O lance da fobia racial não é tão extremo assim. No TD20 você recebia um redutor por estar a mais de 3m do chão e no TRPG acho que essa característica sumiu. Tanto que no IdM o clérigo minotauro chega a escalar um paredão gigante (embora bastante na merda).
Fobia = medo irracional. Pensar em algo "é só um redudor de -3" e muito MARP (metajogo).Claro isso não impede que a vaquinha bípede atravesse uma ponte pra salvar sua vida. Mas com certeza os minotauros não subiriam em algo se isso pudesse ser evitado de alguma forma.
E num mundo com tantos aventureiros, qual o problema de estarem todos eles ocupados e, nossa, só os jogadores podem enfrentar a ameaça do Mestre Arsenal e seu Gigante Guerreiro Daileon!
Bem, o mesmo posso dizer de qualquer desenho animado de super-heróis/ filmes/ etc. Onde estava o Liga da Justiça enquando Bane (e um monte de vilão secundário) estava saqueando Cothan City? Onde estava o Dr Voodo e o Dr estranho na Saga massacre?
O que quero dizer é: Ora RPG é pra os JOGADORES salvarem o dia. Os NPC poderosos podem até aparecer, mas nunca roubar a cena.

Valkaria e Tauron não tinham mais o que fazer e olharam um pro outro e disseram: