiência zero nesse tipo de coisa, mas não parece tão difícil”

MADRUGA,
“Allef, acho que o que estão querendo dizer é o seguinte: tire a máscara dos panos quentes. Queremos ouvir você, pessoa, sua opinião pessoal. Não querem mais um tapinha na cabeça, querem saber o que você, indivíduo, ser humano, pensa sobre isso tudo. Sem visão "da empresa".

Se você, que já conversou comigo pessoalmente e lê regularmente o que escrevo e respondo afirma não saber, me causa estranheza.
Todas as questões feitas diretamente a mim seja por e-mail ou pelo fórum são respondidas.
Se você possui alguma dúvida, me escreva que eu respondo diretamente como sempre.

Um abraço a todos,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Madrüga em 09 Fev 2009, 10:09

Isso é o que ELES estão querendo dizer, não eu. :macaco:

Imagem
Madrüga

Mensagempor Dragão de Bronze em 12 Fev 2009, 12:08

Dias sem acesso fizeram essa coisa ficar maior do que eu poderia ler em pouco tempo. Demorei, mas terminei. E a minha opinião pode ser resumida em poucas palavras: todos querem mudança, mas alguns estão olhando para trás, pra quando a Spell era grande, em busca dela, quando o mais adequado, no momento, é olhar pra frente, já que a Spell se tornou o que é vinda daquilo. Olhar pra trás, só se for pra não repetir os erros, porque, pelo visto, o caminho da mudança, é, de fato, mudar.

Dahak escreveu:Claro, nada comparado aos tempos do rpg.com.br, mas vale citar que os que chegaram, não ficaram.

Foram embora porque o fórum não tinha um PiF. De que adianta?

Lady Draconnasti escreveu:
A apatia geral com relação aos concursos é realmente broxante.

Não me refiro APENAS aos concursos. Terras Sagradas e Izzlin também passaram um bom tempo parados, não?

Falo pelo cenário de piratas, mas acredito que o mesmo valha pro Terras Sagradas: todos temos épocas e épocas de disponibilidade pro RPG. Não que esse seja o fator decisivo; eu já li todos os posts da minha seção, só não comento porque junto várias coisas que acho que merecem um comentário (eventualmente uma leitura mais cuidadosa responde uma pergunta que eu estava planejando).
Mas o tempo parado costuma ter pesquisa no meio. Então, se parece que o cenário está muito parado, pode ser que esteja mesmo (e isso é um tanto natural), como pode ser que esteja havendo pesquisa fora do fórum. Eu estou lendo sobre várias mecânicas de batalha naval, além de ter bastante material sobre países estranhos aqui esperando pra ser lido.

Já na parte de concursos admito que participo muito menos do que deveria.

Sem querer me meter a dar alfinetadas, mas já dando, porque eu estou começando a achar que isso está saindo demais do objetivo desse fórum: quer ser usuário da Spell RPG e participar só da parte de Artes, que não é tão restrita ao RPG assim? Ok, sem problemas. Mas, hey, RPG, lembra? Aqui ainda é a Spell RPG. Nas falas das pessoas das Artes eu vejo que eles salientam que aquela seção não é restrita ao RPG e eu respeito e aceito isso, mas estou começando a sentir, de fato, que eles elevam aquela a uma seção à parte do fórum. Uma conversa um tanto elitista. É uma seção diferente, ok, mas não é outro fórum. Ainda é ligado à "bigger picture" aqui.

E uma outra idéia. Que tal se a moderação não tivesse bonequinho? O Eltor já tirou o bonequinho da administração, poderiam fazer o mesmo com os moderadores/supervisores/organizadores.

Allefcapt escreveu:
“Allef, acho que o que estão querendo dizer é o seguinte: tire a máscara dos panos quentes. Queremos ouvir você, pessoa, sua opinião pessoal. Não querem mais um tapinha na cabeça, querem saber o que você, indivíduo, ser humano, pensa sobre isso tudo. Sem visão "da empresa".

Se você, que já conversou comigo pessoalmente e lê regularmente o que escrevo e respondo afirma não saber, me causa estranheza.
Todas as questões feitas diretamente a mim seja por e-mail ou pelo fórum são respondidas.
Se você possui alguma dúvida, me escreva que eu respondo diretamente como sempre.

Allef, você vive dizendo isso, mas sério, faça algum comentário mais sólido. É o que nós pedimos, tire os panos quentes que está ficando desconfortável. Você insistindo nisso mais parece que está fora de sintonia, cara.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Fev 2009, 12:21

Nas falas das pessoas das Artes eu vejo que eles salientam que aquela seção não é restrita ao RPG e eu respeito e aceito isso, mas estou começando a sentir, de fato, que eles elevam aquela a uma seção à parte do fórum.

É porque são artistas, não rpgistas. :roll:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

AnteriorPróximo

Voltar para Linha Direta