[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Out 2010, 07:32

Não dá pra mudar a fonte na caixa azul não? É horrenda de ler. =P
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor planes em 28 Out 2010, 11:40

crudebuster escreveu:Eu ainda estou lendo o Inimigo do Mundo, e sinceramente acho que não gosto de fantasia. O cara escreve muito sem se importar com cenário, aparência de personagens... Bem como eu me lembrava dos livros que eu lia quando adolescente.

Eles imaginam que a gente vai desenhando os personagens na cabeça pra não ter de pesquisar muito ou é impressão minha?

Na prática você imagina o personagem na cabeça de qualquer forma, não há como colocar detalhes de todas as pessoas que aparecem no lviro de forma que você reconstrua todo o personagem na cabeça.

Descrever detalhadamente personagens e lugares é algo problemático para romances de porte. Primeiro porque mata a narrativa, se você está lendo uma cena de desenvolvimento da história e para para descrever como a grama é verde e até quantas rugas o taverneiro tem vai ter de parar a historia e retomar depois. Outro ponto é que quanto mais informação, mais referencias terá de usar e estas podem não ter o mesmo efeito em todos lugares. Com isso você corre o risco do leitor gastar tempo pensando se está imaginando "corretamente" o que está descrito ao invés de imaginar a história acontecendo.

O que geralmente é feito (e não sei se o Livro de Tormenta é assim, mas leio muita fantasia e no momento estou lendo o Way of Kings do Sanderson, um dos tops atuais no genero) é descrever apenas algumas características marcantes para a cultura de um povo ou que caracterize um local, fora disso há liberdade para o leitor imaginar o resto. Vale lembrar que isso é para ser algo divertido de se fazer, não é sem motivo que customização da aparencia é tão popular em jogos de RPG em computador e video-game.
Imagem
planes

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Out 2010, 11:44

E desde quando descrição é 8 ou 80? Não descrever NADA sobre a aparência não é a única opção pra solução "tolkien".
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Metal Sonic em 28 Out 2010, 12:12

Mas até onde eu me lembro os personagens do IdM possuem descrições.... E pô, na CAPA tem a imagem deles.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Youkai X em 28 Out 2010, 12:15

Eu acho que livros de fantasia deveriam mais vezes usar as ilustrações como auxílio descritivo, pois tem coisas que uma descrição muito detalhada vai te atrapalhar e querendo ou não vivemos em um mundo muito visual, e sinceramente, a maioria das pessoas não tem imaginação o suficiente pra construir imagens de forma tão incrível quanto pessoas que trabalham nisso (ilustradores, character designers, etc e tal).
Youkai X

Mensagempor planes em 28 Out 2010, 12:29

Lumine Miyavi escreveu:E desde quando descrição é 8 ou 80? Não descrever NADA sobre a aparência não é a única opção pra solução "tolkien".

O importante é escrever o suficiente, o que é relevante para história.

Não sei como é o romance de Tormenta, mas o que vejo por aí é descerver o proeminente e deixar o superfulo para imaginação. Uma raça é reconhecida pelo formato de seus olhos? Foque a descrição neste elemento e deixe o resto para imaginação. Outra é craterizada por seu tamanho anormal? Descreva este tamanho e deixe o resto na média. Esta brecha descritiva até auxilia a imersão, já que dá ao leitor uma sensação de posse e individualidade.

O problema é o que o Youkai disse, As vezes os autores colocam algo muito absurdo na história e não adianta colocar um paragrafo descritivo esperando que todo mundo gaste muito tempo resolvendo o quebra-cabeças. É por isso que não gosto de descrição em livro de monstros, prefiro ilustrações.
Imagem
planes

Mensagempor Lumine Miyavi em 28 Out 2010, 12:30

O problema é o que o Youkai disse, As vezes os autores colocam algo muito absurdo na história e não adianta colocar um paragrafo descritivo esperando que todo mundo gaste muito tempo resolvendo o quebra-cabeças

Tex. Scorpion. Mako.
Lumine Miyavi

Mensagempor crudebuster em 28 Out 2010, 12:40

Como eu disse, é bem como eu me lembro de livros pra adolescente. O cidadão escreve "Makoto desembainha a espada" e eu que me vire. Assim é fácil, né?

E putz, será que alguém nascido nos últimos 20 anos sabe quem é Tex?
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor planes em 28 Out 2010, 12:45

crudebuster escreveu:Como eu disse, é bem como eu me lembro de livros pra adolescente. O cidadão escreve "Makoto desembainha a espada" e eu que me vire. Assim é fácil, né?

Mas esta situação é tão mundana que não precisa de muita descrição mesmo.

Se a espada é comum a cultura pop básica preenche todos as lacunas, melhor ainda se o fato do cara ter olho puxado ou não é absolutamente irrelevante para história. O Makoto é seu e ele é como você quiser, você vai imaginar a cena com ou semd escrição de qualquer forma.

Complicado é quando o cara cria uma raça totalmente nova que não tem referencia em lugar algum e ainda por cima descreve algo que é uma mistu bizarra de inseto/cão/crustaceo (e este é um exemplo que li a pouco tempo), pode descrever o que for que é foda de imaginar o que o cara quis dizer sem desenho.
Imagem
planes

Mensagempor crudebuster em 28 Out 2010, 13:00

Se isso acontece no meio do livro vá lá, eu posso conceder seu ponto. Mas o problema é que esse "Fulano penetra Sicrano com sua lança e Sicrano ri e destroça Fulano" acontece sem ter nenhuma referência... Daí abrir exceção quando há bizarrices, acho ruim. Se isso for padrão em fantasia, putz, vou amargar muito ler.
Imagem
crudebuster

Mensagempor ferdineidos em 28 Out 2010, 14:56

dei uma folheada no livro desse cara. Achei bem merdolito, o pouco que pude ver parecia gratuito a troco de nada.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Youkai X em 28 Out 2010, 15:02

Mas é isso mesmo, ferdineidos. Violência e escatologia gratuitas, citaçào constante a prostitutas e afins, num mundo que até entào parecia animélico e feliz, a despeito de algumas ocasionais violências. se bem que Tormenta sempre teve umas violências sexuais subentendidas bem óbvias (AKA, a questão dos minotauros)
Youkai X

Mensagempor crudebuster em 28 Out 2010, 15:29

Eu pensei que o GG tava dizendo "bocetas"de sacanagem. Sinistro.
Imagem
crudebuster

Mensagempor ferdineidos em 28 Out 2010, 16:54

Youkai X escreveu:Mas é isso mesmo, ferdineidos. Violência e escatologia gratuitas, citaçào constante a prostitutas e afins, num mundo que até entào parecia animélico e feliz, a despeito de algumas ocasionais violências. se bem que Tormenta sempre teve umas violências sexuais subentendidas bem óbvias (AKA, a questão dos minotauros)

O que mais me irrita é que tacham isso de "adulto" e "sério". Posso escrever a história mais idiota do mundo, com a profundidade de um pires e por que coloco violência e escatologia, a história é "adulta".

(antes que caiam de pau em cima de mim, eu não li o livro, e isso não é uma crítica direta a ele em si, mas sim ao que já li pela net sobre ele)
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Russel em 06 Nov 2010, 18:37

voltando a falar dos minotauros. sera que ninguem achou estranho o fato de uma raça que foi criada pelo deus da força e da CORAGEM ter MEDO de altura ?

serio, eles deveriam ser imunes ao medo (como os kenders) ou, no minimo, receber um bônus para resisitir a ele (como os halflings) :doido:
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Russel

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários