Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Sampaio em 05 Ago 2009, 22:11

Aeeeew! Já tinha perdido as esperanças, Aruon.

Muito bom saber que vc topa. O pouco que participou aqui da Spell chamou bastante atenção, positivamente. Sempre que eu mencionava com alguem da Spell em chamar alguem que seja religioso para contribuir, falavam de vc (e olha que a Spell tem um longo histórico de debatedores religiosos - alguns bem aplicados inclusive).

Será sim, algo plural. Poderei fazer críticas severas, mas nunca terei uma postura draconiana. A idéia é sempre promover o debate e vc poderá sempre escrever resposta a algo que os demais escreverem que nós publicaremos no blog.

Fiz algumas solicitações pra vc por MP, pra facilitar a comunicação.

(esse blog vai ser us bichu!)
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor Elven Paladin em 06 Ago 2009, 00:05

Mas acho que esse tipo de crendice popular se manifesta bastante na America Latina, especialmente no Brasil. Isso provavelmente acontece porque a Igreja que chega em algumas regioes, apesar de se chamar catolica, 'e catolica so na "fachada". Alias, a religiao no Brasil 'e s'o fachada. O que existe mesmo 'e crendice popular e paganismo misturado, com algumas excecoes, como o Gladius.

Eu apostaria que na verdade, isso é um fenômeno universal ( ou ao menos universal no meio cristão, já que meu conhecimento de outras religiões é na melhor das hipóteses, fraco ), pois a maioria dos cristãos professa sua crença em um sentido "comunitário", mas não a estuda a fundo, baseando-se em simplificações e pregações apresentadas pelo padre/pastor/líder religioso local e com aquilo que a próprio pessoa acha que é correto em se seguir ( e aqui vem a influência de outras pessoas que seguem uma linha similar de pensamento e que vivem ao redor ). Isso é válido especialmente na Igreja Católica Romana, onde há uma "aristocracia clerical", onde teólogos e filósofos cristãos especializados são treinados em interpretar, preservar e atualizar o Cânone, enquanto cabe aos padres mais baixos na hierarquia e aos fiéis aceitar tais interpretações e levá-las adiante ( o que não certamente não ocorre, vide a Inquisição, que classificava a maioria dos cristãos como "relapsos" :b )
Editado pela última vez por Elven Paladin em 06 Ago 2009, 05:30, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lanzi em 06 Ago 2009, 01:25

Entao, mas eu falei da America Latina, ou melhor, do Brasil, que tem de fato essas caracteristicas, pra nao correr o risco de pisar em terreno que nao conheco.
Lanzi

Mensagempor Sampaio em 22 Ago 2009, 12:58

Brad Pitt em entrevista diz que se fosse se candidatar a um cargo público seu lema seria: "Sem religião, a favor da legalização da maconha e do casamento gay".
Conforme irão ver na própria entrevista não é a primeira vez que ele fala isso tb.

Achei a entrevista muito boa, lúcida e ao mesmo tempo muito ousada. Ele defende temas polêmicos e admite abertamente coisas que a maioria dos estadunidenses ficaria chocados de uma celebridade admitir abertamente, como ser contra a religião, já ter fumado maconha e ser a favor de sua legalização e sobre o casamento gay.

Vale a pena conferir:

Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Ago 2009, 00:22

Brad Pitt parece mais o Tyler Durden do que eu imaginava.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Agnelo em 31 Ago 2009, 13:16

Estadão escreveu:Câmara aprova projeto que beneficia todas as religiões

SÃO PAULO - Além do acordo entre Brasil e Vaticano, a Câmara dos Deputados também aprovou anteontem à noite um projeto de lei que regulamenta de modo semelhante a relação entre o Estado e todas as religiões do País. Agora, as duas propostas seguem para o Senado. Se aprovadas, bastará a sanção presidencial para virarem lei. Sob protestos do PSOL e do PPS, o plenário aprovou, em votação simbólica, o texto do convênio com a Santa Sé, após a costura de um acordo com a bancada evangélica para aprovar o Projeto de Lei nº 5598/2009, conhecido como Lei Geral das Religiões.

O texto do projeto é muito semelhante ao do convênio com a Igreja Católica. O acordo, por exemplo, diz que "a Igreja Católica pode livremente criar, modificar ou extinguir todas as instituições eclesiásticas (enumeradas no início do artigo, como dioceses e ordens religiosas)". O projeto de lei adota uma forma mais geral: "As denominações religiosas podem livremente criar, modificar ou extinguir suas instituições." Temas como o reconhecimento civil do casamento religioso, as isenções fiscais e a não equiparação dos vínculos eclesiásticos com vínculos trabalhistas também são pontos comuns entre os dois textos.

Há diferentes nuances no tratamento para o ensino religioso. As duas propostas afirmam que a disciplina, de matrícula facultativa, deve figurar "nos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental". Mas o acordo prevê o ensino de uma religião específica, escolhida pelos pais da criança. "No projeto de lei, o ensino religioso não está associado a um credo", afirma o autor do projeto, deputado George Hilton (PP-MG). "É um estudo histórico das religiões." Para Hilton, todos os credos serão englobados na lei. "Também a Igreja Católica", afirma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

LINK
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Léderon em 31 Ago 2009, 13:36

"É um estudo histórico das religiões."
Claro que é.

E na escola temos cavaletes e tinta a óleo pra ensinar pintura pras crianças. :jester:
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

Mensagempor cigano em 31 Ago 2009, 13:58

Engraçado na politica é que eles fazem leis sem consultar TODOS dos pontos e lados da historia. Da ultima vez que conferi já era um trabalho herculeo incluir toda a grade do MEC no horario das aulas, agora querem colocar mais uma materia? Isso sem contar que não vai funcionar né? Duvi-de-o-do que ensinem sobre Umbanda em qualquer escola.
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Dalfá em 31 Ago 2009, 21:17

Dar aula de religião em escola só dá merda.

Se as pessoas respeitassem as religiões dos outros, e se estas tais aulas não fossem só de UMA religião tudo bem, mas o que querem é só empurrar os dogmas católicos ou evangélicos para cima dos outros.

Já viu algum evangélico debater educadamente com um espírita? Eu só vi duas vezes, em todas as outras centenas de vezes só vi a total incapacidade dos evangélicos respeitar os outros.

Mas não são só os evangélicos, já vi judeus nazistas e ateus fanáticos, por incrível que pareça.

Eu adoro estudar sobre as religiões, mas é muito raro ver alguém com competência para debater.
Imagem
Dalfá

Mensagempor Lumine Miyavi em 31 Ago 2009, 21:48

Ateu fanático é o que mais há.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor cigano em 31 Ago 2009, 21:51

Lumine Miyavi escreveu:Ateu fanático é o que mais há.

Isso foi uma indireta?

:roll:
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Dalfá em 31 Ago 2009, 22:03

cigano escreveu:
Lumine Miyavi escreveu:Ateu fanático é o que mais há.

Isso foi uma indireta?

:roll:

Apenas um fato. Infelizmente vi muito ateu usando o mesmo tipo de artifício que os crentes usam, e ficam uns criticando os outros, principalmente o argumento do tipo: EU conheço a Única verdade (seja ela a Bíblia ou Darwin) e quem discorda de mim é ignorante.

Uma vez vi fazerem uma pergunta simples para os ateus, e eu achei que eles iam dar uma resposta bem melhor que a maioria dos crentes que eu conhecia, mas fiquei admirada em ver como eles puderam ser piores que os crentes. Desde então vi que realmente não tem diferença entre um grupo e outro.
Imagem
Dalfá

Mensagempor Eltor Macnol em 31 Ago 2009, 22:05

Quem dera o mundo fosse assim como você fala, Lumine. Quem dera...

Enquanto isso, eu aqui no mundo real estou tendo que aturar a igreja católica fazendo o maior lobby pra passar lei municipal que proíbe os hipermercados de abrir aos domingos, argumentando que "o domingo é o dia sagrado de descanso e os funcionários desses estabelecimentos têm o direito de desfrutá-lo".

A lei já foi aprovada pela câmara de vereadores, e não tenho lá muita esperança que o prefeito vá vetar ela.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lumine Miyavi em 31 Ago 2009, 22:29

Perceba que em nenhum momento eu disse "Ateus fanáticos ultrapassam religiosos fanáticos", e sim "ateu fanático é o que mais há".

Não referenciei números, estatísticas ou nada. De boa, se foi uma afirmarmação errada, que seja respondida pelo que ela representa, e não pelo que ela parece representar.

Sheesh.

"Enquanto isso, no mundo real" é ótima. Se você percebesse o que eu escrevi, e o quanto isso não se aplica, ótimo. No mais, tou fora.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Eltor Macnol em 31 Ago 2009, 22:44

Lumine, você disse o que você disse - que "ateu fanático é o que mais há". A interpretação mais natural dessa frase me parece ser simplesmente "ateu fanático é muito comum".

Que, sim, considero uma afirmação errada. Não condiz com a realidade do mundo à minha volta. Não é o que eu vejo quando olho pela janela ou quando falo com colegas de trabalho. Ateus são relativamente raros, ateus "fora do armário" mais ainda, ateus fanáticos então... sei lá. Um, dois por cento da população da minha região? Não tem como descrever isso com as palavras "é o que mais há".

Finalizando, se você sente que foi mal interpretado ou não conseguiu passar com essa frase a idéia que gostaria de ter passado... considere que isso sempre pode acabar acontecendo quando se joga uma frase solta ao ar, assim.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic