Smaug escreveu: Então vc eh contra charges do presidente Lula? Ou de qualquer outra pessoa?
Que argumento fraco, hein? Pra começar, o presidente Lula não é símbolo sagrado de religião nenhuma [espaço em branco pra piada com PT e petistas], muito menos de alguma que considere ofensa sua representação pictórica. (eu sei que a mãe de ninguém é, mas ofender a mãe é a analogia mais próxima que posso fazer do quão ofensivo para algumas pessoas pode ser mexer com o sagrado) E segundo, eu não preciso ser contra o ato de chargear alguém (e eu não, sou. Na verdade, eu costumo gostar muito de charges e caricaturas) pra entender porque pode ser considerado ofensivo.
Smaug escreveu: Ou vc eh a favor de que temos que seguir todas as leis de todas as religiões e crenças apenas pq pessoas vão se sentir ofendidas se não fizermos?
Velho, isso é tão absurdo e tão sem ligação com o que eu disse que eu nem deveria responder. Mas vamos lá, começar pelo absurdo também, só pra ficar claro. Digamos que eu seja contra o uso do véu. Existe uma distância enorme entre virar para uma mulher muçulmana, dizer que é um símbolo de uma cultura machista, patriarcal e opressora da mulher, e pedir que ela considerasse deixar de usá-lo; e arrancar dela quando ela estiver andando desprevinida no meio da rua.
Agora com um exemplo mais real. Vamos supor que você tenha tido uma ideia pra uma charge muito boa: desenhar Maomé com uma bomba escondida no turbante. Você considera que é realmente uma boa ideia e uma boa charge, super-tudo-a-ver com o momento atual. Você desenha e publica sua charge. E você tem todo o direito, a lei garante sua liberdade de expressão, e até eu, quando estou de bom humor, sou a favor dela. Só que você tem que ter em mente que você vai ofender fiéis de todo um credo, gente que vai ficar brava, como todo o direito de ficar brava (sério, por que você publicou isso? nem era uma boa ideia.). Tem gente que vai ficar brava porque você pintou o símbolo proibido da religião deles, e tem gente que vai ficar brava porque você linkou toda a religião à violência de alguns membros. E todos eles estão no direito de ficar putos com você, se você tem coragem pra provocar, tem que ter peito pra aguentar a reclamação. Isso de ficar desenhando todo ano não é aguentar, é ficar esperneando no chão do shopping. E ignorar que o segundo grupo tem um motivo justíssimo pra reclamar. Porque é isso que tá acontecendo, a galera ignora o motivo mais justo do ódio e se foca no primeiro. E pra quê? Pra nada, ninguém vai ganhar porra nenhuma com o direito de desenhar Maomé sem ninguém ficar bravo.
E tem uma parte dos fiéis desse credo (como fiéis de todos os credos, e até os sem-credo) que tem acesso a armas e a bombas. Se eles te pegaram, é crime pra caralho, mas bem feito, quem mandou ofender sistematicamente o credo alheio por um motivo tão tosco?