Regras e Interpretação - Concordam?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Regras e Interpretação - Concordam?

Mensagempor LuizTroll em 27 Ago 2010, 16:12

Não que o sistema te force ou não a uma boa interpretação, mas olhando a ficha do 4E, você não sente um empurrãozinho para o Matar e Pilhar sem motivos?

Em Vampiro/Lobisomem/Mago eu tenho o mesmo sentimento de "poder", tenho vontade de ser parrudão e cometer atrocidades pra ser o mais forte possível. Gurps idem.
Desculpa conheço só essas coisas mais básicas de RPG, não saberia dizer de outros sistemas.
"Eu sou mais rico que o Batman!" - Vlog de Deus
SPOILER: EXIBIR

Imagem
LuizTroll

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Ago 2010, 16:18

Não discordo de nenhum dos pontos do seu último post, Hagen. Só que você está esquecendo que D&D abstrai algumas coisas em nome da temática, como deixar Destreza e Agilidade como um atributo só, e também esquece que boa parte dos seus argumentos são igualmente válidos para qualquer outro sistema além de D&D.

Não que o sistema te force ou não a uma boa interpretação, mas olhando a ficha do 4E, você não sente um empurrãozinho para o Matar e Pilhar sem motivos?

Sim, para o matar e pilhar (novamente, porque é a temática do jogo). Mas não necessariamente sem motivos (porque isso quem define é a mesa, e não o sistema).
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Iuri em 27 Ago 2010, 16:21

E se o ladino do exemplo conseguir entrar no local furtivamente, sem chegar a entrar em combates com os guardas, ele ganha a mesma experiencia que teria ganho da outra forma, já que superou o mesmo desafio.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor arghsupremo em 27 Ago 2010, 16:21

Bom, se o cirurgião tem muita habilidade em fazer cortes e enfiar tubos nos pacientes, mas joga futebol muito mal, não consegue pular um murinho e nem sonha em fazer o que a Daiane dos Santos faz, então ele não tem um alto valor em destreza e sim na perícia médica apropriada.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Cebolituz em 27 Ago 2010, 16:24

VA escreveu:Sim, para o matar e pilhar (novamente, porque é a temática do jogo). Mas não necessariamente sem motivos (porque isso quem define é a mesa, e não o sistema).

O quote que mata essa discussão.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Haspen em 27 Ago 2010, 16:26

Sim, para o matar e pilhar (novamente, porque é a temática do jogo). Mas não necessariamente sem motivos (porque isso quem define é a mesa, e não o sistema).

O "sem motivos" ficou mal explicado... Eu me refiro sem história de personagem, sem conteúdo de personagem.
Claro, isso tudo depende da mesa, eu mesmo sempre tento usar interpretação não importando o cenário, mas o que me refiro é que a ficha e o sistema não buscam isso.
Haspen

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Ago 2010, 16:33

De qualquer forma, Haspen. Pode ser M&M, Vampiro, D&D, GURPS ou Paranóia. O sistema não vai te OBRIGAR a fazer uma história ou dar conteúdo a seu personagem, assim como não vai lhe PROIBIR.

Isso é de acordo com o grupo e com o jogador.

E pergunto novamente: você já leu o Guia do Mestre?
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Haspen em 27 Ago 2010, 16:43

Guia do mestre da 4E não...
Para falar a verdade eu fiquei pelo livro do jogador mesmo...
Continuei desatualizado com o meu 3.5 que eu achei melhor.
Questão de opnião pessoal...

Mas a resenha fala justamente sobre isso Virtual... A questão dos sistemas não te encorajar a bolar uma história melhor e mais divertida, fazer um personagem divertido, dar "vida" ao seu personagem e não apenas distribuir pontos para sair atirando dados.

Eu usei o D&D só como exemplo, mas é fato que temos isso em muitos dos sistemas que usamos.
Lembro de uma questão levantada uma vez sobre ter ou não ter Vantagens e Desvantagens e alguém disse: Para que eu vou colocar uma desvantagem no meu personagem? Para que dar brilho a ele se sem desvantagens ele bate muito mais.

É a isso que me refiro.
Claro, vai muito da pessoa, mas vai muito do foco dos sistemas serem sempre no combate e nunca em fazer o seu personagem mais completo.
Haspen

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Ago 2010, 16:46

Haspen escreveu:Guia do mestre da 4E não...
Para falar a verdade eu fiquei pelo livro do jogador mesmo...
Continuei desatualizado com o meu 3.5 que eu achei melhor.
Questão de opnião pessoal...

Mas a resenha fala justamente sobre isso Virtual... A questão dos sistemas não te encorajar a bolar uma história melhor e mais divertida, fazer um personagem divertido, dar "vida" ao seu personagem e não apenas distribuir pontos para sair atirando dados.

Eu usei o D&D só como exemplo, mas é fato que temos isso em muitos dos sistemas que usamos.
Lembro de uma questão levantada uma vez sobre ter ou não ter Vantagens e Desvantagens e alguém disse: Para que eu vou colocar uma desvantagem no meu personagem? Para que dar brilho a ele se sem desvantagens ele bate muito mais.

É a isso que me refiro.
Claro, vai muito da pessoa, mas vai muito do foco dos sistemas serem sempre no combate e nunca em fazer o seu personagem mais completo.

Leia o Guia do Mestre da 4E, Haspen. Ele fala justamente sobre todas essas coisas que você tem defendido, e de uma maneira magnífica.

Quase não há regras no livro, por sinal.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor arghsupremo em 27 Ago 2010, 16:46

Bá, o que dizer?
Imagem
arghsupremo

Mensagempor Haspen em 27 Ago 2010, 16:52

Leia o Guia do Mestre da 4E, Haspen. Ele fala justamente sobre todas essas coisas que você tem defendido, e de uma maneira magnífica.

Então o livro do mestre deveria ser o livro do jogador :)...
Com as regras no final.
Haspen

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 27 Ago 2010, 17:02

Não vejo por quê. A maioria dos grandes sistemas coloca em seu livro básico (no caso do D&D, o Livro do Jogador) as regras, e características mais descritivas em suplementos. M&M e GURPS seguem esse modelo, por exemplo.

O fato de D&D ter colocado características mais descritivas em um dos livros básicos (o Guia do Mestre) é uma qualidade, e não um defeito.

Fora que o fato do Livro do Jogador ter menos elementos descritivos foi escolha dos jogadores, que queriam mais espaço para as regras, já que os elementos descritivos geralmente são coisas a serem criados dentro dos grupos (Storytelling, inclusive, usa um modelo parecido, evitando jogar detalhes de cenário e deixando isso ao encargo do grupo).

Mas acho que essa discussão está começando a se tornar um Off-Topic, e se prolongou por demais.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Mensagempor Cebolituz em 27 Ago 2010, 17:06

Haspen escreveu:

Então o livro do mestre deveria ser o livro do jogador :)...
Com as regras no final.

E tornar o Livro do Jogador uma tomo gigantesco, ou simplesmente limar e deixar tudo faltando, mal explicado e pela metade?

Solução mais simples: coloca tudo isso no Guia do Mestre e tanto regras quanto orientações de interpretação não serão prejudicadas por falta de espaço.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Haspen em 27 Ago 2010, 17:35

Solução mais simples: coloca tudo isso no Guia do Mestre e tanto regras quanto orientações de interpretação não serão prejudicadas por falta de espaço.

Mas você não terá regras para interpretação, somente dicas de interpretação, o que são duas coisas diferentes.

Exemplo: um sistema pode quase obrigar voce a ter alguma desvantagem - o q eu acho correto, ninguem é perfeito nem em fantasia. O D&D vai só dizer que você poderia ter alguma desvantagem para dar "brilho" ao seu personagem.
Logo, seu jogador "robótico" vai continuar sendo robótico.
Haspen

Mensagempor arghsupremo em 27 Ago 2010, 17:38

Haspen escreveu:

Mas você não terá regras para interpretação, somente dicas de interpretação, o que são duas coisas diferentes.

Exemplo: um sistema pode quase obrigar voce a ter alguma desvantagem - o q eu acho correto, ninguem é perfeito nem em fantasia. O D&D vai só dizer que você poderia ter alguma desvantagem para dar "brilho" ao seu personagem.
Logo, seu jogador "robótico" vai continuar sendo robótico.

Por que eu deveria ser obrigado a fazer uma coisa que eu não quero?
Imagem
arghsupremo

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias