PGNovaes escreveu:Todos nós vemos o mundo pelas nossas experiências (passadas), é claro, mas me parece que vc quer dizer que o que eu quero não é mais acessível... é coisa que pertence ao passado exclusivamente. Se eu achasse isso... estaria "nostalgicamente" folheando meus livros de AD&D, FR, vendo suas ilustrações antigas na internet, fuçando livros antigos empoeirados de RPG. Não é o caso.
Não, não foi isso que quis dizer.
Tu correlacionaste, no outro tópico, a mecânica com o cenário. Admito que em alguns casos eles são atrelados, mas não em d&d. Não nesas trocas de edições. tu aindas pode jogar com o mago de chapéu pontudo, as mulheres com cabelos encaracolados, o guerreiro cara de Conan, os gnomos engraçadinhos, o Elminster sem a cara do Sean Connery, etc...
Não mudou o clima do jogo, não tem nada de video-game! Nunca rolei dado com meu joystick.
O que digo com o filtro nostálgico é isso, as regras mudaram, o clima és tu que faz.[/quote]
Arghsupremo, compreendo sua visão.
Amigos próximos com os quais já discuti bastante o tema concordariam com você, mas eu ainda não.

Acho que esse tipo de coisa --
os símbolos através dos quais vemos esses mundos fantásticos -- são muito, muito frágeis, e que, absolutamente, não resistem ao D&D 4 ed, por exemplo.
"Nunca rolei dado com meu joystick"... Então nunca jogou um RPG pra computador rsrs... Os dados estão lá, apesar de você não conseguir vê-los. :D