[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jul 2010, 23:48

Deicide escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu:Não, é direcionado pra consumidores de um jogo bem-específico, que é o RPG.

Mesmo num nicho específico você pode estabelecer subgrupos. RPGista não é uma elite cultural; é qualquer pessoa, de qualquer nível, classe, raça ou padrão de vida, que gosta de RPG. A "grande massa" de RPGistas que curtem Tormenta é equivalente à massa de adolescentes que curtem Twilight (não chamarei "Crepúsculo" para não sujar o nome do falecido RPG nacional homônimo) ou restart. É aquela massa que se leva pela propaganda e acessibilidade do material, e não tem muita base nem oportunidade para compará-lo com outros materiais.

---------------------------------

Ô Rub, posta um diagrama de Venn aí. :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Aluriel de Laurants em 23 Jul 2010, 00:03

E sim existe massa dentre os rpgistas, essa em geral é a fã de D&D, que é o sistema com maior userbase e mais massa ainda é o povo do D&D que curte forgotten por exemplo, então sim existe massa no rpg.

mas que é mesmo produtos de nicho tem lixo imbutido tem mesmo como o youkai falou os otakus, tem tanta gente que curte cada anime ruim (visto povo que curte filler de naruto e bleach) e o povo que gosta de coisas mais interessantes, como os fãs de seinen e gekigás por exemplo.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 00:10

Deicide escreveu:
Matheus Borges Ziderich escreveu:Não, é direcionado pra consumidores de um jogo bem-específico, que é o RPG.

Meio off-topic, mas Matheus me diga: quantos sistemas e/ou cenários de RPG você já leu ou pelo menos se interessou em ler? Quantas campanhas de outros sistemas/cenários você já jogou? Você costuma procurar notícias de outros RPGs por aí? Você já leu algum material importado e/ou exótico? Alguma outra publicação ou material nacional que não tenha tido sucesso?

O que quero saber é o quanto de base você tem para comparar Tormenta com outros RPGs, e o quanto você conheceu de outras iniciativas nacionais.

Cara, eu tenho 21 anos. Jogo desde os oito, comecei com Tagmar. É meu hobbie favorito depois de ler. Colecionava a DB, coleciono a DS e tenho bem uns quinze blogs, sites e fórum entre os meus favoritos. Eu curto tudo relacionado e sou um cara bem interessado no tema. Então calcule aí a minha "base".
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Madrüga em 23 Jul 2010, 00:14

...e não respondeu à pergunta.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 23 Jul 2010, 00:14

Mas quais cenários e sistemas internacionais ou nacionais você leu de verdade? Chegaste a ver outros cenários nacionais de D20 como Mítica, Crônicas da Sétima Lua ou Vikings? Chegaste a ver outras iniciativas de sistema, como o OPERA? Chegaste mesmo a ler D&D 4e a fundo ou só tiveste uma experiência xoxa de mesa e daí já foi achando tudo de ruim no sistema? E de sistemas/cenários esteangeiros? Quais você leu ou procurou saber a fundo?
Youkai X

Mensagempor Dinobot em 23 Jul 2010, 00:26

Matheus Borges Ziderich escreveu:
Deicide escreveu:

Meio off-topic, mas Matheus me diga: quantos sistemas e/ou cenários de RPG você já leu ou pelo menos se interessou em ler? Quantas campanhas de outros sistemas/cenários você já jogou? Você costuma procurar notícias de outros RPGs por aí? Você já leu algum material importado e/ou exótico? Alguma outra publicação ou material nacional que não tenha tido sucesso?

O que quero saber é o quanto de base você tem para comparar Tormenta com outros RPGs, e o quanto você conheceu de outras iniciativas nacionais.

Cara, eu tenho 21 anos. Jogo desde os oito, comecei com Tagmar. É meu hobbie favorito depois de ler. Colecionava a DB, coleciono a DS e tenho bem uns quinze blogs, sites e fórum entre os meus favoritos. Eu curto tudo relacionado e sou um cara bem interessado no tema. Então calcule aí a minha "base".

Tenho 28, comecei aos 10 com Desafio dos Bandeirantes, tenho 2 armarios cheios de livro e mais um monte de PDF, E a minha base??
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Jul 2010, 00:27

Virtual, você mesmo falo em "Criadores de Tormenta". Tá lá em cima.

Sim, mas não falei em Trio Tormenta. Caldela e os outros dois (que não lembro o nome) já fazem parte da trupe dos criadores.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Nibelung em 23 Jul 2010, 00:29

Matheus Borges Ziderich escreveu:tenho bem uns quinze blogs, sites e fórum entre os meus favoritos.

Só sobre D&D 4e eu tenho 23. Fora os que não são vinculados a nenhum sistema específico, e os que são voltados pra outros sistemas que eu gosto de ler. Fora que não basta quantidade. Tem muito "blogue" sobre RPG que só posta relatos de jogos e fichas de NPCs sem história.

Resumindo, saber quantos blogs tu lê não faz a mínima diferença na discussão.

Mas deixando o assunto "vida pessoal do Mateus" de lado... só eu que achei meio sem nexo a regra de que cada aventureiro só pode carregar QUATRO itens mágicos (fora armas e consumíveis), e que se carregar um quinto, automaticamente todos os outros param de funcionar?
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Sr. Pichu em 23 Jul 2010, 00:32

dunnoes, nib, mas *acho* que isso eles tiraram da regra de anéis mágicos de AD&D...
tu PODIA usar mais de um em cada mão, mas apenas um funcionava
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Madrüga em 23 Jul 2010, 00:34

Tentativa meio FAIL de deixar o aventureiro menos árvore de natal...

Imagem
Madrüga

Mensagempor AKImeru em 23 Jul 2010, 00:40

Oda, eu respeito a sua opinião. Não acho que ela seja falsa ou algo parecida, que você está dizendo uma coisa e pensando outra. Então gostaria que você tivesse o mesmo respeito pela minha. Acho que a idéia por trás de qualquer fórum seja debater e discutir assuntos e opiniões respeitando os membros.

Onde eu faltei com o respeito a sua opinião? Você se sente desrespeito por eu afirmar que a metodologia do grupo que fez Tormenta é falho em fundamentos acadêmicos?

Eu acredito que eles saibam o que estão fazendo porque o produto dos caras cresce, e isso mostra que eles tão acertando.

Crepusculo também cresceu muito.
Foi mérito de sua escrita, ou foi o mérito do apelo ao nicho correto?
"Crescer" não precisa estar necessariamente conectado a qualidade de um produto. Eu sinceramente apenas tenho respeito pelos fãs de Tormenta e quero que eles joguem seu RPG. O que eu não quero é ver eles falando asneiras do tipo "Playtest é desnecessário a um jogo!", ao menos não sem uma forte argumentação por trás.

Mas o meu argumento é que nesse caso específico, que é uma atualização visando suprir a ausência do D&D3.5 no mercado e dar continuidade a linha, o playtest não se justifica por haver a mão experiência e material disponível que supre a sua ausência.

Agora estamos falando de uma verdadeira discussão! Pois bem eu acredito que não é o caso por um simples motivo:
Há diversas modificações que mudam Tormenta. É algo mais puxado para o OGL do que d20 puro. Eles mudaram coisas fundamentais, como pontos de magias e habilidades de classe.

Pathfinder fez o mesmo e fez playtest duro e modificou DIVERSOS elementos antes de ser lançado, e sofre revisões até hoje. Pathfinder possui uma proposta similar a Tormenta RPG.

Pathfinder supre para os fãs mais xiitas da 3.X exatamente o que eles querem porque Paizo fez as modificações e a testou com os fãs e então alterou o que batia com eles.

Eu ainda não li tormenta RPG então minha analise a fundo não pode ir muito longe. Porém mantenho minha afirmação: Um produto de RPG sem playtest falha em fundamentos básicos.

Tenho 21, jogo desde que tenho 10 anos. Eu joguei 3d&t quando saiu. Eu joguei Tormenta quando saiu. Eu fiquei decepcionado quando o cenário tomou um tom de seriedade que a estrutura toda não sustentava. Anos mais tarde me deparo com um livro feito por pessoas que sequer cumprem o básico do game design. O meu dinheiro e a minha paciência é que eles não vão ter.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Nibelung em 23 Jul 2010, 00:50

Sr. Pichu escreveu:dunnoes, nib, mas *acho* que isso eles tiraram da regra de anéis mágicos de AD&D...

AD&D só tinha duas limitações de itens mágicos:
-Dois anéis
-Um item de cada "vestível". Um par de botas, um par de luvas, etc. Armadura e robe não eram considerados "mesmo slot", por exemplo.

Quem tinha limitação de itens no AD&D era só o paladino. E ele podia carregar 10 itens.

O pior é que limitar a 4 itens vai FORTALECER o efeito árvore de natal, porque se você só pode carregar 4, o que você prefere: Uma manopla que dá +6 em força, ou uma que te deixa usar toque chocante no eventual caso de você dar um ataque desarmado com seu guerreiro de espada e escudo? Quanto mais suas opções são limitadas, mais você tende a pegar só o "mais melhor" da lista e ignora o resto.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 23 Jul 2010, 00:56

O pior é que limitar a 4 itens vai FORTALECER o efeito árvore de natal, porque se você só pode carregar 4, o que você prefere: Uma manopla que dá +6 em força, ou uma que te deixa usar toque chocante no eventual caso de você dar um ataque desarmado com seu guerreiro de espada e escudo? Quanto mais suas opções são limitadas, mais você tende a pegar só o "mais melhor" da lista e ignora o resto.

Não quero martelar meu ponto mais 3 sessões com os mesmos personagens de playtest mostrariam o quão problematico é essa "solução".
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 01:40

Eu não tava me gabando da minha base não, apenas dei os dados e deixei cada um tirar sua própria conclusão. Da minha parte eu não sinto necessidade de pedir "currículo" pra continuar a discussão.

Oda, eu dei minha opinião sobre a 4E tu taxou de falsa. Se tu esqueceu vai lá trás e olha, por que foi exatamente o que você fez. Opinião é uma coisa, desrespeitar é outra.

Voltando ao assunto sobre nicho/segmentação: RPG é um produto de nicho. É literatura segmentada, visando atingir uma pequena parcela de um grupo. Os tênis da Nike, por exemplo, não. São feitos visando praticamente toda pessoa que anda calçada. Nesse tipo de produto a margem de acerto e lucro é bem maior. Qualquer produto de nicho tem uma possibilidade de lucrar menor porque visa uma parcela mais específica da população e não são artigos essenciais ou entretenimento de primeira instância, então são consumidos depois de uma escolha criteriosa. Principalmente nessa nossa realidade de terceiro mundo em que os artigos essenciais já consomem uma fatia considerável da maior parte da população.

Então quando Tormenta vende, dificilmente pode não ser por qualidade. Uma ou outra vez, vá lá. Academia Arcana, por exemplo, é um suplemento ruim. Mas onze anos é tempo mais do que suficiente pra provar que tem qualidade.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Madrüga em 23 Jul 2010, 01:45

Matheus Borges Ziderich escreveu:Mas onze anos é tempo mais do que suficiente pra provar que tem qualidade.

Não é. Mas não adianta te explicar.

Imagem
Madrüga

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários