"Fantasia medieval clássica" (?)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Smaug em 05 Ago 2010, 14:32

Não sei se foi sarcasmo, mas espero que não, porque, nesse caso, discordaria veementemente de você.

Basta uma rápida reflexão pra qualquer um entender a importância absurda da imagem para nós, em todos os âmbitos. A própria "IMAGINAÇÃO" (não só importante, mas absolutamente necessária e essencial para a existência do RPG) denota isso... imaginação vem de "imagem".

Nossas referencias são quase todas imagens. Não é? :)

Sim, e o que impede vc de buscar outras referencias que não aquelas apresentadas no livro? Sério, é como dizer que TRPG por R$80,00 vale a pena apenas pq tem ilustrações que "passam o clima"...
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 14:32

Nossas referencias são quase todas imagens. Não é?

Olha, eu acho que aquele texto que acompanha a imagem deveria ter prioridade como fonte de informação, mas se você diz que faz assim...
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 14:34

PGNovaes escreveu:Todos nós vemos o mundo pelas nossas experiências (passadas), é claro, mas me parece que vc quer dizer que o que eu quero não é mais acessível... é coisa que pertence ao passado exclusivamente. Se eu achasse isso... estaria "nostalgicamente" folheando meus livros de AD&D, FR, vendo suas ilustrações antigas na internet, fuçando livros antigos empoeirados de RPG. Não é o caso.

Não, não foi isso que quis dizer.

Tu correlacionaste, no outro tópico, a mecânica com o cenário. Admito que em alguns casos eles são atrelados, mas não em d&d. Não nesas trocas de edições. tu aindas pode jogar com o mago de chapéu pontudo, as mulheres com cabelos encaracolados, o guerreiro cara de Conan, os gnomos engraçadinhos, o Elminster sem a cara do Sean Connery, etc...

Não mudou o clima do jogo, não tem nada de video-game! Nunca rolei dado com meu joystick.

O que digo com o filtro nostálgico é isso, as regras mudaram, o clima és tu que faz.[/quote]

Arghsupremo, compreendo sua visão.

Amigos próximos com os quais já discuti bastante o tema concordariam com você, mas eu ainda não. :) Acho que esse tipo de coisa -- os símbolos através dos quais vemos esses mundos fantásticos -- são muito, muito frágeis, e que, absolutamente, não resistem ao D&D 4 ed, por exemplo.

"Nunca rolei dado com meu joystick"... Então nunca jogou um RPG pra computador rsrs... Os dados estão lá, apesar de você não conseguir vê-los. :D
Msn: geribola@hotmail.com
PGNovaes

Mensagempor Madrüga em 05 Ago 2010, 14:36

Mas você percebeu que, até agora, não definiu nada?

Esse "clima" irreproduzível, pelo que você dá a entender, não é nada mais que desenhos da década de 80 + sistema caótico + saudades de um passado que não volta mais.

Tente ser objetivo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Smaug em 05 Ago 2010, 14:36

Amigos próximos com os quais já discuti bastante o tema concordariam com você, mas eu ainda não. :) Acho que esse tipo de coisa -- os símbolos através dos quais vemos esses mundos fantásticos -- são muito, muito frágeis, e que, absolutamente, não resistem ao D&D 4 ed, por exemplo.

Cara, o que chapeus pontudos e bikini chain mail tem a ver com as regras obtusas de TAC0??

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Iuri em 05 Ago 2010, 14:37

Parem de postar!!

PGNovaes escreveu:Basta uma rápida reflexão pra qualquer um entender a importância absurda da imagem para nós, em todos os âmbitos. A própria "IMAGINAÇÃO" (não só importante, mas absolutamente necessária e essencial para a existência do RPG) denota isso... imaginação vem de "imagem".

Nossas referencias são quase todas imagens. Não é? :)

Neste caso você concorda que o que te faz pensar que 4D&D não é "fantasia medieval" são as ilustrações de seus livros, e não as suas regras? Tente não confundir as regras de um sistema com a forma com que elas são publicadas.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 14:39

Lumine Miyavi escreveu:
Nossas referencias são quase todas imagens. Não é?

Olha, eu acho que aquele texto que acompanha a imagem deveria ter prioridade como fonte de informação, mas se você diz que faz assim...

Não foi isso que eu disse. Falei da influência das imagens nas nossas percepções do mundo... não de prioridade em relação os textos... e os textos também nos remetem à imagens. É só vc parar pra notar o que passa pela sua cabeça quando lê um romance de fantasia medieval, por exemplo... não há muitos e muitas imagens?
PGNovaes

Mensagempor Madrüga em 05 Ago 2010, 14:40

Logo, o problema são as imagens?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 14:43

É só vc parar pra notar o que passa pela sua cabeça quando lê um romance de fantasia medieval, por exemplo... não há muitos e muitas imagens?

Honestamente? Não é a a primeira coisa e nem é uma imagem fixa.

Enfim, ainda estou esperando o argumento que explique que "4e é videogame" e "AD&D era rpg de verdade" que não apelem pro filtro de nostalgia.
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 14:44

Madrüga escreveu:Mas você percebeu que, até agora, não definiu nada?

Mais uma vez: não só percebi, como coloquei isso como questão inicial do post. ;) Meu objetivo é tentar definir...

Madrüga escreveu:Esse "clima" irreproduzível, pelo que você dá a entender, não é nada mais que desenhos da década de 80 + sistema caótico + saudades de um passado que não volta mais.

Tente ser objetivo.

Deixei bem claro, também, que não acredito ser irreproduzível. Na verdade, falei especificamente disso em post anterior... se achasse isso, estaria melancolicamente folheando livros antigos de RPG...

Minha intenção não é ser objetivo. Minha intenção é questionar e debater. Me desculpa se não correspondi às suas expectativas, mas não me propus a ser objetivo... Acho que você não leu os posts desde o primeiro. ;)
PGNovaes

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Ago 2010, 14:46

Li todos os posts, e aguardo as suas concepções, as perguntas que já repeti antes.
Lumine Miyavi

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 14:47

Madrüga escreveu:Logo, o problema são as imagens?

Não as imagens num sentido estrito como vc parece propor... mas no conjunto imaginativo que é o que qualquer cenário tem por objetivo criar.
PGNovaes

Mensagempor Smaug em 05 Ago 2010, 14:49

Minha intenção não é ser objetivo. Minha intenção é questionar e debater. Me desculpa se não correspondi às suas expectativas, mas não me propus a ser objetivo... Acho que você não leu os posts desde o primeiro. ;)

Vc quer debater algo subjetivo que nem vc consegue definiri??

Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor PGNovaes em 05 Ago 2010, 14:50

Lumine Miyavi escreveu:
É só vc parar pra notar o que passa pela sua cabeça quando lê um romance de fantasia medieval, por exemplo... não há muitos e muitas imagens?

Honestamente? Não é a a primeira coisa e nem é uma imagem fixa.

Enfim, ainda estou esperando o argumento que explique que "4e é videogame" e "AD&D era rpg de verdade" que não apelem pro filtro de nostalgia.

E por que acha que eu deveria saber a resposta? rsrs Volto a dizer... (pela milésima vez :) ), meu objetivo não é responder nada, é questionar e promover debate (acho que o segundo tô conseguindo, neh rsrsrs).

Sobre o "filtro de nostalgia"... respondi essa questão em outro post... a não ser não tenha entendido minha explicação (que confesso não ter sido, talvez, totalmente satisfatória), não há motivo para colocá-la outra vez.
PGNovaes

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Ago 2010, 14:52

D&D não é mais D&D por que a arte mudou?

Mesma coisa que falar que Warcraft não é mais Warcraft por que no I o clima era mais escuro e foi se tornando mais heróico a partir do II...

Ou que o FPS que passava o clima de sobrevivência era Wolfenstein 3D :blink:
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias