Filosofia para situações fora de combate

Moderadores: Madrüga, Moderadores

Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Emil em 09 Out 2010, 22:24

Olá, galerës octogonais.

Se ainda não ficou claro, eu sou da turma do Led, ou seja, basicamente um analfabeto funcional no que diz respeito à criação e modificação de sistemas mais complicados que ataque e defesa, por isso eu participo pouco desta parte do fórum. Eu juro que leio tudo, mas a maior parte das vezes não acho que se forme um palpite meio útil na minha cabeça pra que eu intervenha nos tópicos.

Mas eu sei do que eu gosto, sei do que eu sinto falta, e estava acompanhando uma outra discussão, na DIcas & Ideias, se eu não me engano, em que o Eltor faz umas críticas aos desafios de perícias da 4e. Eu nunca joguei a 4e a fundo, não sei exatamente como se desenvolvem os desafios, mas tinha achado interessante, porque me parece o sistema tentando dar conta de outras situações que não só a porradaria pura. Por isso eu resolvi abrir este tópico aqui. Afinal, o e8 tem lista de perícias, tem quem sabe uns talentos e umas perícias que servem pra mais do que só pra bater mais legal. E às vezes é bom ter uma sessão, e quem sabe até uma aventura, em que os dados rolem freneticamente, mas nenhuma gota de sangue fantasia seja derramado... E aí, com o E8, dá pra pensar algo assim? Dá pra pensar algo na linha dos desafios de perícia, corrigindo os defeitos, criando uma coisa mais nossa? Ou é só meu desconhecimento de design me fazendo falar groselha?
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Deicide em 10 Out 2010, 12:20

Acho que a resposta é sim; dá.

Eu também estou procurando uma forma mais legal de sistematizar Desafios de Perícias do que o método 4e. Noto ocorrer muito dos jogadores pegarem uma Perícia boa e ficarem repetindo-a sem parar até ganharem o desafio, e queria adicionar mais variedade nos desafios.

(Por outro lado, como Mestre, finalmente aprendi a narrar desafios de Perícias de forma que os jogadores ficam excitados com o desafio.)
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Smaug em 10 Out 2010, 12:26

Eu juro que ainda não entendio problema com os desafios de pericia da 4e, já narrei alguns e achei o sistema ótimo!!
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
Smaug
 
Mensagens: 2464
Registrado em: 25 Ago 2007, 17:22
Localização: http://2x6.wikidot.com

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Deicide em 10 Out 2010, 12:51

Smaug escreveu:Eu juro que ainda não entendio problema com os desafios de pericia da 4e, já narrei alguns e achei o sistema ótimo!!


Eu acho o sistema legal, principalmente depois que aprendi a narrar um desafio de perícias de forma que esconda a mecânica por trás da coisa, mas tem alguma coisa que precisa ser melhorada. Por exemplo, em geral o jogador vai ficar preso a uma ou duas perícias nas quais é bom, e fica só repetindo o teste. Eu estou tentando criar um método que permite mais improviso e encorage tomar riscos.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Madrüga em 10 Out 2010, 20:01

Como assim, ficar repetindo o teste?

No mais, eu acho o lance de desafios de perícia interessante, mas é complicado atribuir uma tabela de CDs igual a 4e tentou (e falhou mais de uma vez). O dinamismo das habilidades, magias, sinergias, perícias é muito grande, não sei se é possível se prender a uma tabela e dividir entre "fácil, médio e difícil".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Lumine Miyavi em 10 Out 2010, 20:27

Bom, na verdade, dividir em dificuldades é fácil: dificil é isso ser quantificados em exemplos pequenos, como na 4e; faltam também uma gama de exemplos com habilidades / talentos / perícias não-ortodoxos em questão.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Deicide em 10 Out 2010, 21:12

Madrüga escreveu:Como assim, ficar repetindo o teste?


Imagina que você faz um desafio que envolve certas perícias. O jogador vai pegar a Perícia dele com maior valor, e vai ficar repetindo teste dela, sem arriscar outras Perícias, entendeu?

Eu queria basicamente dar um jeito de incentivar Perícias que o personagem é ruim. Algo como dar dois sucessos, mas só se beneficiar uma vez; ou algo assim.

Outra coisa é criar um método em que sucesso parcial num desafio traga benefícios tangíveis, mesmo que o personagem perca o desafio.

Sei que já existem coisas assim na 4e, mas recaem na "isso fica de acordo com a vontade do Mestre", e eu queria dar um jeito de quantificar isso, entende?

No mais, eu acho o lance de desafios de perícia interessante, mas é complicado atribuir uma tabela de CDs igual a 4e tentou (e falhou mais de uma vez). O dinamismo das habilidades, magias, sinergias, perícias é muito grande, não sei se é possível se prender a uma tabela e dividir entre "fácil, médio e difícil".


Nem é tão difícil assim.

Fácil: 5 + valor médio de uma Perícia naquele nível + mod. Atributo baixo
Médio: 10 + valor médio de uma Perícia naquele nível + mod. Atributo mediano
Difícil: 15 + valor médio de uma Perícia naquele nível + mod. Atributo alto

Quanto a magias, sinergias, etc., isso tem só que ter certeza que não cria situações abusivas,que permitem um bônus alto constante em uma Perícia.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Gun_Hazard em 26 Abr 2011, 10:54

Me ocorreu uma idéia para acrescentar um pouco de dinamismo a mais que X Vitórias antes de Y Fracassos.

Quando o mestre estabelece um Desafio de pericias ele estipula o X Vitórias antes de Y fracassos.

E Joga a cada teste um Dado Curinga:

O Dado Curinga permite modificar a situação.

Por exemplo, um dado Curinga D10 seria.

1-3 Não permite usar a mesma pericia na sequencia ( ou seja o jogador tem que ser criativo e bolar uma outra maneira de seguir o curso usando outra pericia)
4-6 Resultado normal
7-8 Efeito maximizado o sucesso saiu muito bom e o fracasso saiu muito ruim (Resultado apenas descritivo sem efeito mecânico).
9 Em caso de Sucesso conta como dois sucessos, em caso de fracasso não conta conta como um fracasso (Joga a pericia de novo, como se o teste não fosse nem sucesso nem fracasso).
10 Em caso de fracasso acrescenta a necessidade de mais dois sucessos, em caso de sucesso o resultado foi bom mas mesmo assim alguma coisa ainda saiu errado (Joga a pericia de novo, como se o teste não fosse nem sucesso nem fracasso).

Na verdade ainda é só mais uma jogada de dado e precisa que o mestre e o jogador interprete o resultado para não virar uma simples britadeira de dados até conseguir...

Mas pelo menos dá uma ajuda para o mestre acrescentar um outro valor aleatório além de acerto ou erro.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Deicide em 26 Abr 2011, 22:50

Acho o dado curinga uma solução meio radical.

Em meus jogos, adaptei a seguinte regra para Desafios de Perícia:

- Em geral, uso apenas CDs médias;

- Para cada personagem, após testar a mesma Perícia duas vezes seguidas (sejam os testes bem-sucedidos ou não), cada teste adicional da mesma Perícia aumenta a CD em +5, cumulativo. Usar outra Perícia faz a dificuldade "resetar";

- O personagem pode "apostar" alto num teste: para cada +5 somado à CD, o teste dá um sucesso adicional se for bem-sucedido. Se a CD normal é 15, por exemplo, e você testa contra 25, obtém três sucessos num teste só; Falhar ainda conta como uma falha única;

- O personagem pode escolher "improvisar" uma perícia imprevista no desafio. Ele testa contra CD fácil, e pode "apostar" também nesse teste. Se obtiver sucesso, ele adiciona +2 no seu próximo teste (aumenta o bônus em +1 para cada +5 adicionado na CD como aposta). Não é possível improvisar mais do que uma vez por desafio com cada Perícia;

- Testes de auxílio feitos para ajudar outro personagem também podem ser "apostados";

Ainda estou testando essas variações, mas até o momento elas tem ajudado a evitar uso contínuo de uma Perícia, bem como improvisar mais perícias no desafio.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Lumine Miyavi em 27 Abr 2011, 09:18

Não entendi muito bem a ideia por detrás da aposta, pelo menos não no design do jogo. +5 na CD é realmente equivalente a um sucesso automático? Lembrando que e8 só tem... 8 níveis.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Madrüga em 27 Abr 2011, 12:08

Ao invés de "dado curinga", um ponto de ação pode ser mais justo em jogo, acho.

E gostei do modelinho do Deicide. A questão da aposta é estranha, mas pode servir para um cara que é MESTRE numa perícia simplesmente acelerar as coisas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Gun_Hazard em 27 Abr 2011, 13:13

"Aposta" do Deicide é quase o mesmo que Desafio/Challenge do TRUE20 e M&M.

Madruga compre/empreste o Manual dos Malfeitores ele tem ótimas regras alternativas mesmo para quem não usa o M&M.
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Avatar do usuário
Gun_Hazard
 
Mensagens: 733
Registrado em: 19 Fev 2008, 17:55
Localização: Parnaíba City

Re: Filosofia para situações fora de combate

Mensagempor Deicide em 27 Abr 2011, 19:11

Madrüga escreveu:Ao invés de "dado curinga", um ponto de ação pode ser mais justo em jogo, acho.

E gostei do modelinho do Deicide. A questão da aposta é estranha, mas pode servir para um cara que é MESTRE numa perícia simplesmente acelerar as coisas.


A aposta é o "desafio de perícia" do Iron Heroes, que por sua vez se baseou em algumas perícias da 3.X, como Escalar ou Acrobacia, que permitiam resultados melhores aumentando a dificuldade. O Iron Heroes simplesmente estendeu isso para todas as perícias e deixou bem claro que a ideia é que os jogadores sintam vontade de aumentar suas próprias dificuldades. Tenho usado isso em diversas encarnações de regras em jogo, e sempre gostei da ideia.

Ela surgiu exatamente para desafiar personagens muito bons em algo. Não tem muita graça um cara com, sei lá, +12 no teste fazer um teste contra CD 15. Agora, se você oferece algo em troca para ele testar contra CD 20 ou 25, a coisa vai ficando mais desafiadora.

No caso do uso num desafio de perícia, a ideia é que o cara muito bom aumente sua dificuldade não só para acumular sucessos mais rápido, como também para minimizar o aumento natural da dificuldade que ocorre após você testar a mesma perícia duas vezes, visto que você vai acumular sucessos melhor com as apostas.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.


Avatar do usuário
Deicide
 
Mensagens: 2014
Registrado em: 01 Set 2007, 23:10


Voltar para Sistema e8

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron