por PGNovaes em 04 Ago 2010, 19:39
Se você quiser dar uma quantia de XP fixa pra cada sessão, vá em frente. É, de fato, o caminho mais simples.
Mas variar pode trazer benefícios também...
Se a quantia que der para o grupo variar conforme seu "desempenho", você deve fazer algo que é ensinado em qualquer classe de avaliação: definir os critérios. O ideal, pra mim, é, primeiro, definir os critérios pro grupo ganhar mais XP (trabalho em equipe, menos conversa OOC, etc.). Esses critérios devem sempre se enquadrar na "regra de ouro" :-P ... a resposta para a pergunta "isso [o critério] torna o jogo mais divertido para todos?" deve ser "sim".
Sobre os XP individuais, eu acho que funcionam bem desde que você dê durante o jogo... É minha experiência pessoal... dando o XP logo após o jogador fazer algo que, na sua concepção, e de acordo com critérios definidos (ou, ao menos, definíveis) faça-lhe merecedor dos pontos extra. Se você o fizer nada hora, os outros jogadores podem ver claramente o que o levou a isso... o que afasta qualquer suspeita de favoritismo.
É essencial que se discuta os critérios para dar XP, para o grupo ou individualmente.
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