*demorou*
Claro Luminus, porque simplesmente não existia um mapa tático para AD&D... não espera... e aquele mapa com hexágonos?
...
e claro, simplificar de "Raio de 3m" para "raio de 3 quadrados" é horripilante
Mudar de "raio de 3 metros" para "raio de 3 quadrados" não chega a ser horripilante,mas não é algo trivial: todo o mundo consegue imaginar uma distância de 3 metros, um monstro de 3 metros de comprimento/altura/largura, um cubo de 3 metros de aresta, etc. Já imaginar 3 quadrados de monstro, 3 quadrados de aresta e 3 quadrados de qualquer outra coisa que não seja uma distância em linha reta (ou áreas centradas em quadrados) é um pouco mais complicado, precisa-se de um mapa. Ou, resumindo, 4.0D&D depende de um tabuleiro e minis, ao contrário de 3D&D e AD&D. Quadrado não é unidade de medida, é referência direta ao tabuleiro.
sério, Luminus, esse seu xiitismo faz qualquer outro que gosde de AD&D parecer mal
ainda mais porquê reclama de algumas coisas que SEMPRE EXISTIRAM
Eu não disse em hora alguma que essas coisas só passaram a existir com a 4.0: eu até citei os lances de quando eu comecei a jogar AD&D, as minis de chumbo, mapas hexagonais, etc.
E eu realmente não me importo como você pensa que a minha maneira de ser faz com que as pessoas que gostem de AD&D sintam-se ou deixem de se sentir. Estamos aqui conversando sobre o assunto, o ponto de vista, mas não sobre os sentimentos de alguma pessoa hipotética.
E!