Antes de tudo, esse é o site do programa. O site é o RPTools, que tem o MapTool e outras ferramentas para auxiliar o RPG online das quais falarei um pouco mais tarde.
Vou dividir em partes, desde o download até a utilização do programa de fato.
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Editado: O MapTool é escrito em Java, você vai precisar ter ele para rodar o programa. Aconselho mante-lo sempre atualizado para evitar problemas. O Java é gratuito e pode ser baixado diretamente do site dos criadores.
1.1 FAZENDO O DOWNLOAD E EXECUTANDO
O site é bem intuitivo, mas vou explicando com imagens para ninguém poder ficar sem testar a ferramenta.
Entre no site no link acima e clique no botão de download conforme indicado pela seta.
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Quando a página de downloads abrir, você vai se deparar com vários programas, por enquanto, só vai querer clicar no MapTool. Ao clicar, todas as diferentes versões aparecerão, a primeira sendo a mais nova e a última sendo a mais antiga. É aconselhável baixar a mais nova (que quando essa screenshot foi tirada era a 1.3.b63), mas não tem problema usar modelos mais antigos conforme sua mesa preferir. Esse tutorial, entretando, é compatível com a versão 1.3.b63 em diante.
Clique no link com a versão que você quer baixar (em torno de 15 megas) e quando o download acabar, você vai ver um arquivo compactado. Essa é uma das qualidades do programa, ele não instala nada no seu computador. Tudo que ele usa está dentro da pasta de arquivos que surge após o download inicial ser descompactado.
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Quando você abrir a pasta, essa será sua visão:
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Clique no ícone da imagem abaixo, o resto não tem importância por hora.
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A janela a seguir refere-se a algumas configurações básicas do programa, ela pergunta quanto do potencial do seu computador será usado pelo MapTool. A configuração exibida na imagem já é suficiente para qualquer partida normal. Clique em "OK" e veja o programa iniciar.
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1.2 CONECTANDO-SE
O programa abre numa janela que ocupa toda a tela, mas não é Full Screen e pode ser remodelada para ficar de tamanhos menores se necessário. Além disso, da pra usar o navegador de internet, falar no MSN e ver texto no Word ao mesmo tempo normalmente. Ele não é pesado e não vai deixar a máquina nem a conecção lerdas.
Abaixo, a imagem vista ao se iniciar o programa. As janelas podem variar de usuário para usuário, mas no geral você sempre vai ter o mapa ao fundo (que sempre abre no "Grass" natural para todos) e o Chat. No meu caso, vocês podem ver que eu deixo os Macros abertos e o Impersonate (ambos a serem explicados no futuro).
Para conectar-se, você vai querer clicar em File lá em cima e depois em Connect to Server.
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A janela que abre possui algumas propriedades importantes. A primeira linha é refere-se ao Username. O que você digitar ai será seu nome e aparecerá no chat antes de tudo que você falar. É bom por o nome do seu personagem (no meu caso, Aravar) e, caso você seja o mestre, algo que indique isso, como Mestre, DM, GM ou variações. Password e Role são propriedades interligadas, no segundo você escolhe seu lugar no jogo (Player ou GM) e, caso essa função tenha uma senha (determinada por quem criou o server), você precisará digita-la para conseguir acessar o jogo.
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Pule para a aba de nome Direct. Você vai precisar saber qual IP do seu mestre e por em Adress para conectar-se diretamente. Port não é uma função tão importante, mas ela tem que ser igual para todos (no caso, é a 51234, padrão para o MapTool).
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Clique em OK e espera enquanto o jogo conecta e baixa os mapas sendo usados. Lembre-se que caso você possua um Firewall, é preciso abrir uma exceção para o MapTool para que ele possa funcionar corretamente. Se continuar não conectando, poste nesse tópico, mande-me uma MP ou visite o Forum do RPTools.net, os caras lá são bem prestativos.
1.3 INICIANDO O SERVIDOR COMO MESTRE
Criar um servidor como mestre é um pouco mais complicado, justamente porque você precisa habilitar ou não algumas características importantes logo de início.
Primeiramente, clique em File, lá em cima (assim como para se conectar a um servidor), e depois em Start Server.
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Aparecerá a janela da imagem abaixo e nela você precisa ficar atento a alguns pontos.
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▪ Username refere-se, novamente, ao seu nome dentro do jogo. Do lado de Username, você pode ver que há a possibilidade de criar um server e ser tanto GM quanto Player. Isso é bastante útil, pois se seu mestre estiver com problemas para criar um jogo, você pode iniciar o server como Player e seu mestre, ao conectar-se, escolherá a função de GM, de modo que você não vai ter acesso a todas as propriedades do GM (como ver todo o mapa) e ele sim.
▪ GM Password e Player Password são exatamente o que parecem. Se você quiser estipular uma senha, para que um paraquedista desavisado não caia no meio da partida, é só digitar ela nesse espaço e ela passará a ser necessária no momento da conecção. Ou se você não confia nos seus jogadores e acha que ele vão entrar como GM, ponha uma senha para esse mesmo campo e corte o problema logo de início.
Em Options, você vai querer marcar as caixinhas como na figura.
▪ Strict token ownership refere-se à possibilidade de seus jogadores controlarem os tokens de outros jogadores ou somente os seus. Para evitar o caos, marque essa opção e cada jogador só poderá controlar seu próprio token, enquanto você como mestre pode controlar todos.
▪ Players can reveal vision é uma opção relacionado ao Fog of War, ferramente que será mais discutida em breve. Marque essa opção e seus jogadores poderão andar pelo mapa com seus tokens enquanto o caminho à frente deles é revelado conforme disponibilidade de luz e campo de visão.
▪ Use Individual Views remete, novamente, ao Fog of War. Cada jogador terá sua própria visão do mapa conforme suas características (visão no escuro, na penumbra ou visão normal) e sua proximidade à luz. É algo que traz um sentimento bem realístico se comparado às limitações de uma mesa virtual.
▪ Restricted Player Impersonation impede que seus jogadores saiam falando como os outros jogadores ou NPCs da mesa. É bom marcar caso seus jogadores sejam um pouco agitados demais.
▪ As duas últimas opções não são realmente importantes e referem-se a comandos mais avançados, deixa-las desmarcadas não trará grandes diferenças à sua experiência de jogo.
Bem, é isso. Configure o jogo conforme sua vontade seguindo as dicas acima e clique em OK. O server terá se inciado e seus jogadores estarão prontos para se conectar. Caso você não consiga iniciar o server, procure saber se seu firewall está desabilitado ou se a porta a ser utilizada pelo programa está liberada.