e que a encarnação para a 4e é bem controversa
Muita gente reclamou da adaptação do cenário para a 4e, principalmente pelo fato do cenário ter que se adaptar ao sistema e não o contrário. Postura que foi revista, por exemplo, com o advento de Darksun.
Do ponto de vista mecânico, eu acho que deram mesmo uma forçada de barra na entrada de raças pouco usuais no cenário (eladrins, dragonborns, tieflings, etc) por exemplo, embora pra mim isso tenha sido uma modificação menor, já que o cenário foi lançado num curto período após o lançamento do sistema.
A história do cenário, ao contrário, sofreu alterações bastante complexas. A destruição da trama, loucura dos arcanos mais antigos e poderosos, a praga mística, e a mudança política dos reinos. Sinceramente pra mim todas estas alterações foram completamente previsíveis. Tenho uma campanha da 3e inteira pra provar isso. De tudo o que ocorreu na 4e, 80% eu já havia previsto nesta campanha. Era mesmo um caminho óbvio a se seguir.
O que me faz perguntar se eles não roubaram minhas idéias.
Existe muita coisa interessante no cenário além dos livros básicos. A maioria está nas novels e nos suplementos específicos detalhando pequenas vilas e cidadelas dos reinos, assim como várias pequenas organizações espalhadas. Daquilo que foi disponibilizado no site da wizards para a 3e, uma fração foi traduzida pelo
UDG. São boas histórias que me fizeram me interessar ainda mais pelo cenário.