Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Out 2009, 23:13

EDIT: VA, de fato existem um grande número de experimentos que demonstra que a teoria é adequada. Até o momento. Quanto mais evoluímos, mais precisos são nossos instrumentos e se torna mais fácil descobrir os paradigmas. Muitos experimentos demonstram que Newton estava correto. Mas ao aproximarmos à velocidade da luz, a teoria provou-se incompleta.

Sim, com a Relatividade há algo parecido.
Algumas leis entram em conflito com a Física Quântica.

Não me pergunte detalhes, Física Quântica não é algo que entra na minha cabeça.

Por isso surgem teorias como as supercordas ou gravitação quântica em loop: para que as contradições sejam eliminadas.

Mas, pelo Teorema de Gödel, mais contradições surgirão. É inevitável.

Não há problema algum em defender a substituição completa da religião pela ciência... naquilo em que a ciência se aplica.

Nesse caso, entra em questão: no que, então, a religião se aplica?

Em ética? Em estética? Mas tudo isso não é coberto pela filosofia?
Em explicar os fundamentos da mente? Mas não é para isso que a psicologia e a própria filosofia servem?

Para estabelecer padrões lógicos? E a matemática, não substitui isso?

Para acalentar a "alma"? Mas... o que é alma?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Cyrano em 23 Out 2009, 07:32

Não sei, VA. Eliminar a religião é eliminar um pouco da filosofia e da psicologia em si, você não acha?
Cyrano

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Out 2009, 13:32

Não. Não acho.

A filosofia não surgiu da religião, apesar de ter passado algum tempo atrelada à mesma.
Hoje já não é mais.

A psicologia NUNCA foi atrelada à religião.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor cigano em 23 Out 2009, 14:06

_Virtual_Adept_ escreveu:A psicologia NUNCA foi atrelada à religião.

A Grega sempre teve esse papel ate onde sei VA
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Out 2009, 14:15

Estava me referindo à psicologia moderna, mas tudo bem.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Agnelo em 23 Out 2009, 14:49

Uai escreveu:CNBB apoia testes de HIV

Polêmico tabu da Igreja Católica, a Aids acaba de se tornar alvo de uma campanha da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Numa parceria inédita entre o órgão e o Ministério da Saúde, foi lançado ontem um movimento para incentivar a realização de testes de HIV e difundir informações sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A primeira fase da campanha, em caráter experimental, vai contemplar cinco capitais – Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza, João Pessoa e Manaus. A expectativa é de que as ações comecem a ser desenvolvidas em Belo Horizonte até o início do ano que vem.

Batizada com o slogan “Declare o seu amor”, a campanha vai aproveitar a realização de missas, reuniões e outros eventos católicos para disseminar informações sobre a Aids e incentivar as pessoas a procurarem os serviços públicos de saúde para fazer exames que detectam a presença do vírus HIV. A decisão da Igreja Católica de reforçar seu papel na luta contra a doença começou a ganhar força durante o Seminário de Prevenção ao HIV, promovido pela Pastoral da Aids da CNBB, em outubro do ano passado.

“A Igreja fez muitos estudos, teve cuidado com relação às questões éticas e morais para não ferir os seus dogmas e diretrizes e criou a pastoral. Além da acolhida dos pacientes, acreditamos que a prevenção também é muito importante, assim como o diagnóstico precoce. Por isso, firmamos essa parceria com o Ministério da Saúde para que as pessoas possam identificar o vírus ainda na fase inicial da doença. Essa atitude melhora a qualidade de vida do paciente e permite um tratamento mais barato”, diz o coordenador da CNBB Regional Leste 2 da Pastoral da Aids, Raimundo José da Costa. Mais informações: http://www.cnbb.org.br.

LINK
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Cyrano em 23 Out 2009, 15:13

_Virtual_Adept_ escreveu:Não. Não acho.

A filosofia não surgiu da religião, apesar de ter passado algum tempo atrelada à mesma.
Hoje já não é mais.

A psicologia NUNCA foi atrelada à religião.

Sempre pensei que a filosofia havia surgido da religião. Ao menos quando lembro do tripé Sócrates, Platão e Aristóteles...
Cyrano

Mensagempor Lanzi em 23 Out 2009, 15:55

Não nasceu DA religião, nem COM ela. É que antes não havia essa diferenciação toda entre disciplinas. Um cara podia ser filósofo e pensar na matemática (Pitágoras), ou em política (Aristóteles) ou em metafísica (Platão), ou em "química" (Demócrito).

Claro que a religião (não a monoteísta) nasceu antes da filosofia, mas esta última, especialmente durante a Idade Média, quando foi instrumentalizada pelo pensamento cristão (convertendo-se em teologia), servia para raciocinar sobre Deus e as coisas, mas, ao contrário da teologia, com nenhum vínculo de obrigação à Deus ou àlguma doutrina ou dogmas.
Lanzi

Mensagempor cigano em 23 Out 2009, 16:32

Eu vi a materia hoje antes de sair de casa Locke, bacana a iniciativa.
cigano

Mensagempor andherson em 23 Out 2009, 18:47

Lanzi escreveu:

Vale a pena.

Eu já tinha citado um debate do William Craig com Bart Ehrman a uns posts atraz mas acho que ninguem leu :tsc:

Eu concordo com muita coisa que ele escreve, pra quem quiser ler e opinar
http://www.elielvieira.org/2009/08/18-e ... -para.html
http://www.elielvieira.org/2009/08/will ... ancia.html
andherson

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Out 2009, 18:58

Tchê, a AIDS nunca foi um tabu na igreja católica - creio eu que a postura da igreja sempre foi contra a AIDS, e não lembro de ter visto nenhum membro da igreja que discordasse dessa filosofia, hehehe. :duh:

Já a camisinha, sim, foi e é um tabu nessa religião. Tenho curiosidade sobre o que a cartilha dessa campanha vai falar sobre ela.

Mas aí aproveito o excelente gancho e pergunto: será que essa campanha não seria muito MAIS efetiva se seguisse o exemplo de ONGs não-religiosas e, além de apenas incentivar exames pra saber se está infectado ou não com o HIV, também incentivasse a prevenção da transmissão dele usando o método mais prático e disseminado que existe, o preservativo? Anote isso como um exemplo de caso em que o pensamento religioso atrapalhou ao invés de ajudar.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor cigano em 23 Out 2009, 20:57

Eltor Macnol escreveu:Tchê, a AIDS nunca foi um tabu na igreja católica - creio eu que a postura da igreja sempre foi contra a AIDS, e não lembro de ter visto nenhum membro da igreja que discordasse dessa filosofia, hehehe. :duh:

E isso desmerece completamente a iniciativa!

Não te entendo, hora acusa a igreja como um meio de disseminação de ideas pro povo catolico e depois diz que não adianta nada isso?

Sinceramente acho que não muda nada, mas acho que pelo que vi na TV vai se ter mais informação e indicação de pra onde as pessoas devem ir, fazer testes e tudo o mais. E cara, sério, sempre vi esse tipo de incentivo a prevenção por aqui (por parte de padres catolicos também), realmente acho que essa palhaçada que o Papa inventou não mudou muito (embora eu não possa mais afirmar).
cigano

Mensagempor Eltor Macnol em 23 Out 2009, 21:07

Não entendi, Cigano... você discordou da piadinha que abriu o post? Tipo, é uma piada, uma tentativa de humor boba, não é um argumento a ser debatido. Eu só fiz uma brincadeira dizendo que nunca vi a igreja católica se posicionar a favor da AIDS, saca?

(Sim, já vi alguns pastores de outras seitas mais radicais dizendo que a AIDS é um castigo divino, mas não vem ao caso)
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor cigano em 23 Out 2009, 21:58

Eltor Macnol escreveu:Não entendi, Cigano... você discordou da piadinha que abriu o post? Tipo, é uma piada, uma tentativa de humor boba, não é um argumento a ser debatido. Eu só fiz uma brincadeira dizendo que nunca vi a igreja católica se posicionar a favor da AIDS, saca?

(Sim, já vi alguns pastores de outras seitas mais radicais dizendo que a AIDS é um castigo divino, mas não vem ao caso)

Provavelmente, to meio puto aqui e não devo ter visto o sarcasmo na frase, mea culpa!
cigano

Mensagempor Agnelo em 26 Out 2009, 07:15

Omelete escreveu:Gênesis, de Robert Crumb, é lançado no Brasil e gera controvérsia na Inglaterra
Nudez e sexo da HQ desagradam autoridades cristãs

Gênesis, a adaptação do primeiro livro da Bíblia para os quadrinhos, feita pelo ícone das HQs undergrounds Robert Crumb, mal chegou às livrarias do mundo todo e já inicia controvérsias.

Nos EUA e na Inglaterra o lançamento aconteceu em setembro. No Brasil, ele começa a ser vendido esta semana, publicado pela Conrad, por R$ 49 - em capa dura, como na versão original. A editora fez inclusive um making of em vídeo da impressão.

Para a adaptação, Crumb - que é conhecido por sua visão liberal sobre sexo e drogas nas HQs, além de ser ateu - diz ter respeitado totalmente o texto da Bíblia do Rei James, a tradução para o inglês mais conhecida do livro. Mas as representações de personagens bíblicos nus ou em atos sexuais começa a gerar controvérsias.

Na Inglaterra, o jornal Daily Telegraph buscou a opinião de autoridades cristãs, que ficaram divididas. Mike Judge, do Christian Institute, considera o material inapropriado: "A Bíblia é um texto muito importante para muitas e muitas pessoas e devia ser tratado com o respeito que merece. Representá-lo a seu modo é muito bom, mas deve-se lembrar que é uma questão de fé e religião para várias pessoas".

Da mesma forma, um representante da Church of England declarou que "embora não tenha visto o livro, acredito que tentar vender algo pela ênfase na natureza sexual de algumas cenas não parece ser uma boa maneira de passar a mensagem da Bíblia".

Já o Bispo de Croydon gostou da obra: "Ele planejou algo para dizer 'isto é um mito importante e fundamental' e me parece que fez um bom trabalho". Da mesma forma, uma representante da Bible Society inglesa, que não leu o livro, comentou que "pode surpreender muita gente, mas a Bíblia contém nudez, sexo e violência. Afinal, ela trata de histórias sobre pessoas reais".

No Brasil, o livro ainda não chegou às mãos da igreja. Mas a editora já tomou precauções. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a agente literária Lora Fountain diz que a capa da edição brasileira é mais "sóbria" (apenas o ícone que representa a criação, sob o título) "por temor à reação dos religiosos fundamentalistas do Brasil".

LINK
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic