por Elven Paladin em 06 Ago 2009, 00:05
Mas acho que esse tipo de crendice popular se manifesta bastante na America Latina, especialmente no Brasil. Isso provavelmente acontece porque a Igreja que chega em algumas regioes, apesar de se chamar catolica, 'e catolica so na "fachada". Alias, a religiao no Brasil 'e s'o fachada. O que existe mesmo 'e crendice popular e paganismo misturado, com algumas excecoes, como o Gladius.
Eu apostaria que na verdade, isso é um fenômeno universal ( ou ao menos universal no meio cristão, já que meu conhecimento de outras religiões é na melhor das hipóteses, fraco ), pois a maioria dos cristãos professa sua crença em um sentido "comunitário", mas não a estuda a fundo, baseando-se em simplificações e pregações apresentadas pelo padre/pastor/líder religioso local e com aquilo que a próprio pessoa acha que é correto em se seguir ( e aqui vem a influência de outras pessoas que seguem uma linha similar de pensamento e que vivem ao redor ). Isso é válido especialmente na Igreja Católica Romana, onde há uma "aristocracia clerical", onde teólogos e filósofos cristãos especializados são treinados em interpretar, preservar e atualizar o Cânone, enquanto cabe aos padres mais baixos na hierarquia e aos fiéis aceitar tais interpretações e levá-las adiante ( o que não certamente não ocorre, vide a Inquisição, que classificava a maioria dos cristãos como "relapsos"

)
Editado pela última vez por
Elven Paladin em 06 Ago 2009, 05:30, em um total de 1 vez.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.