Bom, então você está partindo do ponto de que Deus é antropomórfico, certo?
Não passei nem perto de dizer algo assim.
Parti do pressuposto que a mente divina é semelhante à nossa porque a única mente que conhecemos é essa.
Para mim este deus já não serve, se deus diferencia de nós só em poder, mas não em inteligência, então qualquer um de nós pode ser melhor que Deus.
Repare que você parte do absurdo que, se a mente funciona de igual forma, ela é tão inteligente quanto a outra.
A mente de uma criança tem o mesmo funcionamento básico de um adulto. Qual é mais inteligente, porém?
Exato, e aí que está a questão: e qual Deus é o melhor para se acreditar?
Não existe uma questão de "ser melhor". Não vou acreditar em algo porque é "melhor" ou "pior", mas porque faz algum sentido.
tentar debater religião é inútil, pois quem sabe debater não quer, e quem quer não sabe debater.
Estou tentando ser o mais agradável possível.
# A) Como o conceito de mente pro VA justifica ou não a existência de um Deus
Não é uma direta. A mente funciona de certa forma, se supormos que Deus tem uma consciência a mente dele deve funcionar de forma semelhante. Se a mente dele funciona de forma semelhante, ele é mortal.
Se não funciona de forma semelhante (sendo incondicionada), ele é provavelmente impotente.
Porém, como eu mesmo já discuti com o VA, não é questão de uma mente humana. É possível que uma mente inumana permaneça sim, inalterada com a eternidade. Não tem como saber isso, você, eu e ele somos humanos e só podemos teorizar como algo que é completamente diferente do que nós somos pode ser, achar ou se sentir.
Como eu disse, o único parâmetro que temos é a mente humana. Supor que uma mente funcione de forma diferente, de alguma maneira não compreensível para nós, não vai nos levar muito longe.
É melhor partir de algum pressuposto do que não ter de onde partir.
Imaginando que uma existência pandimensional superior que não esteja sujeita a noção de tempo, é muito possível sim que tenha algo cuja mente permanece eternamente imutável; pra tal criatura não existiria uma diferença entre agora, ontem, hoje, amanhã, 50 anos atrás ou dois milênios a partir de agora.
Se ela não tem noção de tempo, muita coisa também entra em jogo.
Como ela pode afetar o "agora" se ela não tem consciência do agora? Como ela pode saber a causalidade de suas ações se ela não tem noção de sequências de eventos?
Nesse caso que você aponta, a mente simplesmente seria incapaz de agir por estar fora do conceito temporal, ela não agiria dentro de um intervalo. E novamente, caímos na questão de impotência.
Não estou entrando no mérito do que é ou não é verdade, só no mérito de que não temos como provar o que é ou não, e o que é teoria. Ainda.
Não tem como provar mesmo. Não posso provar empiricamente, como já disse nesse mesmo tópico.
Dei uma lida e continuo no mesmo impasse. Você argumenta que deus tem uma mente eu não, na verdade meu ponto é que pra ser eterno não precisa ser necessariamente deus, por isso pedi um exemplo.
Se não tem mente ou consciência não tem necessidade de entrar no mérito da questão, porque entra no campo de não afetar nada com ações próprias.
Deus, para ser relevante, precisa ser capaz de executar ações. E isso só é possível com uma mente.
De qualquer forma, não, não existe nada nesse Universo que possa durar para sempre. O próprio Universo vai acabar um dia. Porque as coisas que formam o Universo são
condicionadas.
E não, o que tem mente não pode ser eterno pelo motivo apontado: porque a mente é, por si só, condicionada.