Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 30 Mar 2010, 10:52

Na verdade não, existem milhões de cadeirantes, diabéticos, surdos genéticos, portadores de síndromes genéticas etc.

Isoladamente, cada uma dessas doenças não representa uma parcela tão grande da população assim.

Além do quê, a diabetes chegou a ser uma vantagem evolutiva, num dado momento pré-histórico, quando o açúcar estava em falta e a produção de insulina era desvantajosa.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Cyrano em 30 Mar 2010, 11:54

_Virtual_Adept_ escreveu:
Na verdade não, existem milhões de cadeirantes, diabéticos, surdos genéticos, portadores de síndromes genéticas etc.

Isoladamente, cada uma dessas doenças não representa uma parcela tão grande da população assim.

Além do quê, a diabetes chegou a ser uma vantagem evolutiva, num dado momento pré-histórico, quando o açúcar estava em falta e a produção de insulina era desvantajosa.

VA, acho que não tem muito nexo a ideia da diabetes como uma vantagem. Não sou médico nem atuo na área da saúde, mas a insulina atua diretamente no metabolismo do açúcar em nosso corpo: da fase de quebra do alimento à síntese da gordura para armazenamento.

Como uma pessoa diabética tem dificuldades na quebra dessas moléculas e, consequentemente, na obtenção de energia, acho que essa doença sempre foi uma desvantagem.

Editado: E, só no Brasil, cerca de 5% da população sofre de diabetes. Não é,d e fato, uma parcela tão grande, mas não chega a ser uma parcela desconsiderável também.
Cyrano

Mensagempor Falecido em 30 Mar 2010, 13:21

Reformulando:

Não sou contra a religiosidade como alguns devem ter interpretado.
O problema em meu ponto de vista é a instituição religiosa. Quando alguem tenta convender o outro a agir de tal forma, baseando-se em uma verdade pessoal (ora quem pode afirmar com certeza a real existencia de um ser criador) e na maioria das vezes a usa em proveito próprio, temos um ponto negativo na questão.

Hitler era cristão, Hitler foi batizado, era católico, nunca renunciou a catolicismo!
Contra fotos não há argumentos.
http://www.nobeliefs.com/nazis.htm
Agora é fato que sua visão do cristianismo era deturpada.
Assim como o stalinismo é uma visão deturpada da obra de Marx!
O argumento usado pelo colega acima " é impossível uma sociade sem religião ou religiosida" é (me desculpe) um tanto quanto vazio.
Me referi ao holocausto dos judeus (com Hitler e sua visão deturpada da fé cristã).
Bonfuur - 15 bardo/2 fighter/3 Rogue - Warchanter
Unbender - Level 20 warforged fighter THW dps RIP 'Unbender morreu! suas ultimas palavras foram: Oh no! The Sahuagin found me!'
Unbender 7 fighter 2 rogue (18 fighter 2 rogue) evasion tank!

'Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que por enquanto ainda não há terra em cima'
(Dercy Gonçalves)
Falecido

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Mar 2010, 13:34

Não é vazio... é pragmático. Infelizmente, dada a forma como funciona o cérebro humano, não é possível ter uma sociedade livre de algum tipo de superstição, religião ou similares. Não atualmente, pelo menos.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor planes em 30 Mar 2010, 14:54

Falecido escreveu:Não sou contra a religiosidade como alguns devem ter interpretado.
O problema em meu ponto de vista é a instituição religiosa. Quando alguem tenta convender o outro a agir de tal forma, baseando-se em uma verdade pessoal (ora quem pode afirmar com certeza a real existencia de um ser criador) e na maioria das vezes a usa em proveito próprio, temos um ponto negativo na questão.

A questão é que este argumento é uma falsa indução, portanto não é logicamente consistente.

Como já disse algumas mensagens atrás nenhuma análise coerente pode generalizar, você não pode tomar o todo por uma parte em uma espécie de atalho lógico. Mesmo considerando que estamos falando de fé (e portanto não é algo racional, por mais que seu cerebro possa ser reduzido a plasticidade e neurotransmissores, fé é sentimento) as organizações religiosas tem objetivos específicos e usam uma razão administrativa para alcança-los (há uma hierarquia bem definida, com obrigações e até mesmo remunerações).

Sendo assim você tem que avaliar o valor de cada burocracia individualmente, haverá casos de corrupção como em qualquer outra área, mas é uma critica a ser feita a organização especifica e não ao fato de que pessoas se organizam ao redor do tema. Inclusive podemos discutir usando as ferramentas de análise da administração, desde que sejam devidamente adaptadas (uma Igreja pode implementar o 5s em sua organização, por exemplo, assim como podemos ter casos onde a estrutura está tão engessada que podem torcer o nariz para estas "modernidades", algo que não é novidade para alguém que já trabalhou alguma vez com TQC).

Hitler era cristão, Hitler foi batizado, era católico, nunca renunciou a catolicismo!
Agora é fato que sua visão do cristianismo era deturpada.

Mas aqui caimos em contradição. Catolicismo não é rótulo, é uma crença que envolve alguns parametros de comportamento e filosofia de vida. Se alguém deturpa esta crença ele, de fato, não acredita nela.

Mero jogo de palavras não pode expressar o que é religião, Hitler nunca foi um cristão de fato, apenas de nome.

O argumento usado pelo colega acima " é impossível uma sociade sem religião ou religiosida" é (me desculpe) um tanto quanto vazio.
Me referi ao holocausto dos judeus (com Hitler e sua visão deturpada da fé cristã).

Não é vazio, é duramente realista.

Aqui entramos na questão de consensus gentium (por mais que fuja ao pensamento racional é algo que permeia o bom senso e cresceu com a humanidade). Não podemos sequer argumentar os efeitos da falta de crença se esta é uma característica instintiva do ser humano, se ela está presente em povos completamente diferentes e que nunca tiveram contato para podemos conversar sobre contaminação cultural.

Diria até mais, na minha opinião pessoal, dada a proporção que aparece em que aparece é mais coerente um estudo que parta da idéia de que é algo necessário na psique social que o contrário (isso usando minha curta experiencia com pesquisa cientifica na area biológica/exatas).
Imagem
planes

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Mar 2010, 14:58

Pérolas dos comentários sobre o LHC, cortesia da notícia do Terra linkada pela Lina no tópico ao lado:

Nunca a biblia caira, a mais de 2 mil anos a biblia está aí, sendo discutida e tiradas lições até para os dias atuais.. e a ciencia??? sempre tem q renovar, nunca o q tah certo hj, estara certo amanha... ao contrario da biblia, esteve certa, esta certa, e sempre estara...

O Big Bang está descrito na Bíblia quando Deus disse 'Haja luz'. A partir daí tudo si criou. Havia messa época seis partículas fundamentais que compunha o núcleo atômico. As chamadas partículas quarks. Com o esfriamento do universo quatro delas se transformaram, passando a existir apenas as partículas UP e DOWN. Tudo que se vê é composto desta partículas. Seus olhos, cabelos, carro, caneta, mesa, etc... Aqui existe um segredo maravilhoso, que não está escrito em livro algum. Os cientistas despresam, mas se observassem a Bíblia, seus estudos avançariam ainda mais. Abraços.

Eu duvido eles criarem outra planta igual a maconha só que sem cheiro !!

ai esses cientista vão ganhar dinheiro

pra vcs que não acreditam em Deus, tudo isso já estava previsto quando Jesus falou que no fim da humanidade mts não acreditarão nele e nem nos milagres que ele fez,Jesus já sabia de tudo isso e deixou escrito na biblia, como posso não acreditar? se ele já sabia de tudo isso?

Nunca a religião verdadeira assassinou qualquer pessoa

É facil se utilizar de palavras dificeis para se confundir uma pessoa (só poucas entederiam),
mas explicar uma coisa complexa utilizando vocabulario simples, isto é sabedoria pura! Se eu disser diáfano poucos sabem, mas transparente fica mais facil. Pois assim é a explicação de Deus para os homens (de boa vontade). Já nossos amigos cientistas tentam mais confundir que explanar. Acredito na ressureição e não na encarnação e não debato doutrinas religiosas apenas tenho fé em Deus...

pq não pegam essa fortuna gasta a toa e não investem em pesquisa para se descobrir a cur a da aids e do cancer ao ives de ficarem jogando dinheiro fora!!!

O FIM ESTÁ PROXIMO!

O TERCEIRO ANTI CRISTO JÁ ESTÁ ENTRE NÓS!

É A DILMA!

Bazinga!
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Iuri em 30 Mar 2010, 15:14

Falecido escreveu:Me referi ao holocausto dos judeus (com Hitler e sua visão deturpada da fé cristã).

E desde quando o cristianismo foi usado como justificativa para o holocausto? Se estivesse falando de algo mais estilo cruzadas tudo bem, mas os motivos que levaram ao holocausto não tinha nada a ver com religião (pelo que eu sei né)

O Big Bang está descrito na Bíblia quando Deus disse 'Haja luz'. A partir daí tudo si criou. Havia messa época seis partículas fundamentais que compunha o núcleo atômico. As chamadas partículas quarks. Com o esfriamento do universo quatro delas se transformaram, passando a existir apenas as partículas UP e DOWN. Tudo que se vê é composto desta partículas. Seus olhos, cabelos, carro, caneta, mesa, etc... Aqui existe um segredo maravilhoso, que não está escrito em livro algum. Os cientistas despresam, mas se observassem a Bíblia, seus estudos avançariam ainda mais. Abraços.

Uai, tirando que o cara ta guardando segredo sobre o tal "segredo maravilhoso", a parte ridicula de que os estudos avançariam se a biblia fosse estudada :rolando: :rolando: :rolando: , que os quatro tipo de quark "se transformaram" e que existia núcleo atômico antes disso o resto ta quase (um quase beeeem longe) coerente. :b
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Lina em 30 Mar 2010, 15:21

Eltor Macnol escreveu:Nunca a religião verdadeira assassinou qualquer pessoa

Facepalm.
Everyone goes gay for Griffith.

Em breve você aqui: porraspell.tumblr.com
Lina

Mensagempor Falecido em 30 Mar 2010, 15:48

Qual é a religião verdadeira?
O que é o verdadeiro cristianismo?
A biblia é um livro tão incoeerente e contraditório que se pode fazer diversas interpretações dela.

PS. Peço encarecidamente que ninguem leve minhas opiniões para o lado pessoal!
Bonfuur - 15 bardo/2 fighter/3 Rogue - Warchanter
Unbender - Level 20 warforged fighter THW dps RIP 'Unbender morreu! suas ultimas palavras foram: Oh no! The Sahuagin found me!'
Unbender 7 fighter 2 rogue (18 fighter 2 rogue) evasion tank!

'Por maior que seja o buraco em que você se encontra, pense que por enquanto ainda não há terra em cima'
(Dercy Gonçalves)
Falecido

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Mar 2010, 16:04

Não se preocupe, Falecido. Todos sabemos que essa é a internet, só. A maioria não é bobo de ficar tomando mágoas por causa de posts.

Quanto a essa citação do Eltor/Lina, veio do tópico "Coisas que você não veria sem internet".

Mas voltando ao assunto, qualquer coisa quando levada à extremos se torna vil. Lembro-me de ter lido que um sociólogo americano, ao ler que Hitler tinha instituído castração obrigatória aos indigentes, teceu o comentário "Infelizmente, a Alemanha está a nossa frente em questões sociais." Aliás, o próprio Hitler foi capa da Times se não me egano três vezes. Ninguém levou a sério o nazismo até ser tarde demais. A revitalização que Hitler fez na Alemanha fez com que negócios lucrativos surgissem, e o anti-semitismo já era um preconceito enraizado no povo ocidental há milênios. O lado religioso do Hitler era só algo normal do que se esperaria de um político europeu da época. Até no livro o poderoso chefão fala isso: "Se os outros políticos tivessem parado Hitler quando era tempo, nada teria acontecido."

O problema não é o fanatismo religioso, o credo que a razão pura e simples é perfeita ou o não ligar para nada disso. O problema são os interesses dos poderosos... é um xadrez da vida real.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor planes em 30 Mar 2010, 17:19

Falecido escreveu:Qual é a religião verdadeira?
O que é o verdadeiro cristianismo?
A biblia é um livro tão incoeerente e contraditório que se pode fazer diversas interpretações dela.

Os dogmas são bem distintos, por mais que levemos as questões culturais em conta (assim como questões interpretativas, muitas das incoerencia e contradições partem de falta de reflexão, inclusive de contexto histórico que não é algo subjetivo).

Mas não precisa ir muito longe para ver que Hitler em nada tinha a ver com cristianismo, pelo contrário, ele é visto por vários circulos diferentes como a antítese disso (se fosse usar a falsa indução eu deveria atacar o falso cristão e não o cristão verdadeiro, mas Hitler não é exemplo de comportamento padrão).

Anti-semitismo (ou qualquer conflito étnico, religioso ou até mesmo clubistico) também é uma constante nas culturas humanas (e é ciclico, boa parte dos perseguidos já perseguiram algum dia). Some isso ao fato de que a perseguição tem uma vantagem estratégica clara (cria um inimigo comum, gera recursos a curto prazo, etc...) e vemos que o que Hitler fez é absurdo, mas infelizmente, não é algo novo para a humanidade. Não precisa de religião para isso a não ser para criar uma desculpa.
Imagem
planes

Mensagempor 3libras em 30 Mar 2010, 18:06

_Virtual_Adept_ escreveu:

6% da população mundial é diabética, 12% da população brasileira e esse número aumenta a cada ano. provavelmente uma proporção maior que a de homossexuais.

Atenha-se por favor ao meu argumento: o fato de determinada caracterísitca existir não evidencia uma vantagem evolutiva dela. é tudo bem mais complexo.
3libras
Coordenador da seção Outros Sistemas

Mensagempor Ronassic em 30 Mar 2010, 18:32

GoldGreatWyrm escreveu:Não se preocupe, Falecido. Todos sabemos que essa é a internet, só. A maioria não é bobo de ficar tomando mágoas por causa de posts.

Quanto a essa citação do Eltor/Lina, veio do tópico "Coisas que você não veria sem internet".

Mas voltando ao assunto, qualquer coisa quando levada à extremos se torna vil. Lembro-me de ter lido que um sociólogo americano, ao ler que Hitler tinha instituído castração obrigatória aos indigentes, teceu o comentário "Infelizmente, a Alemanha está a nossa frente em questões sociais." Aliás, o próprio Hitler foi capa da Times se não me egano três vezes. Ninguém levou a sério o nazismo até ser tarde demais. A revitalização que Hitler fez na Alemanha fez com que negócios lucrativos surgissem, e o anti-semitismo já era um preconceito enraizado no povo ocidental há milênios. O lado religioso do Hitler era só algo normal do que se esperaria de um político europeu da época. Até no livro o poderoso chefão fala isso: "Se os outros políticos tivessem parado Hitler quando era tempo, nada teria acontecido."

O problema não é o fanatismo religioso, o credo que a razão pura e simples é perfeita ou o não ligar para nada disso. O problema são os interesses dos poderosos... é um xadrez da vida real.

Muito bem dito Dragão de Ouro Grande Ancião!

Qualquer coisa em exagero é vil, inclusive a incredulidade, não acreditar em absolutamente nada ao meu ver, e veja bem, ao meu ver, não é benéfico, isso só faz a gente pensar que nada do que fizermos terá efeito nenhum, pois todos iremos morrer e tudo terá sido em vão, sem sentido e sem propósito.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

Mensagempor Eltor Macnol em 30 Mar 2010, 18:50

Presumindo que por "Não acreditar em absolutamente nada" esse 'nada' se refira a divindades e similares, não vejo por quê pensar que isso resulta em niilismo. Propósitos e significados somos nós que atribuímos às coisas, a inexistência de deuses não interfere (ou não deveria interferir) nisso.

Você sentiria que amar uma mulher é algo sem propósito, já que mais cedo ou mais tarde um dos dois vai morrer? Ou que não tem sentido cozinhar um jantar especial, porque em poucos dias ele vai ter sido digerido e não passará de uma lembrança?

Eu creio que você entende como eu extrapolo esse raciocínio para a minha vida, e não sinto ela nem um pouco vazia por não acreditar que há "alguém lá em cima" observando tudo.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Elven Paladin em 30 Mar 2010, 20:01

Não sou contra a religiosidade como alguns devem ter interpretado.

Nem mesmo instituições religiosas são um problema por si só, não mais do que qualquer instituição é problemática por sua própria natureza. E é praticamente inevitável a formação de instituições e hierarquias, levando em conta quase toda história política da humanidade.

E em que motivo isso contraria a minha resposta? Ainda mais depois de colocação de que a visão cristã de Hitler era deturpada ( compare com o começo da minha resposta: "E também eu acho muito difícil ver Hitler como um Cristão, ao menos um convencional").

O Holocausto não foi feito por Hitler, e sim pelo Partido Nazista, que era incrivelmente variado em crenças religiosas e não religiosos, tende desde Ateus Cientificistas e advogados do Movimento Eugenista, Místicos Arianistas, Católicos e Protestantes "Positivos" ( que tentavam extirpar elementos Judaicos de suas religiões,) e os Adventistas ( que estavam ao lado dos Nazis antes mesmo de sua ascensão ao poder e foram entusiastas deles ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic