[Entrevista] Arte no RPG: Melissa Uran

Mostre seus desenhos, troque idéias e dicas sobre técnicas de desenho.

Moderadores: Léderon, Moderadores

[Entrevista] Arte no RPG: Melissa Uran

Mensagempor Léderon em 03 Mai 2009, 18:19

Acho que cabe uma introduçãozinha aqui: eu iria enviar este artigo direto pro site (e vou), mas como ele ainda não dá absolutamente nenhum sinal de vida, e eu quero compartilhar isso aqui logo (xD), estou postando exatamente como o fiz. Espero que gostem da idéia.



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Por Bruno “Léderon” Müller

E venho aqui começar uma empreitada que espero dar bons frutos. Como muitos sabem no fórum, eu faço faculdade de Educação Artística, e resolvi dar a minha contribuição pro site envolvendo a minha área de estudo com o meu hobby preferido. E de que maneira fazer isso? Da mais simples possível: entrevistando ilustradores de livros de RPG, saber de seus gostos, influências e de que maneira trabalham!

Tive a idéia e não sabia por onde começar. Cacei alguns profissionais e comecei a fazer contatos. Para este primeiro Arte no RPG (de muitos, espero) tenho a honra de vos apresentar Melissa Uran, ilustradora freelancer de dezenas de livros – a maioria para a White Wolf -, cujos trabalhos mais recentes podem ser vistos em Changeling: the Lost e nos vários livros de Exalted Second Edition.

Mas deixemos de enrolação e vamos às perguntas! :D


1. Fale-nos sobre você; qual seu nome, idade, e onde você vive?

Eu sou Melissa Uran, e vivo na Califórnia do Sul, nos EUA. Não é justo perguntar minha idade ><

2. Quando começou a mexer com arte (desenho, pintura, etc), e quando ela se tornou um trabalho?

Eu faço arte desde que pude segurar um lápis. Minhas memórias mais antigas estão em desenhar em qualquer coisa que eu conseguisse – papel, livros, paredes (minha mãe não era tão apavorada em tirar minha arte daquilo). Comecei meus trabalhos artísticos profissionais em 1995, trabalhando como arte-finalista para Batton Lash no seu quadrinhos, Supernatural Law.

3. Qual a sua mídia preferida para desenhar e pintar?

Meu padrão são os lápis, por que é o que sempre usei. Tinta é a minha segunda favorita, mas fica difícil para mim fazer conforme fico mais velha, devido a complicações com artrite. Pintura digital está se tornando meu mais novo amor, no entanto – comecei estudo sério nessa parte a mais ou menos um ano atrás, e andei usando muito desde então.

4. O que é Arte para você? Ilustração é arte ou apenas arte “menor”?

Tudo o que envolva imaginação e criatividade pode ser arte. Para mim, arte de quadrinhos e de livros de RPG não é menos arte do que as coisas clássicas. A ilustração fantástica foi sempre um ponto comum entre as nossas culturas, apenas os meios e as tecnologias que mudam.

Ilustração sou eu tanto quanto meu corpo o é – não há separação entre os dois.


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

“South Court”, do suplemento Winter Masques, para Changeling: the Lost.


5. Onde você busca inspiração para trabalhar nas suas ilustrações?

EM TUDO. Literatura, culturas históricas, filmes, roupas, natureza, música – tudo pode ser inspiração.

6. Você tem um artista preferido? Quem?

Eu tenho muitos artistas preferidos. A lista de artistas que pode me inspirar muda, dependendo do meu humor ou se eu estou experimentando novas técnicas. Eu diria que bem no topo da lista estão Yoshitaka Amano, Brom e Adam Hughes. XD

7. Você tem alguma influência direta no seu trabalho? (Estilo, artista, escola de arte, etc)

Novamente, muitos para listar aqui. Poderia dizer que a influência que mais domina é a gravura japonesa tradicional, especialmente a de Osaka (no período entre 1826 e 1839 – bem curto). O material é o mais vivo, brilhante e imaginativo comparado a outras gravuras em qualquer outro lugar ou nos anos passados e seguintes, e aquilo sempre me inspirou.

8. Você joga RPG (tanto os de mesa quanto os eletrônicos)? Qual seu favorito? (Talvez algum para o qual tenha ilustrado? :P)

Eu costumava jogar regularmente, mas desenhar para os mesmos jogos que eu costumava jogar agora consome mais do meu tempo conforme eu fico mais conhecida. uma coisinha que eu posso dizer é que o meu favorito é o que eu estou trabalhando agora – Exalted. Unhallowed Metropolis chega perto, por que é um estilo completamente diferente, e ajudou a me empurrar para novas coisas a fazer com a minha arte.



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

“Mental osmosis”, para o Manual of Exalted Powers: Sidereals, de Exalted.


9. Como é o processo de ilustração de um livro? Você tem algum contato com outros ilustradores na produção?

Bem, o processo é bem direto. Eu aceito o trabalho, então algumas notas artísticas e um contrato é enviado. O contrato ou o diretor de arte especifica datas marcadas – há normalmente duas em um contexto mais profissional – uma data para os esboços da ilustração, e outra para a arte final. Normalmente eu faço em três a seis semanas a maioria dos trabalhos. Algumas das editoras menores são um pouco mais tranquilas, mas como elas também têm uma verba bem menor, tendem a ser um pouco sossegadas. Ainda assim, não é desculpa para relaxar e esperar até o último minuto!

Normalmente, a única outra pessoa com a qual você conversa no trabalho é com o diretor de arte. Se for sortudo, você terá companheiros artistas no mesmo livro, então vocês podem trabalhar juntos e manter uma consistência entre si.

10. Quantos livros de RPG você ilustrou até hoje? Qual seu trabalho preferido entre eles?

Na verdade eu perdi a conta em algum momento em 2001. Eu tinha PELO MENOS 150 livros sob meu nome. Não tenho idéia de quantos agora. Meu preferido? Acho que Strange Lands, do Scarred Lands. Eu quase pirei com itens e povos influenciados por dragões!



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

“Snakewoman entertainer”, de Graceful Wicked Masques, para Exalted.


11. Alguém consegue “sobreviver” apenas ilustrando? É uma boa profissão?

Você pode “sobreviver”, mas é um jeito difícil de fazer as coisas. Editoras de RPG geralmente têm pouca verba, então se você quer sobreviver fazendo APENAS trabalhos pra RPG, você tem que ser rápido, bom e entregar antes do tempo TODA SANTA VEZ. Muitos ilustradores de RPG fazem isso como um trabalho à parte do seu trabalho regular, quer sejam profissões envolvendo arte ou um trabalho de escritório comum.

12. E para terminar, pode deixar uma mensagem para aqueles que estão começando a desenhar agora, e para os que se interessam em fazer trabalho profissional como ilustradores?

Concentre-se em fazer arte tão boa quanto puder para deixar VOCÊ feliz, mas não exagere – aprenda primeiro, cada um no seu tempo. Se esforce, tente coisas novas – técnicas diferentes, estilos, até encontrar um que pareça o melhor para você. Sempre use boas referências; uma boa fantasia é 30% imaginação e 70% realidade. Visite fóruns online como ImagineFX.com ou cgpad.org – os artistas lá sempre podem te dar uma mão para melhorar.

Para correr atrás de trabalho – faça um portifólio físico EM PAPEL dos seus melhores trabalhos (10-15 obras está bom) que você possa entregar para alguém dar uma olhada – tenha certeza que 75% das obras que escolheu contem uma história, tenham ação, e um cenário. Diretores de arte escolhem você pelo que você pode fazer AGORA, não pelo que você diz que vai conseguir fazer daqui um ano, e entregar a ele um CD em vez de um folder com belas impressões e informações para contato vai fazer você passar para trás em favor do próximo cara com alguns papéis soltos na mão.




Agradeço DEMAIS à Melissa pela entrevista! \o\

E, por enquanto, é isso. Vou continuar à caça de ilustradores disponíveis.
Até a próxima, pessoas!
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

[Entrevista] Arte no RPG: Melissa Uran

Mensagempor Myako Lumine em 03 Mai 2009, 18:29

Interessante a idéia, Léddy.

E eu não esperava que ela fosse tão gentil, mesmo. XD

Parabéns pela iniciativa, moço. o/
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Avatar do usuário
Myako Lumine
 
Mensagens: 668
Registrado em: 24 Dez 2007, 14:59
Localização: Cabo Frio - RJ
Twitter: @myako

[Entrevista] Arte no RPG: Melissa Uran

Mensagempor GoldGreatWyrm em 03 Mai 2009, 19:00

Essa mulher desenha para caramba :blink:

E é uma simpatia.

Baita bola, Léd! :venera:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[Entrevista] Arte no RPG: Melissa Uran

Mensagempor Blackbird em 03 Mai 2009, 20:47

Lederon, não tenho muito o que dizer.
Gostei da entrevista e da forma como a Melissa foi solícita. E, nossa, tanto a entrevista quanto o seu interesse são boas provas de que há portas abertas para o ramo.
Além de ser um artigo e uma proposta legal, dá alguma esperança.
Parabéns, parabéns.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

[Entrevista] Arte no RPG: Melissa Uran

Mensagempor Madrüga em 22 Mai 2009, 18:04

Engraçado, eu poderia jurar que tinha comentado a entrevista. Li (faz tempo) e gostei demais; isso nos mostra como certas coisas parecem impossíveis de se conseguir, mas com um jeitinho...

Mandou muito bem! :frenzied:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Entrevista] Arte no RPG: Melissa Uran

Mensagempor Youkai X em 23 Mai 2009, 13:35

Devo dizer que li essa entrevista a um tempo e que só agora venho comentar.

Excelente entrevista, Léderon. Foi muito esclarecedora e até mesmo inspiradora. E nas ilustrações de RPG ainda vale impressionar pelo que se pode fazer no papel ao invés de simplesmente fazer na tela do computador.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [Entrevista] Arte no RPG: Melissa Uran

Mensagempor ed-borges em 14 Mar 2011, 23:18

parabéns, ótima entrevista :P
ed-borges
 
Mensagens: 27
Registrado em: 14 Fev 2011, 22:10

Re: [Entrevista] Arte no RPG: Melissa Uran

Mensagempor arghsupremo em 15 Mar 2011, 08:30

Necropost!

Que por sinal, era para ser uma entrevista para o site e não foi. Poderia mandar agora.
Imagem
Avatar do usuário
arghsupremo
 
Mensagens: 3125
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:43
Twitter: @arghsupremo


Voltar para Artes Visuais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron