Madrüga escreveu:E vocês acham que ele funciona para medieval? Eu andei dando uma lida no fastplay, achei muito interessante (embora alguns pontos tenham parecido confusos na primeira impressão).
Madruga, Savage Worlds (SW) é genérico ( tipo GURPS), ele possue inúmeros cenários com sub-sistema voltado pra cada cenário deste. Por exemplo se você compra um cenário de SW de aventura espacial, tipo Star Wars/Jornada nas Estrelas, estes vem com regras de sub-sistema focado nos cenários em si.
SW possue cenários : Medieval/Sci-Fi/Futuristas/Moderno/Horror/Terror/Suspense/Piratas/Pulp/2ª e 3ª Guerras Mundias/ Etc... . Podem possuir tanto fantasia quanto algo mais realista (mas sem o realismo exagerado de GURPS).
Comparações de SW e D&D 3ª/4ª edição/Pathfinder:
D&D 3ª/4ª edição/Pathfinder são sistemas pesados e complexos e possuem trocentos livros mesmo na linhas básicas. D&D 3ª/Pathfinder são sistemas bem desequilibrados e criam classes que podem roubar a cena incentivando o individualismo, D&D 4ª edição é um sistema que é equilibrado e se foca em manter esse perfil, preza pelo cooperativismo entre os PJ´s. São sistemas bem heróicos.
SW possue um manual único, é um sistema de peso/regras medianas. SW ao meu vê vem preencher a lacuna deixada por D&D 3ª/4ª edição/Pathfinder e até mesmo GURPS. SW não é nem equilibrado de forma pasteurizada de D&D 4ª edição e nem loucamente desequilibrado quanto D&D 3ª edição/Pathfinder, SW mantém um meio-termo. SW pode ser ajustado pra algo mais heróico ou mais realista, mas não exagerado/simulacionista como GURPS faz com tanta regra.
Se em SW você que jogar medieval, você escolhe entre os diversos cenários medievais disponiveis de SW e com o manual básico de SW juntamente com o manual do cenário, você já começa a jogar ( somente dois livros), e não trocentos manuais de livro completo do guerreiro/mago/ e do caraio a quatro.
Mesmo somente com o manual básico de SW você adapta qualquer cenário de outros sistemas, e na net existem PDF free que convertem bestiários de D&D para SW.
Inicialmente a mecânica de combate de SW pode parecer confusa, porém é pura impressão, quando você começa a por a mão na massa e entende, a coisa é facilíma.
Eu jogo diversos sistemas como jogador e mestre, destaco que sou mestre de D&D 4ª edição também, gosto de D&D 4ª edição.
Meu sistema preferido somando prós e contras atualmente é Savage Worlds !!!.
A Retropunk games disponibiliza de forma oficial e autorizada uma versão Fast Play e traduzida para o português de Savage Worlds :
http://portal.retropunk.net/?q=node/207