Sampaio escreveu:Eu afirmo categoricamente que o pensamento teísta, cristão ou superticioso de hoje em dia é, principalmente, uma regressão e a humanidade estaria melhor se conseguíssemos elimina-lo de vez.
Quando você diz que a humanidade estaria melhor sem o pensamento teísta, critão ou superticioso, se refere ao que? Melhor em quais aspectos? Você faz uso de alguma espécie de índice pra quantificar esse melhor? Se refere a coisas como maior preocupação das pessoas com o "agora"? Você se inspira em algum exemplo específico de país/povo que fez isso e obteve melhorias nesses ascpetos que vc considera melhor (algo contemporâneo, de preferência, pq fica difícil distinguir a evolução natural de vários aspectos de uma sociedade como consequência exclusiva, ou pelo menos majoritária, da extinção da religião)?
Sampaio escreveu:Afirmo tb que os argumentos religiosos não se sustentam e se baseiam principalmente na vontade fraca, medo, carências e principalmente uma irracionalidade primitiva. Mesmo quando tentam justificar cientificamente.
Sampaio, se tiver ânimo, me explique o que é vontade fraca e irracionalidade primitiva. Quero usar as suas definições.
Sampaio escreveu:Afirmo tb que os agentes religiosos (padres, pastores, etc) deveriam ser uma das principais preocupações da segurança pública e até da saúde mental.
Concordo que esses agentes deveriam entrar num cantinho da lista. Porém, nao entendi o "preocupações da saúde mental". Está dizendo que são doentes mentais, ou algo do tipo, e que precisam de tratamento ou punição?
Sampaio escreveu:Pra finalizar digo que o estado deveria ser mais laico, reitand de vez o crucifixo que fica no centro da Câmara dos Deputados, no Congresso e outros locais de reunião e decisão pública, aonde deveriam ser laicos.
Concordo.
--------------
Eltor, em certos momentos você pede para que usemos de fontes que não a própria bíblia para evidenciar acontecimentos/proclamações/atos da bíblia. Porém você percebe que, apesar de ser vendida como um livro inteiro, a bíblia é composta por vários livros, de vários autores diferentes, escrita em períodos distintos, que estão ali, a priori, para corroborar com algumas coisas tidas como verdade. Antes de ser compilada, vários desses textos já circulavam por aí, e foram escolhidas para compor um grande livro basicamente pq eram considerados verdadeiros (divinamente inspirados) e atendia a vontade dos líderes da época.
Então faz sentido e é lógico usar alguns livros como referencia à outros. (e aqui estou considerando que um autor pode ter se baseado nos escritos de outros para escrever o que escreveu; não invalida o que eu disse)
O que se tem feito ultimamente é buscado fontes/evidências fora da bíblia justamente para suprir essa carência dos que não acreditam na veracidade da bíblia.
Acredito que você não duvide da autenticidade dos manuscritos, e sim do teor do que está escrito. É isso?