Advogado de regras, percebe que, de acordo com suas próprias palavras, a única maneira de fazer as outras classes utilizarem algum elemento do livro é fazendo multiclasse com as classes publicadas. Ou seja, USANDO as classes?
Multiclasse de "One-or-Two Level Dip" é um dos elementos mais comuns na montagem de personagens combatentes, útil para obter talentos extras ( 1,2 ou 4 níveis de Guerreiro ), pontos de perícias extras/perícias extras para CdPs ( Ranger, Ladino e até mesmo Bárbaro ou Paladino ) ou habilidades ( Fúria, Evasão, Companheiro Animal, Divine Grace ) para certos builds. O mesmo se aplica para quem quer algumas manobras de combate e stances para seu combatente, pegando níveis de Crusader, Swordsage ou Warblade. Por que ao contrário do multiclasse com conjuradores, que usualmente é uma droga para combatentes, o multiclasse com Blade Caster assegura habilidades úteis, compatíveis com o modo de jogo de um combatente e que progridem com o tempo.
Agora, se você considera "pegar um ou dois níveis para algumas habilidades extras" como "USAR as classes", isso não vem ao caso, é uma questão pessoal. Eu considero que "usar uma classe" é ter ela como base para um certo personagem, e não ser um "extra útil".
E dois, que é provavelmente o assunto do tópico: concorda que esse NÃO É um livro pra quem quer fazer um personagem marcial?
Eu não vejo em um tom tão absoluto, isso vai de como alguém define "Marcial". Se alguém considera as classes "Marciais" da 4E como Marciais, não há motivo algum para não considerar ao menos o Warblade como uma classe marcial.
entre aqueles que gostam de ver guerreiros fazendo algo mais e xiitas antianime que só sabem reclamar sem descrever muito além de "LOL É RUIM".
Bem, eu me encaixo em qual grupo, já que eu detesto animes, acho a mecânica do Tome of Battle como relativamente elegante e bem planejada e tematicamente, eu não sou parte do público-alvo de tal livro?

"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.