Acredito que no final, quando se trata dos cenários, diretrizes são traduzidas em regras. AD&D, por exemplo, tinha uma regra de moral para ilustrar o que foi dito acima. SdA tb tem a moral dos exercitos. Pq? Simples, muitos, mas muitos mesmo, grupos de jogos jogam exatamente com o que estah escrito no livro em REGRAS, não em definições. Assim, não basta dizer que a cultura tal sofre de fobia de aranhas se uma regra não força os jogadores a rolarem testes ou fugirem quando veem uma.
Quem aqui iria interpretar a perda de humanidade ou morality de livre e espontanea vontade se não ouvesse uma regrinha ali dizendo quando vc perde os pontos? Poucos creio eu, talvez 1 ou 2.
Isso estah se refletindo cada vez mais nos cenários atuais, coisas que antes eram citadas e deixadas a cargo do grupo, hj fazem partes das regras oficiais, um exemplo eh o próprio nWoD que traduziu para regras muitas das peculariedades dos seres sobrenaturais. Se antes apenas era dito que seu raciocinio ficava nublado na forma de batalha dos garou, os uratha tem regrasclaras quanto ateh onde eles podem raciocinar.








jgsfoggia@hotmail.com






