Você, 100.000.000 de moedas de ouro, e 10 dias de jornada

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Torneco em 06 Nov 2009, 22:27

Se for em dias atuais, eu contrataria um advogado muito bom.
Torneco

Mensagempor Lady Draconnasti em 07 Nov 2009, 19:19

E aí, alguém adivinhou a resposta?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Madrüga em 08 Nov 2009, 10:09

Não, só o Luminus sabe a resposta certa, absoluta e ideal.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor cigano em 08 Nov 2009, 13:00

Na verdade eu criaria uma charada e ofereceria 10 mil peças de ouro pra quem consegisse resolve-la. Ela seria exatamente como tirar 100000000 moedas de ouro de uma caverna sem ajuda de itens magicos.

:cool:
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Madrüga em 08 Nov 2009, 13:01

Pode crer. Luminus deve ter achado essa fortuna e não sabe como removê-la.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Allefcapt em 09 Nov 2009, 17:22

Olá a todos,

LUMINUS,
Inicialmente cheguei a imaginar que isto era uma pegadinha, daquelas que não buscam chegar a nenhuma resposta plausível.
Mas resolvi, a exemplo de outros amigos, arriscar e gastar alguns minutos preciosos de minha vida pensando em uma solução para este “enigma”.

No fundo, esbarramos no que o FERUNIAN expõe:
“Pq? Pq é impossível, IMPOSSÍVEL, tirar esse tesouro dali sozinho e com ajuda mágica fraca, ou pelo menos mais criativa que bag of holding. Logo, alternativas bacanas dependeriam do que há no entorno do local. Só que ver várias idéias vetadas "pq vc é o mestre" é tosco.”

Neste caso, o que me parece mais sedutor e justo seria executar o que ele mesmo sugere:

“Luminus, se você der uma pincelada nas imediações (digamos um raio de aproximadamente 100 kilômetros), eu topo participar da brincadeira.”

O que acha? :victory:

Já se passaram 11 meses e até agora nenhuma das respostas parece ter agradado ao criador.

Gostaria de saber SE há um tempo estipulado para que esta RESPOSTA apareça ou se você LUMINUS nos dirá qual foi a que mais se aproximou de seu gosto. Porque confesso, já estou curioso.

Ao longo deste tópico li algumas idéias interessantes e criativas.
Destaco:

MADRUGA
“Eu não transportaria o dinheiro para um lugar, criaria um lugar em volta do dinheiro.”

Anonimous000
“(...) ir até uma cidade grande, comprar/encomendar um Ring of Three Wishes”

Além da muitas soluções que incluem “PEGAR UM POUQUINHO” + “CONSTRUIR ALGO” + “FORMAR EXÉRCITOS/CONTRATAR CARREGADORES” + “TIRAR AOS POUQUINHOS”.

Continuamos?

Um abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Luminus em 23 Nov 2009, 19:33

Caros colegas,

Já devem ter percebido que eu sumi do fórum, não atualizo meu blog tanto assim (é, eu tenho um blog...) e só apareço ocasionalmente no chat. Bem, estamos um pouco complicados, sem tempo, e ficaremos ainda mais sem tempo daqui até o final de 2010. Então, eu venho aqui dizer que não terei como acompanhar o fórum tão de perto quanto gostaria.

E por que faço esse aviso aqui? Porque, ainda hoje, acessei o chat e percebi que esse enigma ainda mexe (positiva ou negativamente) com os ânimos de muitos de vocês. Então, vi-me na obrigação de dar uma resposta. Uma resposta que, fique claro, é apenas uma, mas não a única.

Em termos de RPG, eu conheço e gosto de AD&D, então eu entendi que a minha resposta derivaria de lá. Basicamente, um personagem de primeiro nível, meio elfo, mago/druida. Ele conjuraria um familiar para si (magia de 1º nível de mago) e alguns companheiros animais (magia de 1º nível de druida). Tais animais seriam aves (falcões, por exemplo, algo previsto e aprovado pelas regras).

Assim, ele instruiria esses animais para ir e voltar à sua casa, levando as moedas. No limite da apelação, ele poderia instruir seu familiar falcão (um animal de inteligência acima da média) a carregar as moedas (ou as gemas separadas em um monte pelo druida) para sua casa, além de guiar os outros falcões (companheiros animais) a fazer o mesmo (essa última parte é forçada, mas nem tanto assim, e a primeira é verossímil, o que já garante alguma coisa). Isso manteria a área isolada de curiosos, não mostraria nada de mais aos curiosos e poderia ser aprimorada à medida em que o personagem subisse de nível (a magia companheiro animal, por exemplo, garante 2DV de animais para cada nível do druida). Se o personagem começasse a treinar falcões, por exemplo, o aumento do fluxo desses animais para sua casa seria visto como normalíssimo. Essa solução poderia sre utilizada até os níveis intermediários, e manteria o local em isolamento, digamos assim.

Além disso, por ser um druida, o personagem poderia declarar a área da caverna e toda a floresta ao redor como sagrada, sendo seu dever protegê-la de invasores. Isso impediria que outras pessoas passassem por ali. Claro, dessa forma, o personagem "abandonaria" sua casa na civilização e passaria a agir de dentro da floresta, usando seus falcões (e talvez algumas corujas) para manter-se informado do que acontece nas cercanias de sua floresta.

Com o passar do tempo, o personagem poderia subir de nível sem muito contato com a civilização, aprendendo aos poucos a partir daquele tesouro (magos tem magias de identificação, druidas tem adivinhações, pode haver livros mágicos no tesouro, etc).

Enfim, mesmo com tudo isso, o personagem não utilizaria a maior parte do tesouro... ele poderia, então, utilizá-lo para financiar uma espécie de sociedade (como os Harpistas, por exemplo) e então passar a influir diretamente no mundo exterior aos seus domínios, sem no entanto botar a cara para bater.

A resposta que eu pensei foi essa.

Mas, na verdade, a resposta (e o dilema) é outro.

Essa pergunta contém uma espécie de armadilha, pois o que seria o desejo de muitas pessoas é, na verdade, uma prisão. Vida de aventuras? As glórias de um herói? As cicatrizes das batalhas vencidas e o pesar daquelas perdidas? Os amigos tombados e os inimigos vencidos? Esqueça. Você agora vive em função de uma pilha de moedas. Todos os seus planos, sonhos, ideais e desejos estão enterrados ali. Ignorá-lo, portanto, seria pior que perdê-lo. No fim das contas, ele te encontrou, e não o contrário.

Essa questão veio-me após a releitura de um poema de Mário de Andrade (ou do Carlos Drummond de Andrade), no qual oferecem-lhe, de mão beijada, todas as respostas sobre o que é a vida, qual o seu sentido, o que é na verdade esse mundo em que vivemos, etc. E ele, simplesmente, recusa acessar aquele conhecimento e dá-lhe as costas, uma vez em que uma vida de certezas seria uma não-vida. A mesma coisa pode ser dita sobre esse tesouro ter caído aos seus pés: clamá-lo para si significa uma vida de não-conquistas, não-labutas, não-aventuras, não-vitórias.

Ou não.

Nos vemos quando nos virmos!

E.

P.S.: A resposta do Lumine também é muito boa.
Luminus

Mensagempor NeverSleep em 23 Nov 2009, 20:05

Seu falcão seria morto por caçadores famintos, aí quando ele caisse, eles veriam o dinheiro e procurariam a fonte por perto.
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Nov 2009, 20:20

Luminus. Essa é a MINHA resposta, muito obrigado passar bem.

Qual é a SUA resposta? Porque você copiou timtim por timtim da minha. =D
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Magyar em 08 Jan 2010, 16:34

hmm... interessante.
Pensando no caso, é possível criar diversos ganchos de aventuras em cima disso.

Desde frotas comerciais sendo criadas, a insanos vilões conjuradores de MV's. De acordo com reis a criação de cidades. Uma floresta obscura, talvez. Gostei bastante da idéia... talvez adote para uma futura aventura. Quem sabe colocar alguns mistérios no meio do tesouro, como equipamentos amaldiçoados ou até mesmo fantasmas.

Adimito que das idéias, gostei principalmente da solução do cigano, de criar uma rota de comércio para extrair o ouro do local. Abrir um comércio seria deveras interessante. Pensei também em acordo com algum Rei... talvez tornar-se um. Quem sabe, talvez, passar de cidade em cidade com o intuito de recrutar pessoas com o fim de criar uma sociedade alternativa/secreta. São diversas as possibilidades, com cada uma contribuindo para outros ganchos de aventura.

Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

Mensagempor Allefcapt em 08 Jan 2010, 17:14

Olá a todos,

DEVERAS..
Uma coisa é verdade....

Imagem

"O peso que eu talvez não suporte, é o da COROA estagnada"
CONAN - REI DA AQUILÔNIA

"Vendo a imensidão do seu império, então Alexandre chorou, pois não havia mais nada a conquistar. ..."
Abraços,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor Madrüga em 08 Jan 2010, 18:26

De qualquer maneira, estou pensando em usar esse gancho em uma aventura. Os personagens reclamam de não ter grana, agora vão ter A RODO.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Brave Samurai Warrior em 19 Jan 2010, 16:30

Gostei do tópico

Achei algumas idéias interessantes e bem viáveis como a do Anonimous e do Madrgua (a que mais gostei)
A sua também é viável, mas mesmo sendo você mesmo quem criou o desafio, ainda podemos dicutí-la:

1- Se o personagem é de primeiro nível, como ele seria um mago/druida (ou seja, duas classes) ?

2- Pessoas começariam a achar estranho o fluxo contínuo de falcões daquele lugar para a casa/da casa para o lugar.

3- Falcões não são comuns no meio da cidade, portanto despertariam o interesse de outras pessoas.

4- Com tantos objetos dentro de uma casa, chegaria um ponto em que não haveria mais espaço para tanta coisa.

Enfim, podemos gastar muito, mas muito tempo discutindo novas idéias, mas acredito que sempre haverá brechas para se "vetar" os "N" métodos que poderão surgir e, utilizando essa proposta numa mesa, se o mestre não quiser, ninguém tira o tesouro do lugar onde ele está.

:b
Yesterday is history.
Tomorrow is a mystery.
And today?
Today is a gift. That's why we call it the present.
Brave Samurai Warrior

Mensagempor Luminus em 19 Jan 2010, 19:41

1- Se o personagem é de primeiro nível, como ele seria um mago/druida (ou seja, duas classes) ?

Pelas regras de AD&D, é possível. Você começa com os poderes e restrições das duas classes, as melhores habilidades de cada uma e metade dos pontos de vida.

2- Pessoas começariam a achar estranho o fluxo contínuo de falcões daquele lugar para a casa/da casa para o lugar.

Não se seu personagem for um treinador de falcões... e existe perícia para isso em AD&D, chama-se Treinar Animais. E as pessoas não saberiam que os falcões estariam sempre retornando ao esconderijo, porque ele é looooonge da cidade.

3- Falcões não são comuns no meio da cidade, portanto despertariam o interesse de outras pessoas.

Eu supus uma pequena cidade, erma, bem na fronteira com a região selvagem, onde está o tesouro. Além disso, seu personagem não precisa viver no centro da cidade, né? Ele pode muito bem viver mais isolado...

4- Com tantos objetos dentro de uma casa, chegaria um ponto em que não haveria mais espaço para tanta coisa.

Certamente... chega-se então a hora de se pesquisar magias, contratar mercenários, montar um laboratório arcano e uma biblioteca, comprar terras, investir em um equipamento melhor... tudo da melhor forma possível.

Enfim, podemos gastar muito, mas muito tempo discutindo novas idéias, mas acredito que sempre haverá brechas para se "vetar" os "N" métodos que poderão surgir e, utilizando essa proposta numa mesa, se o mestre não quiser, ninguém tira o tesouro do lugar onde ele está.

É, se o mestre não quiser, acabou-se o que era doce. Mas daí é meio redundante colocar isso no jogo, né?

Discutir novas ideias é o que vale... se quiser, coloque aí a sua resposta, que eu a avalio :diabanjo:

E!
Luminus

Mensagempor Madrüga em 19 Jan 2010, 20:18

Engraçado é ver o Luminus justificando a resposta do Luminus à proposta do Luminus que será avaliada pelo Luminus.

Imagem
Madrüga

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias