ahh... que tipo de debate eh esse? eu falo algo com o qual vc naum concorda e vc pede para eu parar? uau
O "pare" foi porque você não entendeu o que eu quis dizer e começou a fazer um discurso de como o Cassaro contribuiu para o rpg brasileiro. Eu quis explicar o porque eu tinha dito aquilo, não para você parar o debate.
do site da jambo: "3D&T é um RPG para aventuras no estilo anime/mangá/games." naum diz generico. a mesma editora vende m&M como generico, algo que faz bem mais sentido
e naum acho 3D&T pior que gurps. acho gurps horrivel, muito chato. 3D&t eh muito limitado e quebrado, mas ainda assim preferiria jogar 3D&T do que gurps. e dai? eh minha opinião. vc acha 3D&T pior que gurps. blz. nem a minha nem a sua opinião saum verdades absolutas. a diferença eh que eu enxergo isso...
Estamos nos referindo ao 3d&t de capa vermelha que foi usado para adaptar todo tipo de coisa na DB na decada de noventa.
De novo, GURPS e 3d&t foram feitos para públicos diferentes e tem objetivos de design bem diferentes. É impossivel comparar os dois, eu afirmei que a situação foi horrivel porque eles tentaram vender 3d&t como subistituto ao GURPS na epoca.
E não vamos discutir M&M nesse tópico por favor.
naum acho curioso, acho natural. acho natural que uma equipe que tenha feito boas decisoes de mercado tenha alcançado a liderança. estranho se fosse o contrario
Então você concorda que eles fizeram boas decisões de mercado como destruir a concorrência enquanto promovem seus RPGS? Que ótimo, missão cumprida.
naum vi ele choramingar. vi responder uma pergunta, diznedo que naum publicaria tormenta e 3d&T nos EUA porque naum iria funcionar. lucido da parte dele, pq eu tmb acho. enxergar que seu trabalho naum funcionaria em determinada situação nao eh choramingar, eh sensato. naum eh bem ele que eu estou vendo choramingar, mas sim vc, reclamando que gurps naum funcionou por causa dele.
1) Há muitos RPGs internacionais que fazem sucesso nos Estado Unidos. Dark Heresy é um dos mais jogados lá e foi escrito por uma empresa inglesa (Que fechou por outros motivos, e passou a ser publicado nos EUA).
2) Quanto a GURPS, GURPS funcionava bem antes. Era um dos grandes três no Brasil, com muitos jogadores na geração xerox. Porém GURPS não é bem o sistema para completo iniciantes (me refiro em quantidade de gente na mesa, ao menos um teria que dominar o GURPs para ajudar a fazerem as fichas de maneira rápida por exemplo. A mecanica básica de gurps é facil de aprender, mas um pouco mais dificil de "pegar e jogar" como outros jogos. Mini gurps nasceu justamente para ajudar com isso o problema foi que ele veio tarde demais). Repare, em nenhum momento eu falei "GURPS não fez sucesso porque não teve apoio do Cassaro" e sim "GURPS parou de fazer sucesso porque 3d&t foi vendido como seu substituto pela DB, após eles decidirem não mais suportar o sistema."
Eu também gostaria de dizer que a queda de gurps não aconteceu apenas por causa da DB, mas ela contribuiu sim.
E um adendo: Eu não jogo GURPS, apesar de ter gostado das poucas sessões que eu pessoalmente joguei. Não estou choramingando por aguas passadas, eu quero te lembrar que essa discussão ocorreu quando um usuario do forum comentou com o Saladino falando que seu grupo havia feito duras críticas a quarta edição de D&D porém se utilizava de elementos presentes nos jogos. Saladino respondeu que eles pegaram elementos da mesma fonte da 4e, e não da 4e em si. Alguém então comenta sobre o porque deles terem feito as críticas no 4e (A GSL e aquela resenha pouco profissional feita na DS) e então alguns usuarios comentam que isso não é novo, apontando para o incidente Espada da Galaxia.
Foi ai que você surge falando que o incidente nunca aconteceu.
Por que eu estou choramingando quando tudo o que eu tenho postado aqui é para tentar mostrar para você que tal incidente ocorreu?
Você usa argumentos do tipo "Cassaro não tinha nenhuma responsabilidade sobre GURPS".
Esse não é o ponto. O ponto é que eles fizeram duras críticas a gurps após perderem o trem do sistema, e então pegaram um sistema antigo deles (D&T), modificaram ele para ser generico e o venderam na epoca como subistituto, quando na realidade ele não cumpria o que GURPS tem como objetivo, alienando os fãs de GURPs.
Uma situação parecida com o incidente 4e.