Primeiro de tudo, uma coisa aqui.
Estou completamente decepcionado com a atitude dos 4 cidadãos restantes (Youkai, Tetris, Frost e Joshua). É simplesmente um absurdo deixarem o último dia morto desse jeito. A cidade inteira dependendo de vocês 4 fazerem alguma coisa para ganhar o jogo, e vocês simplesmente largam tudo esperando que alguém venha com a informação de ouro para vocês lincharem. O Tetris ainda tem a desculpa do RPGCon, mas ainda assim logou e não fez nada.
E eu fico pensando que todos os outros cidadãos que morreram dependendo de vocês para ganhar o jogo e o que vocês fazem? nada. Absolutamente nada. Não tem informação noturna? Acho que o fulano é mafioso e meu voto é dele. Pronto, não precisa nem argumentar, só não desistirem dessa maneira como amadores. Vocês já jogam máfias há anos, sabem muito bem como o jogo funciona e parece que não evoluem, ou não fazem questão de evoluir.
Frost e Tetris, inclusive, já narraram máfias. Gostaria que isso ocorresse na máfia de vocês? Não né. Óbvio que não. Por isso, não façam na máfia dos outros.
Vocês não sabem tomar as rédeas de uma situação? Vão ficar eternamente dependente dos outros? Vocês eram a cidade no fim do jogo, tinham que atacar de qualquer jeito, não importa se com ou sem ação noturna.
Para vocês terem uma idéia do absurdo, o Madrüga comentou comigo dele postar uma observação noturna falsa no Tetris para movimentar o dia. Imagine,
a máfia querendo movimentar o dia.
Eu espero realmente que vocês reflitam sobre essa atitude e que não façam isso nos próximos jogos. E o pessoal que morreu, que já tenha consciência de caso ocorra com vocês, não repetirem esse erro.
---------------------------------------------------
Quero agradecer meus colegas mafiosos. Lina, Bruno, Madrüga e Darklady, a nossa vampira e última entrar no nosso clubinho.

------------------------------------------------
Sobre mecânica e a máfia em si:
Assumar fez umas das máfias máis equilibradas que joguei. Tanto a máfia como a cidade tinham um equilíbrio muito bom. Bons poderes, bons cenários e uma narração muito boa.
Minhas considerações são só duas em termos mecânicos: uma é o role de usurpador e outra é o taxi driver.
Eu recomendo a todos os futuros narradores que evitem roles de traidor, usurpador, maçom-máfia, maçom-culto, ou qualquer outro poder que faça com que aqueles que conversam fora do tópico não confiem entre si. O role de usurpador me deixou muito incomodado, porque teoricamente eu não "ganhei", mas pelo que o role exige, eu praticamente teria que explodir a máfia por dentro. Se quando o Bruno fosse pressionado eu chegasse pressionando para ele ser linchado, a máfia (que teoricamente eu pertenço) iria ruir. Porque daí, a Lina, o Madruga e a Darklady ou teriam que confiar em mim, sendo que eu já tive que "prejudicá-los", ou iriam me ignorar e seguir para o lado do Bruno. É um role meio "anti-ético" visto que se eu forçasse a barra, eu explodiria a máfia por dentro e seguramente a cidade venceria.
Minha opção foi simplesmente "deixar rolar". Se o Bruno fosse linchado, tudo bem. Se eu fosse antes, paciência. Então, eu teoricamente defendi a "camisa da máfia" ao invés de defender a minha própria para eu ganhar tendo que linchar o Bruno. Tanto é que para isso, aí eu teria que puxar todo mundo do meu lado e a máfia esfacelaria.
Roles onde você "conversa fora do tópico" você precisa ter uma confiança 100% naquele que você está interagindo. Se ficarmos de paranóia um com o outro, a facção explode por isso. Então, evitem traidores, usurpadores, maçom-máfia, maçom-culto e qualquer role onde você tenha duas facções distintas interagindo.
Quanto ao táxi driver, ele é um role muito bom e pode faze rparte das regras, mas precisa ser nerfado. Explico: do jeito que funcionava, o táxi driver era praticamente um "super cop" onde uma mafiosa e o SK caíram dessa maneira. Dois personagens trocando poderes faz com que a autora da ação esteja inocentada, o mafioso descoberto e o outro alvo inocentado. Três alvos descobertos ou inocentados.
Minha sugestão: apenas não conte para os envolvidos que eles "mudaram a ação". Logo, você aplica os poderes trocados mas sem avisar ninguém que ele "matou ao invés de investigar". Daí se o alvo aparece morto, ele apenas pode desconfiar que teve o poder trocado, mas jamais vai ter garantia sobre isso. Aí o taxi driver fica mais equilibrado.
---------------------------------------------------------------
Quanto ao jogo:
Eu quase boto tudo a perder no dia que fui linchado

. Para mim, era eu,o Madrüga e o Frost que tínhamos o voto duplo, somando o meu, o do Madruga, Bruno e Darklady, lincharíamos a cidade e ninguém nos lincharia. Pelos nossos cálculos, dava 5,5 votos para a cidade contra 6 da máfia. Daí votei no MVerde.
Mas os deuses mafiosos estavam do nosso lado.
Por muita sorte o Bruno e a Darklady não seguiram o que tínhamos combinado porque o Madruga estava offline. Porque depois, o Madruga contou que não tinha o voto duplo.

Foi um ótimo jogo, parabéns mesmo. Inscrevam-se na Máfia Ravenloft que vem logo a seguir

.