Nibelung escreveu:Deicide escreveu:Pensei que BAB aumentava igual. BAB tem tabela própria? Como é?
(Prevendo desequilíbrios fortes em níveis altos se BAB aumentar em 1/nível)
A Tabela de BBA não mudou. Combatentes ganha um por nivel, mago e feiticeiro ganha 1 a cada dois niveis, o resto ganha BBA 3/4. A maior diferença é que o monge agora tem BBA cheio.
Sim, isso significa que em 20 niveis um combatente ganha +19 em ataque e +10 em defesas. Super equilibrado.
Duh, exatamente o que eu temia.
BAB 3/4 seria suficiente para criar algo mais equilibrado, mas o ideal mesmo era fazer igual à 4e, dando BAB 1/2 e adicionando algum bônus fixo no ataque para os combatentes (na 4e, é o bônus da arma, mas não precisaria ser igual).
CA começa em geral melhor que Ataque. Se me lembro bem, na 3.X, era normal ter CA 16 (armadura de couro e Des +4) a 21 (Armadura Completa, Escudo Grande e Des +1) no começo, e só um +4 no ataque (ou +5 com Foco em Arma). O guerreiro tinha entre 20% e 50% de chance de acertar.
No TRPG, lá pelo nível 10, a mesma CA se tornou 21-26, mas o Ataque se torna +14 a +15, ou seja, a chance de acertar pulou para 45% a 70%. Isso não leva em conta a melhoria nos atributos nem os itens mágicos, mas é mais provavel o atacante investir tudo no atributo de ataque que o defensor ter investido no Atributo de defesa (a menos que o defensor use uma arma que permita acuidade...).
A partir do nível 10 a coisa descamba. Quando chegamos ao nível 20, a CA se tornou 26-31, enquanto o ataque se tornou +24 a +25, de novo sem considerar itens ou melhorias de Atributos. A chance de acertar passa a ser 70% a 95%.
Essa análise é só por cima, claro. Tem mais fatores que pesam aí.