Não li o livro, mas como quero reviver essa bagaça vamos lá que isso vai ser longo:
1. Faz ANOS que não jogo DnD e não queria voltar ao mesmo jogo que não gosto e considero relativamente chato e maçante. Quero dizer Warhammer sempre foi mais emocionante e 7th Sea tbm. Agora o problema é existe algo D20 alternativo que tenha regras para fantasia medieval que valham à pena... Falaram muito bem de Iron Heroes e detonaram o Cook até as pontas. Ok. Ainda mantenho meu interesse pelos livros alternativos que ele produziu, mas não é esse o problema.
3. Nem que seja não d20. Mas existe alguma opção além da 4e da qual uso um pouco para jogar ou isso é uma ilusão quimérica... Aliás o que eu procuro é uma fantsia um pouco diferente do DnD em si. Queria um conjunto de regras que aplicasse isso. Não suporto a promessa de cenários de que vão trazer um novo feeling. Adoro reinos de ferro, mas ele não me trás nada, mas nada de novo pq ele é m cenário. Acho que o que eu quero é bem definido:
Um conjunto de regras alternativo para d20 ou um sistema diferente que possa simular uma fantasia heróica diferenciada ou talvez só regras mais legais em algum sentindo, mas principalmenet que traduzam algo mais parecido com um jogo capa e espada. O problema é (e desculpe madruga se não fui claro) que eu não vou com a cara do feeling do DnD. Apesar de achar algumas regras interessantes. O que quero é um conjunto de regras diferenciado. Talvez eu vá comprar meu Iron Heroes já que ele é tão promissor, mas gente existe MESMO alguma alternativa para um jogo que simule grandes guerreiros, magos malignos, gatunos ferozes e tribos selvagens sem ter que apelar para o 3.0. Realmente espero ter sido claro...
Quero dizer eu gosto de DnD 4e, mas não curto a 3.0 e ela é maçante pela sua mecânica. Mas mesmo assim eu queria mais alternativas do que meu Boxset de Warhammer e o 4e que é legal pacas. Não quero criara nenhuma discussão profunda. Só quero sugetões.
shin_spiegel escreveu:Nossa!
Eu pensei que seria apredejado.
Voltando ao assunto,
O que me incomoda é empresas estarem tentando ganhar em cima de algo que não pertence a ela. A Wizards (e a Hasbro também) compraram a TSR, isso foi dinheiro gasto para poder dizer: "é Nosso", depois então tiveram um GRANDE trabalho para levantar o D&D e trazer um ar novo.
Deixou muita gente jogando por longos anos o D&D 3rd, e então abriu os braços para novas boas ideias com a licença aberta. Entretanto pessoas sem muitas boas intenções resolveram usar isso para um GRANDE benefício proprio. Além de trazer material de qualidade mediana e baixa, assim como o 4D&T e similares...
Sejamos francos, ela não abriu os braços para deixar o pessoal "comer" do "bolo" dela, e sim para chamar mais gente para jogar junto nessa mesma dança, para fazer aventuras, cenários, alterações basicas, mas ainda para usar os livros básicos. Pelo fato de terem comido demais do mesmo bolo, a Wizards não deixou claro o caminho da nova licença.
Então, minha visão a respeito do Pathfinder é essa.
Eles pegaram o bolo, e estão (da maneira que podem) tentando deixar parecido com a 4th edição. Para assim ganhar mais em cima do "bolo da wizards".
Então, para finalizar, acredito que agora teremos um momento que qual a Wizards irá resgatar suas forças (em cenários e assim vendendo livros) e o sistema será mais "equilibrado", graças a quantidade levemente menor de suplementos e um sistema mais coeso.
Ou seja, Pathfinder irá "criar" a sua lacuna, buscando um grupo de jogadores (que começaram a jogar com o D&D 3rd) para jogar "sua versão 3.75".
Novamente, me desculpem caso eu tenha ofendido. Mas é essa a impressão que tenho ao ver os "projetos" da Paizo, junto com os lançamentos "free" da mesma.
Você tem sua opinião eu tenho a minha. Concordo com muita coisa da qual vc diz, mas dizer que RPGs como M&M e True20 foram simplesmente ruins é falar com pelos na boca. Se o problema é mercado eu concordo contigo pq o objetivo do Pathfinder era ser um DnD 3.5 para depois que a 4e fosse lançada. Ele não é uma ponte ele é um jogo post mortem de uma empresa pequena.
Quanto ao Warhammer 3rd edition eu simplesmente amo esse jogo e acho-o muito bem produzido. Os conceitos são os mesmos, mas o sistema cenário e design me atraem. A questão é Warhammer não é sobre dungeoncrawl até pq dungeoncrawl em Warhammer pode ser mortal. Ele tem um sistema de ocupações interessantíssimo visto que podemos ser cocheiros, babeiros cirugiões ou camponeses e o jogo flui bem pq a progressão depende de como vc monta o seu personagem. Esse gênero de fantasia é comum e é uma fórmula. Enfim fica a dica para mim dos RPGs, mas não deixo de discordar de ti.
Aliás me perdoe, mas nunca ouvi falar sobre esse RPGs em nenhum lugar e olha que já joguei muita coisa na minha vida. Acho que o mercado deles é bem restrito para não serem inclusos na Amazon. Eu ainda pergunto se eles valem a grana ou se são RPgs que tem conceitos complicados e não são utilizáveis sem um planejamento de aventuras durante seis meses.
Enfim ao botar Warhammer na mesma arvore do DnD vc me pontou com um palito de ferro. Cuidado com essas declarações impetuosas. Nem sempre elas são verdade.