Locke Winchester escreveu:Um imposto baseado em renda vale muito pouco quando é facilmente sonegável, nunca fizeram cara feia pra ti quando tu pediste nota fiscal? Nunca viste um só empresário ser dono de 5 ou 6 cnpj's espalhados no nome de familiares ou testas de ferro?
O único imposto que, a meu ver, conseguia superar isso é a CPMF. Afinal, sendo impossivel fugir dos bancos, mais cedo ou mais tarde teu dinheiro passa por lá, é um imposto insonegável.
E exatamente por isso foi derrubado.
Se o problema fosse só o excesso de impostos ou a carga tributária faria mais sentido remover ou diminuir impostos que honeram mais os pobres que os ricos, como quase todos impostos sobre produto (ICMS, PIS, COFINS, IPI).
Parabéns, Locke! Eu creio que a CPMF era o imposto (constribuição, na verdade) mais "justa" de todas as taxas, impostos e contribuições que pagamos. Se, um dia, viéssemos a vislumbrar uma reforma radical na carga tributária brasileira, creio que a junção de muitos deles numa taxa que recai sobre o dinheiro movimentado seria um excelente substituto.
Concordo 100% contigo.