[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Hikaru em 23 Jul 2010, 17:58

Aqui a ficha mais atual do Arsenal só pra de base: http://www.jamboeditora.com.br/tormenta ... rsenal.php
ImagemImagemImagemImagemImagem
Hikaru

Mensagempor GoldGreatWyrm em 23 Jul 2010, 18:00

Matheus: ele não é especializado em misseis magicos.

Se o alvo tiver escudo arcano, ele ainda pode tocar raio ardente, por exemplo.

O fato é: ele é capaz de causar 184 + 2484 = 2668 de dano queimando todos seus PMs com uma magia de nível 1... a 60 metros de distância.

Isso foi montado em o quê? 15 minutos.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Skar em 23 Jul 2010, 18:03

Dito isso você construiu um personagem de vigésimo nível, que focou TODA build dele em fazer somente isso, disparar misseis mágicos.E que teria ficado bem melhor como feiticeiro, diga-se de passagem. É um monstrão, verdade. Mas notou que é bem mais fácil calcular esse monstrão e utilizá-lo em jogo agora?

Era simples calcular na antiga versão. E isso deixa em evidência que não existe o mínimo de balanceamento entre as classes. O que ficaria evidente num playtest :hum:
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 18:04

GoldGreatWyrm escreveu:Matheus: ele não é especializado em misseis magicos.

Eu ia dizer isso. Esse mago pode ainda ter trocentas outras mágicas preparadas, e usá-las conforme a necessidade surgir. Quase todos os talentos beneficiam outras magias. Só se escolheu míssil mágico porque é um combo óbvio, só pra mostrar o quanto um teste beneficiaria o jogo.

Se o alvo tiver escudo arcano, ele ainda pode tocar raio ardente, por exemplo.

E quantas criaturas seriam capazes de invocar escudo arcano, né?

Editado: Alguém pode ver como ficaram as regras de polymorph/metamorfose? Tipo, quais são as regras para quando um feiticeiro vira dragão no nível 20?
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 18:22

Qualquer personagem de vigésimo nível é um terror pros mais mundanos. Um outro mago/feiticeiro no mesmo nível seria páreo pra isso sem problemas.

E de boa, o Lumine pegou o exemplo mais extremo possível: Pegou os melhores itens, o melhor atributo possível, a maior quantidade de PMs possível. Fazer isso em mesa é bem diferente. Dá um grande trabalho arrumar essa combinação dentro de jogo.

Só pra constar: O combo Tiara do Intelecto + Manual dos grandes pensamentos não funciona. Está no livro que o bônus advindo de um item mágico não combina com outro.

E com qualquer outra magia, o custo de PMs já aumenta.

E esse tipo de combo poderia ocorrer em qualquer edição.

A questão é: alguém notou alguma falha gravíssima que inviabilize o jogo? Que prove que a falta de playtest deixou passar uma caca tão grande que torne o jogo ruim ou pelo menos pior que o 3.5?
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 18:27, em um total de 1 vez.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Jul 2010, 18:27

Tipo, quais são as regras para quando um feiticeiro vira dragão no nível 20?

Vira uma criatura enorme, recebe Força +16, CA +8 (total de +10), dois golpes com a garra (2d6) e um com mordida (2d8), além de ainda poder usar o sopro que ganha no nível 10 que causa 1d6 por nível e CD 10 + 1/2 nível + Mod. Car. (no caso, 20d6, CD 20 + Car) e pode voar com deslocamento 18m.

Pegou os melhores itens, o melhor atributo possível, a maior quantidade de PMs possível. Fazer isso em mesa é bem diferente. Dá um grande trabalho arrumar essa combinação dentro de jogo.

Nível 1, sem nenhum talento.
Elfo + Feiticeiro Elemental = CD 13 como base pra magias elementais.

Nível 5, sem itens nem nada, só talento.
Foco em magia normal e aprimorado = CD 20 como base pra magias elemental escolhida, fora modificador de Carisma.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Kear em 23 Jul 2010, 18:30

Matheus Borges Ziderich escreveu:Qualquer personagem de vigésimo nível é um terror pros mais mundanos. Um outro mago/feiticeiro no mesmo nível seria páreo pra isso sem problemas.

Claro que sim, outro mago/feiticeiro pode fazer um combo exatamente igual; quero ver ter uma opção com cada uma das outras classes que consiga ser tão eficiente quanto esse personagem, um guerreiro, por exemplo.

E de boa, o Lumine pegou o exemplo mais extremo possível: Pegou os melhores itens, o melhor atributo possível, a maior quantidade de PMs possível.

Se os itens são os melhores e o atributo é o melhor, a culpa não é dele, e sim de quem fez o sistema. /fikdik.

Fazer isso em mesa é bem diferente. Dá um grande trabalho arrumar essa combinação dentro de jogo.

Não, não é, a unica coisa dificil de arrumar são os itens, e mesmo com variantes mais fracas o combo continua fazendo estrago; isso sem contar em aventuras que já começam no nível 20, aonde certamente criar um personagem assim é piece of cake.

Não na 4e, não com tanta pouca pesquisa.
Kear

Mensagempor Deicide em 23 Jul 2010, 18:36

Matheus Borges Ziderich escreveu:E esse tipo de combo poderia ocorrer em qualquer edição.

Se você vai fazer uma nova edição de algo, tem que fazer melhor, e não igual ou pior que a anterior. Senão não há justificativa.

A questão é: alguém notou alguma falha gravíssima que inviabilize o jogo? Que prove que a falta de playtest deixou passar uma caca tão grande que torne o jogo ruim ou pelo menos pior que o 3.5?

Espere eu pegar o livro que eu encontro.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 23 Jul 2010, 18:38

Mas notou que é bem mais fácil calcular esse monstrão e utilizá-lo em jogo agora?

E onde diabos isso é uma vantagem?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Skar em 23 Jul 2010, 18:40

E com qualquer outra magia, o custo de PMs já aumenta.

O custo aumenta mais o dano tbm lembra q as magias tem valores fixos?

Olha pra falar a verdade ainda não vi um combo da 4e q torna-se outros personagens inúteis. Em gurps vc precisa saber bem o sistema pra criar combos. Pq eles tiveram um playtest que tirou os erros mais grotescos.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor AKImeru em 23 Jul 2010, 18:56

Mas notou que é bem mais fácil calcular esse monstrão e utilizá-lo em jogo agora?

Então é ok o nosso querido Lumine lendo sua cópia de Tormenta pelo que, um dia? Dois dias? Criar um personagem que completamente destrói qualquer coisa em Tormenta (e fora dela, a 60 metros de distancia) porque é FACIL para ele fazer isso?

Qualquer personagem de vigésimo nível é um terror pros mais mundanos. Um outro mago/feiticeiro no mesmo nível seria páreo pra isso sem problemas.

E as outras classes?

Eu imagino se eu fosse um guerreiro no mesmo grupo desse mago. Acho que tudo o que eu teria que fazer é falar "Jin! Atinja aqueles mocorongos com misséis mágicos!"

Eu me sentiria Ash de Pokemon em um cenário de RPG.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Jul 2010, 19:01

Matheus Borges Ziderich escreveu:Só pra constar: O combo Tiara do Intelecto + Manual dos grandes pensamentos não funciona. Está no livro que o bônus advindo de um item mágico não combina com outro.

Combina. O livro foi escolhido por ser uma exceção; é descrito que ele só não se acumula com o bônus concedido por desejos. Pode ler, tá lá na página 261, segundo item.

Só pra frisar: Sabe quem tem a capacidade de usar Escudo Arcano?

Conjuradores.

E juro que procurei pelo Broche que protege contra misseis mágicos, mas parece não existir.

Brooch of Shielding: This appears to be a piece of silver or gold jewelry used to fasten a cloak or cape. In addition to this mundane task, it can absorb magic missiles of the sort generated by spell or spell-like ability. A brooch can absorb up to 101 points of damage from magic missiles before it melts and becomes useless.
Faint abjuration; CL 1st; Craft Wondrous Item, shield; Price 1,500 gp.

Ele provavelmente protegeria os inimigos por uma rodada do Jin. ;D
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor louc0 em 23 Jul 2010, 19:02

O pior cego é aquele que não quer enxergar. Eis um velho deitado que se aplica muito bem agora.

Sério... absolutamente NADA justifica diminuir o custo da magia em 1PM. Ainda mais para uma condição tão simples que é: "LOL, eu peço pro meu aliado fazer uma chuva de meteoros". Os talentos que diminuiam o custo de metamágicos na 3.x sempre foram duramente criticados, por deixarem uma classe forte MAIS forte ainda. Mas ao menos havia um custo, ainda que irrelevante. Não é o caso aqui. Basta que alguém queira... e POOF, magias sendo efetivamente de um círculo menor.
Mas vamos lá, tu quer mais.

Na 3.x já havia um enorme abismo que separa os combatentes (qualquer um que use ataques armados) dos conjuradores, em favor dos últimos. Qual a solução que o TRPG apresentou? Eliminar os ataques iterativos E a resistência a magia. Na boa velho, guerreiro agora só serve pra pedir pro mago meio-gênio fazer magia.
Se o simples fato de conseguirem aumentar o abismo entre essas duas categorias de personagem não é um game-breaker, eu já não sei mais o que é.

Outra coisa muito simples, que ninguém falou ainda. O sistema da 3.x, que já tinha suas falhas só permitiu o surgimento de combos bizarros quando já havia uma quantidade grande de suplementos e opções extras. Se tu usasse só o core, a coisa não era tão terrível assim. Agora me diz o que vai acontecer quando o TRPG receber novas opções? É uma questão matemática: mais opções = maior poder.
Quando o teu livro básico já permite bizarrices desse tipo, que não demandam nem uma habilidade muito grande ou tempo pra bolar... fica difícil de dizer que o TRPG trouxe alguma melhoria.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Madrüga em 23 Jul 2010, 19:02

Cara, esse broche é a diferença entre morrer e explodir numa nuvem de sangue. Só.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 23 Jul 2010, 19:09

Lumine: Esse combo aí não mostra nada. A idéia por trás desses talentos é justamente tornar o conjurador mais hábil com alguma magia. E só um anão, de mesmo nível, com uma classe qualquer soma +8 em pelo menos uma resistência, sem contar os valores de habilidade.

Kear: Se você soma os melhores bônus, em qualquer sistema, vai criar algo acima da média. Aliás, um sistema onde você some os melhores valores e isso não afete em jogo tem algo errado. Mas esse combo em específico aí não funciona porque nem todos os bônus combinam.

Deicide: Cara, o meu ponto de vista é que fazer combos não mostra nada. Todo sistema (principalmente d20) tem as suas apelações. Cata o livro e me mostre onde o sistema seja tão ruim que não valha a pena jogar nele. Eu e mais um monte de gente já está jogando e não vi nada que comprometa a diversão.

Virtual: Vantagem pra mim é que agora eu não preciso quebrar a cabeça pra fazer ficha e nem jogar em níveis altos. Eu curto sistemas rápidos, que eu não perca muito tempo calculando as minhas ações.

Skar: Não vou ficar batendo na tecla do playtest de novo, que esse assunto já cansou. Só posso dizer que do ponto de vista comercial, eu como consumidor não me senti prejudicado pela falta de playtest.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários