Forgotten Realms - o que você gosta, o que você odeia?

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Forgotten Realms - o que você gosta, o que você odeia?

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Nov 2010, 12:27

Ainda acho que as "revisões histórias" de FR poderiam ser lançadas como minisuplementos. Coisas como Netheril, Pré-Time of Troubles e setting 3e, poderiam ser uma boa opção como refluff do cenário pra 4e.

Claro, isso limitaria muitas opções, mas depois de Dark Sun, não acredito que seja uma idéia tão ruim.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor GoldGreatWyrm em 08 Nov 2010, 12:33

Eu estou louco para mestrar uma campanha com Spellplague na 4e.

Die, Elminster, Die!
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Elven Paladin em 08 Nov 2010, 14:18

Ainda acho que as "revisões histórias" de FR poderiam ser lançadas como minisuplementos. Coisas como Netheril, Pré-Time of Troubles e setting 3e, poderiam ser uma boa opção como refluff do cenário pra 4e.

Curiosamente, D&D 4e seria um sistema decente para algo que seja ambientado na Arcane Age ( termo genérico para o período dos grandes impérios mágicos de Faerun, como Imaskar, Netheril, Cormanthyr, Aryvandaar, Narfell, Mulhorand ) - contanto que o poder dos Rituais seja aumentado de forma considerável.

Eu estou louco para mestrar uma campanha com Spellplague na 4e.

Die, Elminster, Die!

Você quer me matar, Dragão de Ouro? Só falta dizer que vai colocar um Samurai Yakuza como protagonista :b

Bem que eles podiam relançar FR em uma versão "antes de tudo mudar".

Improvável, mas não impossível. Tempos atrás houve um anúncio de que a Wizards poderia lançar material de fluff Pré-Spellplague, mas até hoje isso é só um anúncio que nunca foi concretizado.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor GoldGreatWyrm em 08 Nov 2010, 14:35

Não. Não tem samurais na 4e, afinal.

Mas draconatos, no entanto...
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Nov 2010, 14:43

Draconatos Yakuza Samurais... :hum:
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Sr. Pichu em 08 Nov 2010, 15:31

Elven Paladin escreveu:

Curiosamente, D&D 4e seria um sistema decente para algo que seja ambientado na Arcane Age ( termo genérico para o período dos grandes impérios mágicos de Faerun, como Imaskar, Netheril, Cormanthyr, Aryvandaar, Narfell, Mulhorand ) - contanto que o poder dos Rituais seja aumentado de forma considerável.

Poatz...
pior que eu tinha pensado nisso...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Armitage em 08 Nov 2010, 21:27

Fëanor escreveu:Time of Troubles foi uma viagem.

(2)
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Elven Paladin em 08 Nov 2010, 22:34

Poatz...
pior que eu tinha pensado nisso...

A idéia é funcional e pode até se encaixar melhor em certos elementos do jogo e histórico, como os Sunny/Moonies ainda teriam elos relativamente decentes com Tintageer e seriam arquimagos feéricos a se temer e a sepação entre Elfos e Eladrins faria um pouco mais sentido ( os Sunnies nunca se misturaram muito bem com outras sub-raças, os "Coppies" eram consideravelmente isolados e existiam até não muito tempo antes da Arcane Age uma série de Impérios Élficos relativamente segregados - embora a separação das sub-raças élficas ocorre devido aos patronos divinos ). Gigantes também eram também mais expressivos durante a Arcane Age e enfiar Goliaths como serviçais deles estupra menos o Canon do que o aparecimento recente, assim como dos ( argh ) Dragonborns.

Time of Troubles foi uma viagem.

(2)

Sinceramente? Eu gosto das consequências do Time of Troubles e da "limpeza fantástica" que fez nos Reinos, além da ascensão de Kelemvor e Cyric ( e o reaparecimento de Bane e todos arranca-rabos envolvendo os Zhentaris e a "Clone Wars").

Ou provavelmente é um dos raros momentos que eu cedo ao "Efeito Nostálgico" e prefiro os primeiros livros que eu li de Forgotten Realms, que foram da Box do AD&D 2e.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor AKImeru em 08 Nov 2010, 23:03

GoldGreatWyrm escreveu:Não. Não tem samurais na 4e, afinal.

Mas draconatos, no entanto...

Samurais são guerreiros normais.

NÃO COMECE. :frenzied:
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 08 Nov 2010, 23:11

Até era, mas até penso como eles ficariam se fossem uma classe. Ou uma build de guerreiro :hum:

Mas de qualquer forma, adorei a desconstrução que a 4e fez. Nunca gostei muito da quantidade de conjuradores fodões que o cenário tinha. Agora ou eles morreram, ou viraram vilões.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Mensagempor Sr. Pichu em 08 Nov 2010, 23:19

sei lá, mas acho que, por exemplo, na época da antiga Netheril, os "poderes" marciais mais fantásticos poderiam ser aplicados junto à magia transbordante da época.
num livro de AD&D sobre a antiga netheril, eu lembro de ter lido que era comum as pessoas "normais" do reino saberem cantrips e até magias de 1º "círculo", daí prá guerreiros fazendo firulas mágicas por encontro/dia é um pulo.... (se bem que eu não lembro direito se era pq a trama era menos seletiva OU influência dos Mythallars)

(e calaria a boca dos 4E haters :cthulhu: )
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lumine Miyavi em 08 Nov 2010, 23:25

Sr. Pichu escreveu:sei lá, mas acho que, por exemplo, na época da antiga Netheril, os "poderes" marciais mais fantásticos poderiam ser aplicados junto à magia transbordante da época.
num livro de AD&D sobre a antiga netheril, eu lembro de ter lido que era comum as pessoas "normais" do reino saberem cantrips e até magias de 1º "círculo", daí prá guerreiros fazendo firulas mágicas por encontro/dia é um pulo.... (se bem que eu não lembro direito se era pq a trama era menos seletiva OU influência dos Mythallars)

(e calaria a boca dos 4E haters :cthulhu: )

Era a trama menos seletiva mesmo. Alias, lembrando que os arcanistas sequer faziam gestos magias ou memorizavam magias; iam direto na trama, "puxavam" a energia e moldavam na magia na hora.

Os Mythallars permitiam que existissem itens "semi-mágicos", que só funcionavam na esfera de influência do Mythallar.
Lumine Miyavi

Mensagempor Elven Paladin em 09 Nov 2010, 01:27

Samurais são guerreiros normais.

Eu aposto mais em algo como: Samurais são Fighters do Livro do Jogador 1, Martial Power 1 e 2 e de Dark Sun. Guerreiros são Fighters da linha Essentials ( Nenhum guerreiro que se preze usaria Daily Martial Powers, isso é algo para os fãs de Animelismos e Guerreiras Mágicas de Faerun ). :b

sei lá, mas acho que, por exemplo, na época da antiga Netheril, os "poderes" marciais mais fantásticos poderiam ser aplicados junto à magia transbordante da época.

(e calaria a boca dos 4E haters )

Pichu, não me faça me arrepender de ter sugerido que Arcane Age casaria bem com D&D 4e. :b

Oh sim, não só a "Weave" era menos "seletiva", quanto Mystril era incrivelmente mais liberal em seu dogma e a Weave era uma só ( a "Whole Weave" ), e não separada em Weave e o "Maior Segredo de Shar", a Shadow Weave. E os Arcanistas de Netheril aprenderam a estudar magias através dos fragmentos dos "Nether Scrolls", o que torna sua habilidade de manipular magias ainda mais considerável.

Elven Paladin

Mensagempor Sr. Pichu em 09 Nov 2010, 06:55

ué...
pq se arrependeria?

Sr. Pichu

Mensagempor Armitage em 13 Nov 2010, 23:34

Por acaso topei com um tópico semelhante lá do ENWorld e, pra minha surpresa, o consenso geral é quase idêntico ao meu.

Segue um post de exemplo.. (parece até que fui eu quem escrevi XD)

http://www.enworld.org/forum/general-rpg-discussion/289649-why-dont-you-like-forgotten-realms-3.html
I hate to be this harsh given that Ed is probably a great DM, but since I can't lie either...

1) Very large portions of the setting appear to have the simple schtick of being the simplified analog of some real world location, mythology or culture. But even that doesn't really capture the problem, because this isn't HARN World or Birthright with complex takes on real world cultures. It's barely even the 'Known World' with its clear pastiches. As someone else put it so well, "It's high fantasy at it's worst, most boring, and most cliche. Forgotten Realms is not so much a high fantasy campaign setting based on medieval Europe as it is a high fantasy campaign setting based on high fantasy campaign settings."

2) The world doesn't appear to have been the product of any deep world building. It looks like a bottom up world. The geography and climate is haphazard. As such, it's really no more sophisticated or interesting than an average world building DM's world and in many cases much less so. The only difference is its published and therefore has had more time spent providing minor (and usually irrelevant) details.

3) It's got an incredibly dumb pantheon of dieties and it seems utterly unreasonable that anyone would be motivated to worship the pack of bland shallow and uninteresting beings out of genuine piety. I mean, boiled down to its core dieties you have a 'God of Paladins', a 'God of Rangers', a 'God of Magic-Users', a 'God of Barbarians', a 'God of Thieves', a 'God of Fighters', a generic catch all 'God of Adventurers', and even a 'God of Clerics' (who appropriately has uber-cleric followers in 3e). Then you have the snearing curled mustache evil versions of the above. It's a pantheon strongly tied to the D&D meta-game, and honestly I can't think of a single gaming pantheon that is less interesting. Even the Order of the Stick has a more interesting cosmology.

4) I've never seen any setting more grostesquely inflicted with 'DM PC's'. Elminster is just the most famous example of the general trend of 'these NPC's will always be cooler than you are' which permeates the entire setting, but there are many other ones equally as bad. This impression is only strengthened by the innumerable second edition supplements and rule books designed to enforce that core truth.

5) What is true for its pantheon and the 'DM PC's' is true to one extent or the other about everything in the setting. While FR did force me to question the long held assumption that 99% of the world realistically had to be either 0th or 1st level, even after holding that idea up to a candle it still could not justify every innkeeper being a retired 10th level fighter and every village having at least one NPC of 9th to 14th level. FR suffers from tremendous level inflation, and in general FR NPC's of every sort are about twice the level of NPC's found in every prior setting. Taking the numbers and dividing by two helps alot, and is pretty much essential for any NPC inflicted with 'coolness'. FR didn't create the general trend of number inflation that D&D has suffered from for 40 years now, but it certainly helped push the idea that bigger numbers are inherently cooler and better than smaller ones - even ironicly in FR's case that a high level PC is relatively weaker to the rest of the setting than in any other published setting. I mean there are usually several 20th level characters in every town with more than 20,000 inhabitants. The splat books are filled with 15th-20th level fighters that are 7 feet tall, wield two swords, and have roughly 18/00 strength (or higher!). It's utterly ridiculous.

Não sei se eles estendem as críticas também à 1º edição. Eu não estenderia ( ainda mais depois da revelação de que Faerun era um "proto-planescape" e "mundo irmão da Terra" ou algo assim, que o ELven mostrou). Mas se as críticas forem a respeito da 3º edição, aí concordo plenamente.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários