Mensalidade em Universidades Públicas?

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Iuri em 02 Jul 2010, 19:22

Fëanor escreveu:
But now we have cotas.

Cotas é para os negros, existem brancos pobres.

Cotas polêmicas são para negros. Atualmente (desde 2008) as federais precisam oferecer 15% das vagas de cada curso para alunos negros, e 15% para quem fez o ensino básico em escola pública (no minimo todo o ensino médio + metade do ensino fundamental). Eu sou branco (e muito) e sou cotista.

Cebola:

Cansei de escrever textos gigantes :bwaha: . Acho que já vimos que discordamos de alguns pontos e concordamos em outros (prioridadade da educação básica, e que qualidade não se mede por quantidade). Tu não conseguiu me convencer e eu não consegui te convencer, a partir de agora seria só repetição de argumentos, então deixa pra lá :linguinha:

Fëanor escreveu:
Um bacharel em letras, por exemplo, ele vai ajudar o resto do país a desenvolver senso crítico?

Quem vai revisar os livros escritos pelos engenheiros. Todos tem um papel fundamental.

Tu quis dizer que esse é a contribuição economica para o país que um bacharel em letras pode dar? Sério mesmo? Eu não sei se pessoas que revisam livros são formados em letras (as vezes passa tanto erro grosseiro que eu até duvido que sejam), mas mesmo que sejam, isto não chega nem perto de ser uma contribuição significativa. Engenheiros sabem ler e escrever sim, ué! O tipo de erro que um livro sem revisão formal possa ter não vai ser o suficiente para arruinar um projeto porque o cara leu um "n" antes de um "p" (e sim, eu sei que o revisor faz mais que isso, só extrapolei pra mostrar o ridículo da situação).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Magyar em 02 Jul 2010, 20:38

Meo Dels.

Essa discussão toda fez o político parecer um corrupto grande e malvado que quer criar uma sociedade de robôs lemings que tem como objetivo dominar a economia mundial àla Pink e o Cérebro.

O cara só comentou em cobrar das pessoas com condições e diminuir a gama de cursos nas faculdades públicas com o fim de gastar menos dinheiro público. Vejo a proposta muito mais como selecionar as plantas que vai regar a tentar regar um deserto de plantas mortas.

Por fim, ele só fez o que muitos políticos deveriam fazer: administrar de forma eficaz os investimentos atuais do governo.
Quem sabe, com esse corte de gastos, não sobra um dinheiro para ser investido na educação básica?

Sem contar que ninguém precisa de uma faculdade para ser alguém na vida. Já vi muita gente sem faculdade ter muito mais cabeça/consciencia/inteligencia do que quem tem faculdade. Ela pode ate facilitar, mas isso não impede das outras pessoas de crescerem.
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

Mensagempor Lanzi em 02 Jul 2010, 21:40

Cara... dinheiro público É PRA SER GASTO!
Lanzi

Mensagempor Iuri em 02 Jul 2010, 21:44

E o maior problema é que TEMOS dinheiro. Mas ele é tão mau gasto que acaba faltando.

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Pablo3 em 02 Jul 2010, 21:55

Pessoalmente, numa opnião egoísta, não gostei nem do rapaz ali mensionar a idéia.
Estudo numa faculdade pública, teria condições de pagar uma mensalidade, mas seria um sacrifício muito grande manter o custo de vida com um novo gasto.

E público não é público? Digo, o acesso gratuito já não é garantido pela simples quitação dos meus impostos?
.
.
.
Imbecis
Pablo3

Mensagempor Cebolituz em 02 Jul 2010, 23:10

Iuri escreveu:Cansei de escrever textos gigantes . Acho que já vimos que discordamos de alguns pontos e concordamos em outros (prioridadade da educação básica, e que qualidade não se mede por quantidade). Tu não conseguiu me convencer e eu não consegui te convencer, a partir de agora seria só repetição de argumentos, então deixa pra lá

Tudo bem, apesar das alfinetadas de ambas as partes do início, foi um bom debate. Até a próxima polêmica.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Iuri em 02 Jul 2010, 23:36

Hehehe, adoro polêmicas...

Pablo3: eu tambem tenho um sentimento semelhante, de não querer que cobrem, mas é justamente porque eu estou em uma. Porém, analisando a situação por uma visão "de fora", fica difícil não concordar que as coisas melhorariam (desde que o valor a ser pago seja variavel de acordo com a renda de cada um).

Iuri

Mensagempor Elven Paladin em 03 Jul 2010, 00:26

Geralmente, dinheiro público é um assalto que seria melhor utilizado se ficasse nas mãos de quem o pagou ao governo.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Lanzi em 03 Jul 2010, 10:11

Iuri escreveu:Hehehe, adoro polêmicas...

Pablo3: eu tambem tenho um sentimento semelhante, de não querer que cobrem, mas é justamente porque eu estou em uma. Porém, analisando a situação por uma visão "de fora", fica difícil não concordar que as coisas melhorariam (desde que o valor a ser pago seja variavel de acordo com a renda de cada um).

Os impostos que a gente paga já não são suficientes pra melhorar as coisas? Quer dizer, se não se perdessem no meio do caminho?

Advogado de Regras escreveu:Geralmente, dinheiro público é um assalto que seria melhor utilizado se ficasse nas mãos de quem o pagou ao governo.

Depende muito.
Lanzi

Mensagempor Pablo3 em 03 Jul 2010, 12:17

Lanzi escreveu:
Iuri escreveu:Hehehe, adoro polêmicas...

Os impostos que a gente paga já não são suficientes pra melhorar as coisas? Quer dizer, se não se perdessem no meio do caminho?

Exato.
.
.
.
Imbecis
Pablo3

Mensagempor Fëanor em 03 Jul 2010, 13:52

[quote[Segundo, a religião (de que época você tá falando afinal?) não assumia o papel do governo. O máximo que pode ter chegado próximo, e que foi provavelmente o que você quis dizer, é que houveram regimes teocráticos. Houve um período onde a única produção filosófica era a teológica (mas isso não impede que os filósofos tenham feito descobertas matemáticas e, às vezes, até biológicas).[/quote]
Meu, durante boa parte da história medieval, não a Igreja mandava até nos reis, se quisesse.
É claro que essa exigência mercadológica acaba por comprometer inclusive as ciências exatas. Ora, quem foi que disse que essas ciências não produzem um pensamento crítico? Se tudo for vinculado à necessidade de garantia de emprego, de produção, e de retorno financeiro, então não haverá "pensamento crítico" em área nenhuma.

Foi a impressão que eu tive da discussão, pareceu-me quer havia aqueles que diziam que as faculdades de arte, entretenimento, etc... serviam para desenvolver o senso crítico, como se as outras não o fizessem. Por outro lado, me pareceu que alguns acham que história e filosofia inúteis pro desenvolvimento de um país.
Tu quis dizer que esse é a contribuição economica para o país que um bacharel em letras pode dar? Sério mesmo? Eu não sei se pessoas que revisam livros são formados em letras (as vezes passa tanto erro grosseiro que eu até duvido que sejam), mas mesmo que sejam, isto não chega nem perto de ser uma contribuição significativa. Engenheiros sabem ler e escrever sim, ué! O tipo de erro que um livro sem revisão formal possa ter não vai ser o suficiente para arruinar um projeto porque o cara leu um "n" antes de um "p" (e sim, eu sei que o revisor faz mais que isso, só extrapolei pra mostrar o ridículo da situação).

Eu usei um EXEMPLO. Parem de extrapolar as idéias dos outros. Claro que tem cursos que podem oferecer mais ao país que outros, mas isso depende muito do estado em que o país está, tecnologicamente.
E público não é público? Digo, o acesso gratuito já não é garantido pela simples quitação dos meus impostos?

Não é só pra educação que vai os seus impostos. É ridiculo pensar que "eu pago impostos, por isso o governo me deve ensino gratuito".
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Cak em 03 Jul 2010, 15:36

Advogado de Regras escreveu:

Geralmente, dinheiro público é um assalto que seria melhor utilizado se ficasse nas mãos de quem o pagou ao governo.

Frase do tópico quando falamos da realidade brasileira!

E putz, pelo que eu li eu já vi logo de cara um montão de besteiras. Do tipo qual a utilidade da filosfia como se a grande maioria dessas pessoas tivessem realmente estudado e tivessem noção sobre o quê é filosofia.Além do mais, a idéia de mais um "imposto" é absurdo, com quase 50% da renda bruta dessa país indo pra imposto, o sujeito falar que o problema é a falta de verba, é pra mandar ir pra PQP!

Outro fato é o seguinte: o problema das universidades aqui no Brasil, é que tirando USP e UNICAMP, com algumas outras em setores isolados, elas normalmente não conseguem produzir tecnologia, produzir conhecimento, e servem só pra ficar reproduzindo tudo aquilo que já se sabe. Por isso que as nossas universidades não conseguem ser auto-sustentáveis como as grandes espalhadas pelo mundo.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Bruno Pellegrino em 03 Jul 2010, 17:10

Outro fato é o seguinte: o problema das universidades aqui no Brasil, é que tirando USP e UNICAMP, com algumas outras em setores isolados, elas normalmente não conseguem produzir tecnologia, produzir conhecimento, e servem só pra ficar reproduzindo tudo aquilo que já se sabe. Por isso que as nossas universidades não conseguem ser auto-sustentáveis como as grandes espalhadas pelo mundo.

As grandes universidades do mundo não são publicas. São particulares e geralmente carissimas.
"Aqueles que não conseguem se lembrar dos erros do passado estão condenados a repeti-los."
- George Santayana
Bruno Pellegrino

Mensagempor Fëanor em 03 Jul 2010, 17:46

As grandes universidades do mundo não são publicas. São particulares e geralmente carissimas.

Exemplo: Yale, Harvard, Cambridge.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Magyar em 03 Jul 2010, 18:43

Sinceramente? Se uma mensalidade baixa ajudasse a melhorar o meu curso, eu aceitaria numa boa ( e olha que nem condições financeiras tenho para isso). Estou numa faculdade pública por acreditar que ela faria diferença no meu aprendizado (o que é gasto por morar fora é o semelhante ao que gastaria numa faculdade privada na minha cidade natal), e adimito que me decepcionei bastante desde o primeiro ano. Seja professor, seja estrutura - faculdades públicas (tirando alguns cursos) tendem a ser decadentes. É preferível fazer uma limpa do que levar tal investimento nas coxas. Pelo menos os gastos públicos (e quem sabe os impostos) diminuam com isso e possa haver outros investimentos necessários (como ensino fundamental).

Não sei se é só eu, mas quando escuto sobre alguma coisa pública, a primeira associação que faço é "de má qualidade". Seria bom mudar um pouco tal visão. A proposta do político parece querer combater isso, não vejo o porque criticá-lo.

A título de curiosidade, muitas faculdades privadas dão bolsas aos melhores colocados do vestibular, isso sem contar dos diversos planos de pagamento que as faculdades privadas disponibilizam para quem tem dificuldades financeiras (por exemplo, pagar depois de formado etc.)
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Magyar

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic