[4e] PvP ou 1x1 é um bom combate?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lumine Miyavi em 15 Set 2009, 22:02

...Luminus, não se acostume, mas você é um gênio. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Gehenna em 17 Set 2009, 13:14

Huahuahua, me lembrei de um one-shot que narrei.

O Bárbaro e o Guerreiro foram se enfrentar. O Guerreiro estava confiante, mas acabou caindo. Então, o Warlord tomou o lugar dele contra o Bárbaro e, a cada ataque que ele dava, o Ranger, que tava só assistindo a luta, ganhava um bônus ou alguma movimentação. xD

"Eu ataco ele e fulano acha o golpe legal e inspirador. Ele ganha +5 no dano".
"Agora eu ataco ele e fulano dá um passo de ajuste, pra ver a luta de um ângulo melhor".

No fim, o Warlord acabou ganhando, pq o Bárbaro já tava meio fraco e esqueceu que tinha um ponto de ação pela milestone.
Gehenna

Localização: Torre Sombria, no bairro de Noite Eterna, em Contonópolis

Mensagempor Hermes em 17 Set 2009, 17:32

Riketz escreveu:exatamente como foi dito.. o gemeo maligno não quer dizer que ambos sejam filhos da mesma mãe e creceram dentro da mesma placenta.. gemeo maligno é somente alguém que é o alter-ego do personagem.. podem ser de idades, sexos, raças e até mesmo classes diferentes.. gemeo maligno é só um termo.. (agora se é trope, aí já não sei, porque não sei o que significa trope, hehehe..)

alguém assistiu o filme do Comandos em Ação (GI Joe)? seria o mesmo caso do Snake Eyes e o StormShadow (o jogador baseou o preludio exatamente no personagem desse filme..)

como este gemeo maligno estava no preludio do persongem jogando sua primeira sessão.. utilizei a própria ficha do personagem como base para o gemeo maligno.. para que o jogador sentisse inicialmente que realmente se tratava de alguém muito parecido com ele, mas com uma mentalidade mais maligna..

e claro que mais pra frente.. assim como acontece no filme.. eles vão duelar.. no 1x1.. tirar isso da história do personagem seria mó mancada e frustrante pro jogador..

Não obstante a forma como o personagem foi gerado, ou seja, como ele surgiu na história, como ele é um NPC você deve fazer uma ficha de NPC para ele e não utilizar a ficha do PC. Não por nenhuma forma de perfecionismo ou coisa assim. Apenas porque a ficha de NPC leva em conta uma série de coisas que o PC não leva. Isso também resolve o problema que várias pessoas estão citando de 1x1 entre PCs não funcionar.

Minha sugestão neste caso é que você crie um NPC elite para representar o "gemeo maligno" do seu jogador. Digo para criar um NPC elite pois assim caso o grupo se junte para derrotar ele você terá um NPC vaivel para o combate com o grupo, caso o jogador vá enfrenta-lo sozinho você pode cortar o HP dele para 1/4 ou 1/5 do original e terá um combate rápido em que o PC terá boa condição de vencer, provavelmente com dois ou três acertos o que manteria o combate com 2 a 3 rounds, evitando entediar os outros jogadores. Da mesma forma, por ser um NPC elite, ele poderá ter alguns poderes melhores o que dará ao jogador a sensação de que ele está enfrentando um big bad villan da aventura.

a idéia de grupo vs grupo trata-se de um torneio do Encontro dos Escudo (de FR) onde um grande rei assiste para encontrar e contratar uma "tropa de elite" (sem alusões ao filme homonimo).. e eu e outro mestre estamos bolando de colocarmos na final deste torneio, o grupo da mesa dele vs o grupo de minha mesa (ambos os grupos possuem mesmo nível).. torneio em arena no estilo Gladiador..

Pessoalmente não sou fã desse tipo de cenário. É o tipo de situação que pode gerar descontrole e insatisfação, especialmente porque em cenários competitivos é que você vê o pior nas pessoas. Porém se você acha adequado colocar isso dentro da sua aventura aqui vão algumas sugestões:

- Faça com que ambos os grupos começem afastados o suficiente para que quem ganhe a iniciativa não possa simplesmente começar atacando imediatamente. Em outras palavras, mantenha uma distância de aproximadamente 20 quadrados entre os grupos.
- Crie vários obstaculos na arena, lugares onde os jogadores possam quebrar a linha de visão e que permitam os jogadores melee se aproximarem uns dos outros e dos ranged.
- Não permita combates até a morte, é ridiculamente frustrante para um jogador perder seu personagem para outro jogador. Provavelmente a mais inglória das formas de morrer no RPG. Minha sugestão é que você diga que quando um jogador é derrubado com 0 HP um grupo de assistentes tiram eles da arena de combate e estabilizam ele.
- Passa essa idéia de combate PvP para o seus jogadores, o que pode parecer divertido para o DM as vezes não é para o jogador.

-------------------------------

OFF-TOPIC

Sério mesmo, está ficando ridiculo o fato de que 90% dos tópicos sobre RPG na Spell Brasil se transformam em discussões de ego entre pessoas que por acharem que jogam a muito tempo se tornaram donos da verdade.

É mais vergonhoso ainda que moderadores do fórum se envolvam nessas discussões e desviem o assunto do tópico completamente participando de uma guerra de egos.

Eu cada vez mais me decepciono com esse fórum. O que deveria ser um local de troca de informações e idéia se tornou apenas um lugar para algumas pessoas massagearem seus imensos egos e se acharem donos da verdade.

O cara perguntou uma coisa válida e interessante, tudo bem que mal explicada no primeiro post. Mas ao invés de tentarem entender qual a dúvida do cara simplesmente metem pau até criarem uma discussão particular com paredes de texto sem sentido dando quote uns nos outros.

Sem brincadeira, está na hora de haver uma intervenção séria neste fórum por parte dos moderadores a fim de restaurar a boa convivência dos usuários. Talvez até banir alguns que parecem querer somente provar suas teses a qualquer custo e não trocar idéias e incentivar o RPG entre aqueles que estão buscando informação.
Hermes

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 17 Set 2009, 17:56

Hermes, sinta-se à vontade para reclamar na Linha Direta.
Só aviso uma coisa: banir pessoas por terem ego é uma atitude extremamente autoritária. Creio que ninguém aqui gostaria de autoritarismo nesse fórum.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Hermes em 17 Set 2009, 19:02

_Virtual_Adept_ escreveu:Hermes, sinta-se à vontade para reclamar na Linha Direta.
Só aviso uma coisa: banir pessoas por terem ego é uma atitude extremamente autoritária. Creio que ninguém aqui gostaria de autoritarismo nesse fórum.

Vou reclamar sim, e espero que não caia em ouvidos moucos.

Note que não falei em banir ninguém pelo tamanho do ego, mas sim porque o comportamento de tais pessoas, que obviamente desejam inflar seus egos, é prejudicial ao andamento das discussões no fórum no momento em que estas sempre tentam "sequestrar" os tópicos para esse exercício, muitas vezes desviando-se totalmente do assunto principal e criando uma guerra pessoal no tópico.

Não vou poluir mais o tópico com esse assunto, vou criar um novo tópico mais tarde no Linha Direta e editar este post com o link, os interessados na discussão que se juntem lá.
Hermes

Mensagempor Torneco em 20 Set 2009, 01:23

Agora que o Rikets explicou a idéia eu gostei bastante. Mas faço coro ao pessoal que trate o personagem como um NPC com poderes semelhantes ao personagem. Lembro uma vez que montei um grupo gêmeo rival para o que eu estava narrando, foi divertido. Quando rolar uma treta entre eles, coloque um outro povo pro resto do grupo brigar também, assim eles não ficam parados.

E quanto ao combate entre grupos, acho legal esse tipo de interação entre mesas, só tente manter o mais justo possível pra não ter brigas.
Torneco

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários