por Cavaleiro em 28 Abr 2010, 03:00
Opa, mais um tocador de bandolim a caminho, heim Fonefax? ^^
Conforme o Arthur postou, eu tenho um bardo lvl 20 (15 bard/3 rogue/2 fighter), o Canivete. Na minha opinião, o mais importante para se fazer um bom bardo é responder às perguntas do post do Arthur. Somente sabendo bem o que vc espera do toon ele saíra bem feito (e, mais importante, divertido para você jogar). É verdade que bardo é uma das classes com mais variações de build, mas também é uma das mais fáceis de se "meter os pés pelas mãos" e errar feio ao construir. Vou comentar mais sobre a variedade warchanter, pois minha barda spellsinger ainda tá no lvl 8, logo não tenho ainda experiência suficiente com a build.
Bom, no meu caso eu resolvi que queria uma build melee, mas que não se esquecesse das origens (não adianta um bardo que bate mas não buffa nada, né?), com todas as bard songs, com EVASION, e se possível, com rogue skills. O DPS do próprio bardo pra mim tbem era mto importante (tem gente que liga menos pra isso, mais uma das escolhas de bard, hehehe). Pesquisei então no forum algumas builds (sempre úteis esses links do Arthur^^), e ae começaram os dilemas...
Primeiro Dilema: Raça. Inicialmente, era Humano ou Anão. Confesso que halfling nem passava pela minha cabeça, mas ainda bem que li cada thread da seção de bard no forum. Conforme eu disse antes, minhas prioridades eram buffs o mais perto possível do max e dps respeitável. O halfling foi ideal (reitero, ideal pra MIM) pelos seguintes motivos:
- Halfling Cunning e Halfling Guile: bom bonus de acerto e dano, fazem uma diferença enorme no DPS. Bards precisam de vários atributos, logo é mto difícil começar com força no máximo. Graças a esses excelentes enhancemts, o halfling sai na frente das outras raças em termos de dano, mesmo o baixinho tendo penalidade racial pra força.
- Bonus em Saving Throws: eu queria tirar o máximo de proveito de evasion, e esses bonus raciais mais os enhancemts relacionados ajudam muito. Como tenho rogue skills, muitas vezes tenho que passar pela trap pra chegar à caixa do outro lado. Além disso, acho que um alto reflex é essencial para um melee que não tem tanto hp quanto um bárbaro ou fighter (grande parte dos danos dos bosses vem de magias de área que eles usam, e quanto a isso não há nada que o main tank possa fazer).
- Halfling Hero's Companion: Esse é espetacular, toda vez que uso numa Raid, ganho um novo amigo na friends list, e uma série de invites pra futuras runs^^. Tem tudo a ver com bardo: dá a um amigo +5 de danos, +5 em saves, +4 de acerto e +3 em AC, e acumulam com TUDO. Bardo é antes de tudo um buffador, e não há enhancement racial mais "bárdico" que esse. Dura apenas um minuto, mas tem 5 usos e dá pra renovar logo que acaba (serve também pra dar uma "moral" pra algum amigo que esteja achando a própria build fraca, chutando pedra pelo chão..., hehehe). Reservado quase sempre pra boss fight, faz toda a diferença (os filhotinhos da HoX que o digam^^).
- Danças ownantes do Halfling: Oras, é um motivo também, não é?
Resumidamente sobre o que eu achei das outras raças: - Humano tem um feat extra (eu colocaria Oversized Two-Weapon Fighting), e se sai melhor nas rogue skills (bonus skill point por lvl e tem human versatility). Ambos muito bons mas não eram minha prioridade. - Anão tem mais enhancements de toughness (teria uns 30 hp a mais caso escolhesse as mesmas classes), enhancements contra magias (sou mais os bonus saves do halfling) e pode usar Dwarven Axes, com bonus ainda, tornando-os comparáveis à "roubada" khopesh, sendo bem mais baratos. Mas eu já tinha muitas khopeshs boas no Cavaleiro, então isso pra mim nem foi considerado. Em termos de dps apenas, os enhancements do halfling causam mais dano, e foi isso o que mais levei em conta. - Drow: muitos optam pelo drow, mas não gosto dele pra warchanter. Pra spellsinger ele é top, mas acho que pra warchanter os bonus de carisma e de int são desperdiçados, e não compensam a perda em Con (pra mim, melee tem que ser mais "casca grossa"). Além disso rapier também é cara e gasta-se muitos APs pra deixá-la viável.
Segundo Dilema: distribuição das classes. Em minhas pesquisas, aprendi que os mais viáveis para warchanter eram 20; 15/3/2; 16/2/2 e 14/4/2. A grande dúvida foi entre 15/3/2 e 16/2/2, já que queria evasion (a 20 pure não tem) e todas as bard songs (a 14/4/2 não tem). Essa eu custei mesmo pra decidir, foi osso. Porém, voltando àquelas perguntas sobre o que esperar do toon, eu optei pela 15/3/2. Motivos:
- Eu queria um char que aumentasse ao máximo possível o dps da party. O terceiro lvl de rogue acrescenta 1d6 no sneak attack, além de liberar mais enhancemts. Pode não parecer, mas faz muita diferença no dps (a grande maioria do inimigos não tem fortification). A grande vantagem de pegar 16 de bardo seria a magia Otto's Irrestible Dance. Eu pensei: "nossa, contra essa magia não tem tem saving throw, vai ownar no Epic". Mas, infelizmente, percebi 2 problemas: O SP de warchanter não é tanto qto de spellsinger, quase todo o mana vai fácil pra manter o grupo buffado ao longo da quest, poupando os outros casters de alguns buffs. E, pior, de fato a Otto's Dance não tem saving throw, mas pra funfar ela tem que atravessar a spell resistence do mob, e é aí que a coisa fica feia. Além de não ter full caster lvl como bard, a build tem baixo carisma inicial, soh o nécessário mesmo pra usar as magias (situação parecida com a wisdom nos pallas). Acho realmente mto difícil conseguir spell penetration suficiente pra por o mob pra dançar com essa build. Para deixar a magia ao menos "razoável", eu teria que mudar muito a build. Então optei por rogue 3, deixando o crowd control para as builds otimizadas pra isso. Finalmente, a song do warchanter pure (20 bard) dá +1 extra de bonus. Contudo, esse +1 não se compara com o aumento de DPS do próprio bardo graças aos níveis de fighter e de rogue (e bater junto é muito mais legal que só buffar e ficar chupando dedo).
- Experiências pessoais com a build:
Olha, posso garantir uma coisa: warchanter é muito divertido de se upar e jogar, independente da build q vc escolha. É bem vindo em qualquer party, vc faz muitos amigos. Tem uma capacidade absurda de solo (boa mesmo, o povo fala muito de paladino pra solo, mas eu upei os 2, e o warchanter ganha disparado). Ele é daquelas builds "faz-tudo", mas ele faz bem feito. O DPS ficou MUITO além do que eu esperava, em muitas partys eu chegava a liderar nos kills (tá certo que tinha uns caras com umas builds "tortas"...). As rogue skills funfam na maioria das quests até Elite (mas ae soh com full buffs e shroud/DT itens), e raramente me deixam na mão (em Epic, contudo, nem pensar). Mesmo não sendo Dwarf, o baixinho tem alta sobrevivência. Meu hp é comparável com builds melee de monks e exploiters, eu consigo ir com os caras bater nos bosses numa boa. Se você prioriza diversão, não vai se arrepender.
Só pra ficar claro, esse post é baseado em minhas pesquisas em foruns e experiência pessoal com a build. Eu realmente upei o char, então não é apenas conhecimento teórico.
O objetivo não foi mostrar que esta build é a melhor, e sim que ela é a melhor PARA MIM. Quis mostrar o porque de minhas escolhas, e as impressões que EU tive de bard. O legal é fazer o seu, responder às perguntas lá do Arthur e fazer um char massa. Descubra o que vc espera do personagem, isso vai facilitar suas escolhas. E se houver algo mais que eu possa ajudar, soh me procurar in-game (detalhes sobre atributos, escolhas de magias e tal. Eu preferi não falar nada pra não influenciar suas decisões).
Um abração a todos, e desculpem pelo post gigante (me empolguei, mas só pq gosto demais desse meu bardo, hehehe).