Moderador: Moderadores
As agulhas furam os centros de prazer... WTF, MAN!?
Advogado de Regras escreveu:Continuo o argumento em outro post, caso alguém se interesse. Eu devo citar os Órgãos Vestigiais, Parasitas, Doenças Genéticas ( a abundância dela ) e o que vir a minha mente.
Sério, aproveitando o gancho, eu adoro ver, com base na ciência, que essa "sabedoria oriental" não é realmente sábia.
O cerne do Argumento do Designer é [...]
Todos esses "trabalhos mágicos", "medicina alternativa" e etc SÃO placebo. Você acha que isso não é sábio? Curar o homem usando o método mais natural o possível, e um recurso mal explorado, a própria mente dele? Não importa, do ponto de vista medicinal, se realmente as agulhas fazem aquilo que eles acreditam; o que importa são os resultados.
Enfim, que mal há no placebo? Falo, claramente, do ponto de vista de "curar". Se o objetivo final é alcançado...
Ou seja, pressionar uma área com uma agulha, mesmo sem perfurá-la, já afeta os pontos... e isso os chineses já falavam faz um tempo, vide a origem do do-in. Enfim, até mesmo o teste das agulhas falhou em pesquisar um pouco mais afundo o que contestava. Ao invés disso, apenas fizeram um teste e já saíram clamando aos quatro ventos um resultado como definitivo. Atitude muito científica, de fato.
Isso sem falar que o do-in, aculpuntura e uma diversidade de outros campos que se associam com chackras(seu conceito) estão afetando "energias que percorrem seu corpo". Em linguagem espírita/teosófica, isso seria chamado de corpo astral ou algo parecido(não sou nem um nem outro, por isso não sei a definição correta). Enfim, o ponto a que quero chegar é: as técnicas de aculpressão não estão trabalhando com aquela área do seu corpo, físico, e sim com algo além(O "chi" para eles trabalha com o organismo, mas não é algo fisicamente palpável ou encontrável). Se esse "algo além" existe ou não aí vem aquela velha questão de crença e etc.
Independente de você acreditar ou não que esse "além" exista, há de convir que a aculpuntura ainda não pode ser totalmente desmistificada; pelos mesmos motivos da religiosidade e etc... entra na área de crença, do qual o cético opta por descrer e o crente pelo outro caminho.
Deixa eu ver se eu entendi. Quando levam a questão claramente para o lado de uma religião, defendendo a religiosidade, re-tomam o sentido de que o tópico é sobre reiligão em geral(e não uma ou um texto específico). Mas quando os que defendem o oposto argumentam... assumem imediatamente a visão cristã?![]()
Enfim, teorias; não podemos prová-las, se divergem. A ciência se construiu, e continuia evoluindo, a partir delas; até hoje há aplicações baseadas numa teoria, assumidas quase que unanimamente, mas ainda assim baseadas numa teoria sem comprovação. O que nos leva a crer ou não numa teoria é a lógica dela, quanto mais convincente, mais crível. O que coloca certos fundamentos da ciência(muitos mais do que eu gostaria, ou poderia enumerar) no mesmo nível de "crença" por detrás da "religiosidade". Faz sentido, faz lógica(para o que crê). Seria então apenas uma linha de raciocínio diferente.
Tudo bem, aqueles que crêem em um "Deus" porque assim foram ensinados, ou por mera busca irracional de uma salvação/suporte "mágico", obviamente não estão analisando nada, arguindo porcamente e seguem qualquer coisa, mas jamais a lógica. Mas e aqueles que chegam a conclusões similares filosofando? Já ouviram falar em Deísmo? Já leram algo da Cabala ou alguns textos espíritas e teósofos? Enfim, não estou pegando uma religião como verdadeira aqui, de modo algum; estou tentando apontar que há(muito mais do que pensamos) aqueles fiéis que o são por lógica. Já tentaram analisar? Parar de insistir na mesma e velha tecla?
Partindo daí, porque insistem em "Mostrar provas de que não há nada superior, como Deus" analisando e, assumindo, que esse "Deus" seja algo comparável ao humano(seja em lógica ou atributos)? Isso não difere das inúmeras religiões que dão a divindades atributos claramente humanos(como os gregos). Vocês estão assumindo, de cara, que esse "Deus" teria de ter conceitos humanos.
Enfim, se existe algum "Deus", ele não é nada como nós. Eu já brinquei algumas vezes com uma idéia(e ela é amplamente aplicada num cenário de comédia meu, "Shalazar") que no fundo tem algum sentido: "Os humanos sempre foram presunçosos ao tentar achar um sentido lógico para o universo. A lógica foi uma invenção do homem, e o universo muito antes dele jamais precisou dela para nada". Enfim, apesar de ser uma mera piada(e justificativa para o meu cenário non-sense ser non-sense), basta incluir "humano" logo após "lógico" para vocês terem exatamente o que eu estou tentando expressar.
Se a acupuntura tivesse resultados confiáveis, realmente comprovados em testes clínicos, e fosse propagandeada apenas para essas aplicações específicas, eu não teria muitas críticas contra ela - não me importa o método que ela usa, se funcionasse era a conta. Infelizmente, não é bem isso que acontece.
- Muitas vezes seu efeito é ilusório, apenas aliviando alguns sintomas, sem curar sua causa;
- As práticas como acupuntura geralmente são indicadas, e vendidas, para problemas de saúde nos quais o efeito placebo nem sequer se aplica, como exemplo, dê uma espiada na lista de aplicações indicadas nesse site, um dos primeiros resultados do google: http://www.acupunturaevida.com.br . (Acupuntura pra curar herpes? Sério? )
- Abrem a porta para muitos outros tratamentos charlatães, como "cirurgias espirituais do Dr. Fritz", etc etc. Não preciso exemplificar o quanto existem tratamentos medicinais "alternativos" que são bem piores que acupuntura, né?
Mas você citou apenas um dos testes - o que usava agulhas falsas que mal tocavam a pele. Eu não consigo acreditar que sem querer os médicos estavam pressionando os pontos do jeitinho certo pra massagear os pontos do do-in, mas o que dizer então do outro teste, que usou agulhas de verdade, mas perfurando pontos completamente diferentes daqueles que a acupuntura indicava - e mesmo assim os "resultados" foram os mesmos?
Se fosse comprovado que existe mesmo algum efeito na acupuntura que vai além do efeito placebo, poderíamos discutir qual o mecanismo que gera esse efeito, e se isso é algo sobrenatural, mágico, ou apenas consequência de efeitos físicos e psicológicos. Mas você mesmo parece concordar que a acupuntura não gera mais que o efeito placebo, tal qual pílulas de farinha, então não temos por quê passar a discutir o mecanismo de um efeito que sequer existe, certo?
A maioria dos axiomas, teorias filosóficas ou religiosas não pode ser testado empiricamente, por isso não podem ser colocadas "no mesmo saco" com teorias científicas. São de funcionamento bem diferente.
E tem muitos caminhos que podem levar uma pessoa a acreditar na existência de uma divindade de uma forma que eu respeite totalmente sua opção. Deísmo é uma das mais comuns, textos espíritas... nem tanto.
Falamos, quase automaticamente, de deuses como entidades antropomórficas, porque é assim que a maioria absoluta das religiões retrata seus deuses, é assim que os proponentes de religiões os caracterizam quando debatemos por aqui... enfim, temos que conversar usando os termos que são trazidos à mesa.
As religiões são maravilhosas quando as conhecemos bem, o problema é unicamente dos religiosos.
Lanzi escreveu:É a mesma coisa que falar "armas não matam pessoas; pessoas matam pessoas".
O que eu critico é a ciência(e muitas pessoas) exclamarem contra algumas e chamar de absurdas(quando dentro de seu contexto elas fazem sentido lógico, embora não possam ser comprovadas visualmente ou fisicamente) enquanto baseiam sua crença sobre o universo em outras. Só porque caras com jaleco(e longe de 100% deles, muito longe) falaram "deve ser isso".
De um modo ou de outro, a ciência acabou se tornando uma nova "religião". Com uma maioria mais ciente de fiéis, fato, mas não deixa de ser uma crença num método e linha para explicar o universo. Claro que podemos entrar num longo debate do real sentido de "religião", mas nesse ponto ela parece.
Mas pessoas matam pessoas!
Eltor Macnol escreveu:(Ah, Spell... sem você, eu teria que passar minhas horas de expediente trabalhando. Imaginem só.)
Sampaio escreveu:As religiões são maravilhosas quando as conhecemos bem, o problema é unicamente dos religiosos.
Prova de que não leu o tópico.
Vou nem falar quantas vezes já refutei isso aqui.
Advogado de Regras escreveu:Se você encontrar alguma religião que se sujeite a critérios de Falseabilidade e de Verificação ( e Replicação, se possível ) Independente, concordo contigo nesse ponto.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes