[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Bahamute em 25 Jul 2010, 15:31

@Lumine
Não estou defendendo o design (mecânico) da raça, pois não li o TRPG. Estou só falando que, se a divindade da "Magia" criar uma "Raça", é provável que essa raça seja mais eficiente na conjuração de magias (ou no arcanismo em geral).

Se a classe é desequilibrada, pra cima ou pra baixo, isso é problema dos designers.
Dá pra criar a raça que eu mencionei levando em conta o equilibrio.

O que estou defendendo é o ponto do estereotipo, do tipo: Um "Qareen" é mais eficiente conjurando uma magia do que um "Orc".

Como vemos em N cenários/sistemas de RPG. E isso, devido ao fato de um Qareen ser criado pela divindade da magia, e o Orc pela divindade dos Monstros/Combate/Guerra (não sei qual foi a utilizada pro cenário).
Resumindo com a mesma pergunta: Se tu criasse uma raça, e quisesse ressaltar nela tua principal carateristica, o que te impediria de fazê-lo?
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 15:32

Lumine Miyavi escreveu:Então, você defende o design claramente desbalanceado e escolhas estereotipadas por flavor-text?

Lumine, as pessoas esquecem o tempo todo que Role Playing Game tem "Game" na sigla.

Se tu criasse uma raça, e quisesse ressaltar nela tua principal carateristica, o que te impediria de fazê-lo?

Ok mas precisa o game designer quebrar o jogo com uma marreta para ressaltar isso?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lorde da Dança em 25 Jul 2010, 15:33

Só para confirmar, faltou mesmo a lista de magias no livro de tormenta? Por que eu achava que o download era apenas uma opção para quem quisesse imprimir a lista.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Bahamute em 25 Jul 2010, 15:34

Oda Nobunaga escreveu:
Bahamute escreveu:Se tu criasse uma raça, e quisesse ressaltar nela tua principal carateristica, o que te impediria de fazê-lo?

Ok mas precisa o game designer quebrar o jogo com uma marreta para ressaltar isso?

Não.

(e, caramba, as respostas pipocam rápido nesse tópico!)
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor Nibelung em 25 Jul 2010, 15:35

Bahamute escreveu:O que estou defendendo é o ponto do estereotipo, do tipo: Um "Qareen" é mais eficiente conjurando uma magia do que um "Orc".

Como vemos em N cenários/sistemas de RPG. E isso, devido ao fato de um Qareen ser criado pela divindade da magia, e o Orc pela divindade dos Monstros/Combate/Guerra (não sei qual foi a utilizada pro cenário).

Novamente, a questão não é uma raça ser melhor que a outra em determinada classe. Isso tem que acontecer, ou não há necessidade de raças em primeiro lugar.

O problema é quando a diferença entre o mago quaren e o mago orc é tal que você fazer um mago orc é inviável ao extremo. Olhe a comparação que eu fiz entre o guerreiro minotauro e o guerreiro halfling.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Kear em 25 Jul 2010, 15:41

Bahamute escreveu:Resumindo com a mesma pergunta: Se tu criasse uma raça, e quisesse ressaltar nela tua principal carateristica, o que te impediria de fazê-lo?

Bastante coisa.
Kear

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 15:46

Kear: Na verdade, é justamente um contrário. Se você pegar um Qareen, dificilmente vai cair pro lado do combate. E veja bem que ela não está desequilibrada de acordo com as outras, apenas é mais especializada em magia arcana. E pow, quando tu pode usar magia arcana sem esforço algum, dificilmente vai se submeter ao treino necessário pra usar armas e armaduras. O background tá de acordo com as regras, então onde tá o problema?

Oda: Até onde eu lembro, Grito de Kiai tá lá desde sempre. De qualquer forma essas habilidades estão enraizadas no Samurai de Tormenta, então não se pode simplesmente substituir por guerreiro.

Nibelung: Minotauro guerreiro tem a vantagem dum ataque extra. As outras vantagens não são tão grandes em comparação as outras raças. Humano por exemplo, tem +2 em duas habilidades e dois talentos. Um guerreiro humano poderia não causar tanto dano quanto um minotauro, mas tem uma versatilidade maior em combate.
E Lefou pra mim ficou como a raça mais fraca: os bônus estão desequilibrados em relação as outras raças. Mesmo ganhando talentos tormenta, esses talentos trazem uma penalidade pesada no Carisma e imunidadade a Tormenta só é útil dentro de um Área de Tormenta. E os talentos de Anatomia Insana não garantem imunidade total a críticos com o uso de apenas dois talentos [Tormenta].
Thwor Ironfist não tá sentado tomando chazinho. Dificilmente dá pra dizer qualquer coisa sobre ele, já que não há informações. A única coisa que se sabe é que faz oito anos que ele está estacionado em Khalifor. E apenas em tempos recentes se concretizou a parte da profecia que antecipa a investida dele sobre o Reinado.

Smaug: Cara, 4E não é o jogo que eu sempre joguei. E dificilmente dá pra adaptar Tormenta pra 4E sem grandes traumas. O que pesou na escolha dos autores em procurar uma alternativa própria foi esse fato. A necessidade em usar três livros básicos existia na 3E e não incomodava a esse ponto.

As magias estão sim no livro, apenas não estão listadas.
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 15:52, em um total de 2 vezes.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Smaug em 25 Jul 2010, 15:49

Thwor Ironfist não tá sentado tomando chazinho. Dificilmente dá pra dizer qualquer coisa sobre ele, já que não há informações. A única coisa que se sabe é que faz oito anos que ele está estacionado em Khalifor. E apenas em tempos recentes se concretizou a parte da profecia que antecipa a investida dele sobre o Reinado.

Vc tem um exercito, vc é um lider expansionista, vc fica 8 anos no mesmo lugar, enquanto outro império começa a tomar terras que seriam suas. Tem alguma coisa errada ai não?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Bahamute em 25 Jul 2010, 15:52

Kear escreveu:
Bahamute escreveu:Resumindo com a mesma pergunta: Se tu criasse uma raça, e quisesse ressaltar nela tua principal carateristica, o que te impediria de fazê-lo?

Bastante coisa.

É?
Cite algumas...

Nibel: É bem por aí. Foi o que eu quis dizer, a raça pode ser a melhor em um certo campo, mas isso não deve deixá-la como exclusíva.
Vou lá ler as comparações

Voltando pro Qareen (o que é essa raça? Alguma variante de Elfo?) e o Orc: O Orc não pode ser um incompetente na conjuração, ele pode conjurar até bem, mas um Qareen ainda seria mais eficiente que ele nesse campo. Não precisa haver desníveis, é só enfatizar o ponto.
Aquele abraço!
Bahamute

Mensagempor AKImeru em 25 Jul 2010, 15:55

Oda: Até onde eu lembro, Grito de Kiai tá lá desde sempre. De qualquer forma essas habilidades estão enraizadas no Samurai de Tormenta, então não se pode simplesmente substituir por guerreiro

Eu toquei no Samurai de Tormenta e afirmei que os criadores podem fazer o que quiser com isso, eu apenas aconselhei para jogar de guerreiro.

A classe Samurai no 3.X era terrivel em diferentes niveis ao ponto que eu me questiono por que alguém pegaria ela? Você seria mais fraco do que um guerreiro e praticamente tão inútil quanto o monge. (Em retrospecto, o Samurai do OA e do Completo Guerreiro são tão terríveis quanto.)

é só enfatizar o ponto.

Veja a build de Quaren que o Lulu fez.

Thwor Ironfist não tá sentado tomando chazinho.

E o Tauron não foi um retcon absurdo :haha:
Editado pela última vez por AKImeru em 25 Jul 2010, 15:56, em um total de 1 vez.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 25 Jul 2010, 15:56

Véi, não existem informações sobre o que aconteceu com o Thwor depois de tomar Khalifor. Na verdade, por um comentário do Trevisan durante a RPGCon, essa parada súbita teria se dado pelo fato dele não ter consolidado o domínio sobre o continente Sul totalmente e por isso não teria condições de avançar contra o Reinado. E há uma Área de Tormenta no "rabo" da Aliança Negra, então até aí tem bastante margem pra dizer pq ele não avançou até o momento.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Smaug em 25 Jul 2010, 16:01

Véi, não existem informações sobre o que aconteceu com o Thwor depois de tomar Khalifor. Na verdade, por um comentário do Trevisan durante a RPGCon, essa parada súbita teria se dado pelo fato dele não ter consolidado o domínio sobre o continente Sul totalmente e por isso não teria condições de avançar contra o Reinado. E há uma Área de Tormenta no "rabo" da Aliança Negra, então até aí tem bastante margem pra dizer pq ele não avançou até o momento.

NUm cenário com mago e magias de adivinhação, ninguém espionou ele?? E a ameaça da tormenta seria motivo de invadir o norte pra fugir dela, sério, ficar mandando exercitos contra uma coisa que vc não pode vencer é burrice. Um lider é feito de decisões estratégicas acertadas, e ficar parado em um lugar esogtandfo recursos enquanto outro império começou a botar as manguinhas de fora e vai te alcançar e burrice. Roma tinha um monte de fronteiras, territórios cheios de conflitos (pq povo nenhum é pacifico a ponto de um dia "abraçar os conquistadores") e mesmo assim continuava invadindo e guerreando (as vezes entre si, como no caso dos triunviratos). Esse pensamento jogo de estratégia com exercitos pacificando totalmente uma região torna a coisa mais irreal possivel, pq vc ve que rolou um desinteresse dos autores por aquele ponto em especifico.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Fëanor em 25 Jul 2010, 16:03

Oda, já é a segunda vez que tu me ofende com esse tipo de declaração. Sou "mocorongo" porque comprei o TRPG, é isso?

Ele falou isso de modo geral para todos, não pra você.
Cara, nenhuma SRD substitui o valor qualquer livro básico d20. As SRD são uns blocos de texto gigantes, só sobre regras. Qualquer livro básico (TRPG ou outro) é um produto muito melhor acabado, com textos, ilustrações e material de background que te passa o clima de jogo. Eu tenho três iniciantes na minha campanha atual, então é muito mais fácil pra eles "entrar no clima" com o livro básico do que com a SRD.

Pode ser, mas você vai estar pagando (caro) por isso. É só isso que eu argumento. Já que você é novo no forum, deixa eu te apresentar o meu material alternativo: http://valinor.wikidot.com/
Eu até coloquei figuras, e alguns "flavor texts" para fazer a pessoa entrar no clima. Tem uma area da 3.5 e uma da 4e. Também visite a wikia do Seu_Madruga que também fez algumas variantes parecidas.
Segundo,
Porque não fazer na GSL?
É tão mais simples aceitar que o D&D 4e ficaria melhor para o Tormenta, e que eles gostaram de muita coisa que existe no D&D 4e, (e não existe a desculpa que isso já era do Star War Saga, ou no Pathfinder, se está aplicado no D&D 4e, é parte do D&D 4e).

Concordo com você. A 4e ia cair bem pra Tormenta.
E, não, Tormenta não ficaria melhor na 4E. Na época em que a 4E estava em desenvolvimento os próprios autores começaram a preparar terreno (como introduzir uma nova raça que poderiam ser equivalente aos Eladrin) para essa possibilidade. Mas a primeira GSL era amarrada demais e a nova não mudou muita coisa. As semelhanças mecânicas não justificam: a maior parte das raças ainda mantém um redutor de características, o que a 4E não tem. O próprio Livro do Jogador cortou classes como o feiticeiro, bardo e druida e essas classes estão bem enraizadas no cenário. Tem uma diferença muita grande aí, o cenário teria que passar por uma reformulação complexa e ficaria bastante descaracterizado.

As classes da 4e foram divididas em 2 livros, elas ainda existem, só isso. A 4e é mais.... estilosa eu diria. Isso é algo que combina com Tormenta, na minha opinião.
Smaug: Todo esse trabalho de coletar imagens, montar um arquivo com a SRD e imprimir ia sair MUITO MAIS que $80,00. Mais fácil eu trabalhar e comprar o livro. E ainda sobra troco.

Mas dai você vai ter o SEU material. Acredite é muito mais legal.
São $80 do "Tormentão" contra pelo menos $280 do conjunto básico de livros básicos de D&D (tanto 3.5 ou 4E).

É esse o preço das edições em português? Eu comprei a versão em ingles da 4e, pela amazon, acho que paguei em torno de 120 reais. E a qualidade é absurda. Magnifica, serio, queria saber qual o tipo de papel que eles usam.
Só com o Livro do Jogador você pode começar a jogar. O Guia do Mestre só tem UMA mecânica importante dentro dele (A criação de monstros e armadilhas), e o Manual dos Monstros é completamente opcional (porque você pode criar seus monstros com o GdM).

Eu ia dizer isso, você só precisa do Livro do Jogador 1 e 2. E talvez o dos monstros. O D&D insider substitui o LdJ 2 e o livro dos Monstros. O livro do mestre é 100% dispensavel pra quem já sabe jogar RPG. Entretanto é um ótimo livro pra quem nunca jogou e está começando....
Nibelung: D&D só funciona realmente com os livros básicos em conjunto. Principalmente porque na 4E o esquema pra criar monstros é bem menos flexível do que na 3.5.

MENTIRA. É bem mais simples e facil criar monstros e só com oa livro do jogador você joga.
Smaug: Cara, 4E não é o jogo que eu sempre joguei. E dificilmente dá pra adaptar Tormenta pra 4E sem grandes traumas. O que pesou na escolha dos autores em procurar uma alternativa própria foi esse fato. A necessidade em usar três livros básicos existia na 3E e não incomodava a esse ponto.

Oi, estou jogando TORMENTA COM A 4E, algum problema?
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Jul 2010, 16:05

E sim, Anatomia Insana Maior, de Área de Tormenta te oferece o benefício de Fortificação Pesada custa no mímino 36.000 TO (uma armadura +1 com o encantamento), e o Lefou consegue no primeiro nível com seus três talentos iniciais (Anatomia Insana, Anatomia Insana Aprimorada e Anatomia Insana Total).

Ou então um bárbaro Lefou que compre Fúria Vermelha, fazendo com que todo dano causado por suas armas enquanto estiver em fúria seja considerado causado por matéria vermelha.

Além do mais... Lefou são monstros e não humanóides como todas outras raças, e possuem imunidades e poderes característicos dos monstros, amigo. Por exemplo, um Lefou é imune à Imobilizar Pessoas (2º nível), só com Imobilizar Monstros (5º nível) que você conseguiria afetá-lo.

Voltando pro Qareen (o que é essa raça? Alguma variante de Elfo?) e o Orc: O Orc não pode ser um incompetente na conjuração, ele pode conjurar até bem, mas um Qareen ainda seria mais eficiente que ele nesse campo. Não precisa haver desníveis, é só enfatizar o ponto.

Primeiro, não há orcs pra jogadores, nem meio-orcs. Eles são "opcionais"

Segundo, comparando a capacidade de conjuração ganhada por raça (e mais nada):

Elfos
  • +4 Des, +2 Int, -2 Cons
  • +4 em Identificar Magia
  • +2 em CDs de magia arcana

Qarren
  • +4 Car, +2 Int, -2 Sab
  • +4 em Identificar Magia
  • Se um aliado pedir, sua magia é feita com -1 PM no custo; isso é o equivalente a usar uma magia como se fosse de um nível menor, cumulativo com outras coisas, como Foco em Magia; um Qarren especializado soltaria uma Bola de Fogo como se fosse uma magia de 1º nível
  • Capacidade de soltar magias de nível 0 arcanas, mesmo se for de outra classe, se um aliado pedir
  • 1x ao dia de Vôo como se fosse um feiticeiro de nível igual a seu nível total
  • Resistência à energia baseada na linhagem (por exemplo, Fogo 5 pra fogo ou, RD 3/Corte e Perfuração pra Terra)

Meio-Orc (o mais próximo)
  • +2 em Força, +2 em qualquer outro atributo MENOS carisma

Editado: Elfos tem +2 na CD de magias arcanas, de graça (isso é o equivalente a 4 pontos de atributo conjurador), +3 se forem Magos, graças ao atributo.
Qarren conjuram magias como se fossem de um nível menor, e se forem feiticeiros podem se aproveitar em conjurar com menos -2 PM magias do elemento (-3 com foco), além de receberem +4 no atributo principal de conjuração caso forem feiticeiros
Meio-Orcs... chupam dedo.

Oi, estou jogando TORMENTA COM A 4E, algum problema?

Se prepara pra ser capado pelo Sexteto.
Editado pela última vez por Lumine Miyavi em 25 Jul 2010, 16:09, em um total de 1 vez.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Nibelung em 25 Jul 2010, 16:07

Matheus Borges Ziderich escreveu:E os talentos de Anatomia Insana não garantem imunidade total a críticos com o uso de apenas dois talentos [Tormenta].

Ele tem dois de graça, e o talento normal de nivel 1. Três talentos pra fortificação 100%.

Matheus Borges Ziderich escreveu:Cara, 4E não é o jogo que eu sempre joguei. E dificilmente dá pra adaptar Tormenta pra 4E sem grandes traumas.

CF discorda. Inclusive, quando o CF postou estes artigos no Covil eu dei alguns pitacos pra ajudar no equilíbrio.

Matheus Borges Ziderich escreveu:O que pesou na escolha dos autores em procurar uma alternativa própria foi esse fato. A necessidade em usar três livros básicos existia na 3E e não incomodava a esse ponto.

Não, o que pesou foi que eles não gostaram da 4e, e não queriam escrever um cenário pra um sistema que não gostam. Eu consigo entender perfeitamente esse motivo.

A parte que nos deixa desconfiados é que ANTES da publicação da GSL, a Dragon Slayer tava rasgando elogios pras prévias da 4e. E logo que ela saiu começou a dor de corno de forma MUITO similar ao que aconteceu quando a Steve Jackson Games não autorizou o lançamento do GURPS Espada da Galáxia. Pode até ser que eles não gostaram do resultado final em comparação com o que tinham visto nas prévias, mas que ficou aquela sensação estranha, ficou.

Matheus Borges Ziderich escreveu:As magias estão sim no livro, apenas não estão listadas.

E se você for um mago de 8° nível, e quiser aprender duas magias, tem que vasculhar a lista INTEIRA pra saber quais estão acessíveis a você. Aham, senta lá, Cláudia.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários