[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Iuri em 29 Set 2010, 20:09

Oda Nobunaga escreveu:
Olha, eu acho que TRPG NÃO é genérico, já que todo fluff é feito sobre Tormenta. Mas se alguem quiser fazer algum sistema para ser usado com as regras do TRPG beleza, só vai ter que restringir algumas coisas e alterar o fluff das raças/classes. Exatamente o que acontece com D&D.

Curiosamente, D&D tem em seus suplementos Samurais, Ninjas, Shamas e um bando de coisa que nunca encaixaria em Greyhawk :haha:

Entendi o que você quis dizer, mas isso não invalida o que eu disse. Claro, se TRPG começasse a ter suplementos contendo material que NÃO seja incorporado ao cenário, ele poderia talvez ser chamado de genérico.

Mas o que eu disse que acontece também em D&D não se refere a regras com fluff que possa ser adequado a um cenário diferente do padrão pelas quais as regras básicas são apresentadas.
O que eu disse é que sempre que alguém quiser fazer um cenário em cima de regras que contenham qualquer tipo de fluff vai ter que alterar este fluff, possivelmente mudar alguns nomes e retirar material que não existirá em seu cenário. É isso pode acontecer em TRPG (agora, se tudo em TRPG fizer referencia a seus deuses, seus lefeus e sesu minotauros, realmente fica dificil sem ter que descartar tudo).
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor GoldGreatWyrm em 29 Set 2010, 23:00

Medo de altura dos minotauros não é nada genérico, por exemplo.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Iuri em 29 Set 2010, 23:06

GoldGreatWyrm escreveu:Medo de altura dos minotauros não é nada genérico, por exemplo.

E que pode ser desconsiderado quando você criar um cenário em que minotauros não tem medo de altura.
Assim como eu posso ignorar o poder de elfos de repetir rolagens de ataque se em meu cenário elfos não são tão bons de mira (ser bom de mira é tão especifico quanto ter medo de altura)

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Madrüga em 29 Set 2010, 23:46

Iuri escreveu:
GoldGreatWyrm escreveu:Medo de altura dos minotauros não é nada genérico, por exemplo.

E que pode ser desconsiderado quando você criar um cenário em que minotauros não tem medo de altura.
Assim como eu posso ignorar o poder de elfos de repetir rolagens de ataque se em meu cenário elfos não são tão bons de mira (ser bom de mira é tão especifico quanto ter medo de altura)

Mas aí você pode acabar mexendo no equilíbrio das raças ao retirar uma fraqueza, velho. Muitas vezes elas estão lá para compensar pontos fortes, e simplesmente apagá-las gera desequilíbrio.

It's the Cassaro way.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor crudebuster em 29 Set 2010, 23:54

Hum, eu estava conferindo umas coisas que disseram sobre o meu fanfic sujismundo, sabe as Montanhas Uivantes, aquelas que são geladas e intransponíveis e etc?

Tinha uma tribo de 4000 minotauros nômades e escravistas lá desde o Reinado, pelo menos, chamada (ô criatividade) A Manada. Aparentemente eles são pokémons e se tornaram minoiaques.

Como assim, eles tem medo de altura racial? Ah sim, só é alto se você olhar lá pra baixo. :)

Que nem aquele camarada do Tubarão que detesta o oceano e vai morar numa ilha. "Ué, mas voce detesta o oceano, porque veio morar numa ilha?" "Só é uma ilha vista do oceano"...

Prometo que fico quietinho, tenho uns contos pra escrever aqui e estou bem mais calmo.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor Iuri em 30 Set 2010, 00:00

Sim, concordo plenamente.
O cara pode até colocar outras caracteristicas para compensar esse ponto fraco, ou diminuir algum dos pontos fortes para compensar, mas você poderia dizer que isso seria reescrever a raça e que não precisaria do livro pra isso, ou que de uma forma ou de outra alteraria o equilibrio da raça. E eu concordaria.
Mas dizer que o mesmo não acontece com D&D é ingenuidade. E se em meu cenário os humanos não forem tão adaptaveis, por exemplo? Altero as regras que representam isso? E o que colocar no lugar do talento e pericias perdidas?
Ou seja, TRPG é tão bom quanto D&D no que tange a possibilidade de se criar cenários próprios e compatíveis com o sistema (com as devidas modificações que o autor julgar necessárias).

Talvez tenha exagerado no "tão bom quanto", mas o que conta é que os dois permitem que isso aconteça.

Iuri

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Set 2010, 00:01

A manada ocupa estepes que existem nas Uivantes. Estepes são planas.

Editado: As raças de D&D tem conceitos que já estão bem enraizados no imaginário mediano... com exceções de algumas adições, claro, como eladrins e tieflings.

Mas mesmo assim, nem tanto. Tieflings são "demônios jogáveis". Goliaths são "os caras grandões". Draconatos são "dragões jogáveis". Nenhum deles tem algo que liga muito a um BG específico, como Proteção Mental contra Sondagem sobre a Localização de Doherimm, Medo de Altura, pegue 3 talentos de Tormenta, etc.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor crudebuster em 30 Set 2010, 00:14

GoldGreatWyrm escreveu:A manada ocupa estepes que existem nas Uivantes. Estepes são planas.

E as montanhas não são mais intransponíveis? :) Como será que chegaram lá?

Eu conferi aqui no mapa do Reinado, ué, não há tantas estepes assim. Onde posso saber mais?
Imagem
crudebuster

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Set 2010, 00:30

Na verdade Montanhas Uivantes é uma região que tem sim muitas montanhas... mas também muitos territórios planos e florestas. Tudo devidamente congelado graças a presença da Rainha Behluga (agora, aparentemente, substituída por sua filha por causa dos acontecimentos de Holy Avenger).

Ou seja, estepes frias com muito vento, taigas, tundras, lagos congelados, esse tipo de coisa.

Mais informações? O Reinado Vol. 2.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor crudebuster em 30 Set 2010, 00:36

Hu-hum, da dragona com coração de gelo eu já sabia. Valeu. Então o pior dos problemas não é a altura e sim a temperatura mesmo.

Isso realmente torna inócuo o tal medo de altura como motivo pra não ultrapassarem as montanhas, vejo isso claramente.
Imagem
crudebuster

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Set 2010, 00:40

A maior crítica ao guerras taúricas foi que... a parede que separa as Uivantes de Deheon teria uma cordilheira desconhecida capaz de aguentar um exército que tem medo de altura em marcha.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor crudebuster em 30 Set 2010, 00:44

Mesmo que eles tivessem, sei lá, sido treinados especialmente pra aguentar essa investida Aníbalística, a teoria do blitzkrieg boi foi acachapante. Linhas de suprimentos? Logística? BAH! Eles são minotauros com bestas de carga! Coisas fúteis como parar pra comer e dormir são pra seres inferiores.

Aproveitando o ensejo, tem um link na Jambô pra baixar volumes dos Reinados, que já se encontram esgotados, e um pequeno mapa dos reinos.

Antes que algum palhaço venha me acusar de pirataria e me chamar de safadinho, foram autorizados pelo Cassaro, então quem quiser que baixe, tá tudo no easy-share. http://www.jamboeditora.com.br/forum/vi ... php?t=4864
Editado pela última vez por crudebuster em 30 Set 2010, 00:51, em um total de 1 vez.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 30 Set 2010, 00:46

GGW, tem um gancho numa descrição sobre as Uivantes sobre uma possível filha meia-dragoa, isso não fica confirmado. E na real o clima das Uivantes permanceu o mesmo pela presença do cádaver da Belugah, que foi devolvido ao covil dela no final de HA.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor GoldGreatWyrm em 30 Set 2010, 00:48

Por isso o aparentemente :b
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Iuri em 30 Set 2010, 00:50

GoldGreatWyrm escreveu:As raças de D&D tem conceitos que já estão bem enraizados no imaginário mediano... com exceções de algumas adições, claro, como eladrins e tieflings.

Ou seja, tais regras só poderão ser usados sem alterações se o cenário em questão conter os mesmos conceitos deste imaginario mediano. Não acho que o fato da maioria dos cenários caseiros de fantasia medieval se construirem com base nestes conceitos torne D&D mais genérico* que TRPG (*usando o termo "genérico" equivalendo a capacidade de se criar cenários em cima da base do sistema)

GoldGreatWyrm escreveu:Mas mesmo assim, nem tanto. Tieflings são "demônios jogáveis". Goliaths são "os caras grandões". Draconatos são "dragões jogáveis". Nenhum deles tem algo que liga muito a um BG específico, como Proteção Mental contra Sondagem sobre a Localização de Doherimm, Medo de Altura, pegue 3 talentos de Tormenta, etc.

Nossa, existe uma habilidade racial ou de classe chamada "Proteção Mental contra Sondagem sobre a Localização de Doherimm"? Arg... Mas claro que estas caracteristicas que você citou teriam que ser alteradas.

E as raças básicas não são apenas "o cara grande", ou "o dragão jogavel" (apesar de que a forma mais concisa da 4ª ed de apresentar material fez muita gente criticar justamente o fato das raças parecerem apenas isso: o dragão jogavel e etc). Estaria mais para "o cara grande que vive nas montanhas e tem uma pele quase rochosa, assim como um grande contato com a natureza e mente serena" (pois são isso que suas estatisticas de jogo dizem), assim como o draconato seria "o dragão jogavel que não é tão dragão porque não voa mas pelo menos cospe fogo, fica agressivo quando atacado e tem orgulho de conhecer detalhes sobre a história de seu povo". Citando o mesmo trecho que tu mencionou antes, sobre draconatos não serem apenas "dragões jogaveis" (incrivel como a possibilidade de malhar tormenta faz as pessoas mudarem de opinião sobre certos assuntos :haha: ):
Livro do Jogador, pag 34 escreveu:Play a dragonborn if you want to be the proud heir of an ancient, fallen empire."

Ou seja, uma das primeiras frases sobre a raça já diz que eles tinham um grande império e blablabla. Claro que esquecer isto em prol de uma adaptação ao seu cenário não vai prejudicar em nada o equilibrio da raça (no máximo mudar aqueles +2 em história). Mas se em meu cenário não existe forma de viajar entre planos, nem magicamente, o Passo Feérico do Eladrin já se torna... inexplicavel. Usando a mesma ótica podemos ver criaturas do TRPG (não li, estou apenas imaginando que seja assim) com conceitos como "o minotauro cheio de escravos que não acha que está sendo mau e que tem medo de altura".

Conclusão: Em ambos sistemas o material apresentado é construído em cima de alguns conceitos. Ao adaptar um cenário para o sistema você tem duas opções: alterar seu cenário para que ele contenha tais conceitos do sistema; ou alterar os conceitos do sistema (e as regras que são consequencias destes conceitos) para melhor se adequar à sua ideia de cenário.

Iuri

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários