[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Mensagempor Sr. Pichu em 22 Nov 2010, 20:27

huh
isso abre pano prá um "Vilão" que causa genocídios em Artoon, só que como ele não se vê fazendo atos malignos, ele é CB e ganha bônus de algum deus bom
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Nov 2010, 20:50

Kinn escreveu:Sinceramente queria ver o Mateus responder a cada quote de forma realmente coerente. Ele geralmente responde a um quote e ignora o resto.

Me paga um salário pra começar.Por acaso tenho a função de oráculo da Tormenta pra ficar aqui respondendo pergunta de todo mundo? To aqui dando minha opinião sobre o cenário só, e faço isso da forma que melhor me convir e quando tenho tempo. Eu não ignoro, mas não tenho tempo ou paciência pra acompanhar a discussão e responder a argumentação de cada um. Aliás, se você quer tirar dúvida sobre o cenário tem uma mão cheia de canais para falar com os autores, que são mais indicados pra isso do que eu.
Mas facilitaria bastante, por exemplo, se esse tópico aqui fosse tratado com fórum e não MSN. Sinceramente há uma grande quantidade de comentários descartáveis do tipo "eu não gosto de Tormenta", "Tormenta é plágio", uso de imagens e vídeos que não tem contexto e off topic.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Deicide em 22 Nov 2010, 20:55

Engraçado, eu estava vendo essa discussão sobre bem e mal, e depois fui lá ver a tirinha nova do Order of the Stick...

http://www.giantitp.com/comics/oots0760.html

Olha só! O
SPOILER: EXIBIR
pai do Elan
quer um mundo em que ninguém mais precise guerrear! Ele é clara e incontestavelmente um homem muito bom!
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Kinn em 22 Nov 2010, 21:00

Mas muita gente argumenta coisas contundentes e você ignora. Seria talvez porque não tem resposta para isso e responder seria:

a) admitir que estamos certos

b) seria outra tentativa forçada de argumentação de algo completamente inviável de ser aceito, como Cassaro dizer que 2+2=5 e só porque ele que disse, você e demais fanboys dizem que isto é o certo mesmo, bom... o mundo inteiro vendo e sabendo que não é verdade...

Decerto muito aqui são opiniões extremistas, outras irônicas de humor negro, mas a maioria tem fundamento, algumas, fundamento tão forte que exige defesas mais impossível do que a de certos goleiros em jogos de copa.

Faça como o Emil, defenda o que é passível de defesa e admita o que não tem contra-argumentação.
Kinn

Mensagempor Matheus Borges Ziderich em 22 Nov 2010, 21:14

Kinn, você não podia dar um exemplo melhor de algo completamente não necessário, completamente descartável e que não leva o tópico pra lugar algum.

Youkai X escreveu:Um elfo de Tormenta (já que são uma raça tida como bonita e com bônus de carisma e blablablá e ligado a natureza e com várias artes bem desenvolvidas) não poderiam simplesmente se refugiar em reinos mais pacíficos e viver em reinos como Tollon (tá, iam se ferrar com a escravidào de qualquer jeito, mas por um motivo menos idiota) ou o "reino temático da fazendo e que tem boa parte da floresta de Greenaria" (aliás, que eu me lembre há algumas comunidades élficas lá, mas é estranho que a maioria dos elfos não tenham pensado em ir a um reino rico, florestal e que aceita numa boa imigrantes que contribuam para o crescimento do reino?

1- Esse lance de elfos terem bônus de carisma foi um erro que está corrigido no TRPG. Elfos sempre foram, de acordo com a descrição, um povo apático, distante e arrogante, e amargurado depois da destruição da sua pátria. A Niele é uma exceção. Elfos como o Klaus e o Syrion são a regra.
2- Não to falando de um elfo ou meia dúzia, to falando da raça inteira. A maior parte ainda não era aceita ou não queria se assentar por conta do trauma.
3- Tapista foi o único reino que efetivamente abriu as portas e ofereceu abrigo aos elfos para que eles formassem sua própria comunidade. Desde que eles se submetessem como escravos, claro.
Editado pela última vez por Matheus Borges Ziderich em 22 Nov 2010, 21:25, em um total de 2 vezes.
Imagem
Matheus Borges Ziderich

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Nov 2010, 21:22

Eu tou olhando sem querer meter o bedelho porque eu não sei me medir pra evitar besteiras, mas eu faço duas perguntas pros dois "lados".

Galera que não gosta de Tormenta, é tão dificil aceitar que o contexto de "escravo" quer dizer uma mistura de 'Protegido Indefeso' de 3d&t com posse?

Matheus, é tão dificil dar o braço a torcer? Não cai pedaço não, filhote.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Iuri em 22 Nov 2010, 21:25

Eu concordo que o Matheus não tem obrigação de responder tudo, até porque se ele tiver uma vida social faz muito bem em não perder tanto tempo aqui...
Mas tenha em mente que você é o unico (ou maior) defensor de Tormenta aqui, então se você não responde a discussão acaba :P

Mas como eu não participo muito da discussão gostaria mesmo que você tecesse algum comentário sobre este post aqui, nem que seja "não me digno a responder".

Galera que não gosta de Tormenta, é tão dificil aceitar que o contexto de "escravo" quer dizer uma mistura de 'Protegido Indefeso' de 3d&t com posse?

Como eu disse, é tipo um best friend forever.
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Nov 2010, 21:29

Off topic: BFF me lembra o "Demon Path" de Soul Nomad, onde o "BFF Empire" (nome REALMENTE escolhido pelo vilão protagonista) sai destroçando / conquistando tudo na sua frente, com a pretensa de "anexa-los ao seu território".
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor Kinn em 22 Nov 2010, 21:36

Ogre battle do snes é mais ou menos a mesma coisa e a rainha quando enfrentamos ela, se pergunta porque estamos nos insurgindo já que tudo o que ela fez teria sido para o bem de todos. O curioso é que o jogo tem um sistema de moral e se você não se controlar, pode acabar um vilão pior que os que combate - um dos finais é o mago que escolheu para liderar a rebelião se reunindo com outro heroi para começar a lhe combater :P

Mas isso é só um adendo mnemônico - retornemos
Kinn

Mensagempor Skar em 22 Nov 2010, 21:37

Bem não foi feita pra mim ,mas eu vou responder do mesmo jeito.

É

Um livro que é para menores que pinta a escravidão como algo remotamente bom sem dar nenhuma explicação sequer. Um livro que mostra escravos em posições degradantes tem itens mágicos como o chicote de dominar pessoas e tem a coragem de dizer que eles SÃO NEUTROS É UM ABSURDO.O pior é ainda pessoas tentarem justificar tais atos com a realidade onde o Brasil colonial era BOM matando seus escravos e usando como eles queriam por que eles eram mais civilizados eram superiores.

Um livro que fala de forma velada do estupro de mulheres como se fosse um fator natural e pior ainda trata os estupradores com grandes aspectos positivos. Que diz que uma raça que sobrevive violentando mulheres é praticamente neutra num mundo onde existe BEM e MAU definidos é um ABSURDO.

O nojo que eu sinto ao ver as defesas desses temas é tão grande que não tem como explicar sem ser com um taco de beisebol. Por que pessoas que acham que estuprar e escravizar outras é algo que possa ser relativizado de forma a ser um comportamento aceitável tem muitos problemas.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor ferdineidos em 22 Nov 2010, 21:51

Deicide escreveu:Engraçado, eu estava vendo essa discussão sobre bem e mal, e depois fui lá ver a tirinha nova do Order of the Stick...

Li isso também e achei uma aula de lawful evil...

Matheus Borges Ziderich escreveu:3- Tapista foi o único reino que efetivamente abriu as portas e ofereceu abrigo aos elfos para que eles formassem sua própria comunidade. Desde que eles se submetessem como escravos, claro.

Formassem sua própria comunidade? Se ele é escravo ele não tem comunidade alguma, tem o que o dono quer que ele tenha, você fala como se escravo fosse só uma boberinha.

Lumine Miyavi escreveu:Galera que não gosta de Tormenta, é tão dificil aceitar que o contexto de "escravo" quer dizer uma mistura de 'Protegido Indefeso' de 3d&t com posse?

Cara...é difícil, por que como já foi amplamente colcado existem escravos sequestrados de outros lugares, uma guilda que comercializa escravos, além de escravos endividados (se o individuo se tornou escravo por dívida, acho que fica meio óbvio que ele vai ter que trabalhar pra pagar, certo)

É muito tapar o sol com a peneira querer deixar passar o escravo como uma coisa "neutra"

Matheus Borges Ziderich escreveu:Me paga um salário pra começar.Por acaso tenho a função de oráculo da Tormenta pra ficar aqui respondendo pergunta de todo mundo? To aqui dando minha opinião sobre o cenário só, e faço isso da forma que melhor me convir e quando tenho tempo. Eu não ignoro, mas não tenho tempo ou paciência pra acompanhar a discussão e responder a argumentação de cada um. Aliás, se você quer tirar dúvida sobre o cenário tem uma mão cheia de canais para falar com os autores, que são mais indicados pra isso do que eu.
Mas facilitaria bastante, por exemplo, se esse tópico aqui fosse tratado com fórum e não MSN. Sinceramente há uma grande quantidade de comentários descartáveis do tipo "eu não gosto de Tormenta", "Tormenta é plágio", uso de imagens e vídeos que não tem contexto e off topic.

Fale o que quiser, teve várias pessoas que postaram a mesma coisa, da mesma forma e você simplesmente ignorou pois era indefensável.

A questão é, a escravidão nesse caso é um traço maligno no sistema de tendências ao qual o TRPG está ligado, o Cassaro falou uma M... gigante ao dizer que escravidão era sobre ser leal e não neutro, e a sociedade escravista tapista só pode ser mantida através de crueldade.

Você não concorda? Ótimo, então discuta. Só não dá uma de João-sem-braço passando por cima de milhões de argumentos como se eles nem existissem.

Se não quiser discutir, não discuta, mas não reclama quando as pessoas falam que você ignora os posts que não tem resposta, por que é exatamente isso que você está fazendo.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Lumine Miyavi em 22 Nov 2010, 21:59

Perceba que eu não disse que é uma atitude neutra. Escravagismo está ali no Book of Vile Darkness, do lado de mutilação, tortura e profamento. É um ato inquestionávelmente maligno no eixo de tendências. Não tem discussão ali.

A diferença é que os escravos dos minotauros SÃO uma mistura de posse COM protegido indefeso de 3d&T; você é responsável pela segurança do seu escravo mas ao mesmo tempo, ele é obrigado a te obedecer. Se não obedecer, você VAI arrumar uma maneira dele te obedecer.

É esse meu ponto.
Lumine Miyavi

Mensagempor Emil em 22 Nov 2010, 22:05

Olha, concordo com o Iuri e defendo o Matheus nessa: o cara não tem porque responder tudo não, até porque esse tópico cresce com uma velocidade alucinante e é muito fácil perder posts. Depois, mais da metade das postagens é ruído, provocação e repetição de argumentos mais bem feitos anteriormente. Por fim, já chamaram o cara de fanboy tantas vezes que eu não sei como ele aguenta voltar aqui. Por mais que se discorde dele, e eu mesmo não concordo a maior parte do tempo, é pura falta de respeito e não leva a lugar nenhum.

Vou responder um negócio aqui do Iuri só:

Formassem sua própria comunidade? Se ele é escravo ele não tem comunidade alguma, tem o que o dono quer que ele tenha, você fala como se escravo fosse só uma boberinha.

Na verdade, se o modelo de escravidão for a servidão romana, há comunidades sim. Alguns servos conseguem ascender dentro da estrutura social da servidão, e podem co-ordenar a produção ou a lavoura, ter sua própria terrinha, ganhar alguns direitos e privilégios. Aliás, se o modelo for a servidão romana, os filhos dos servos não são servos (e até por isso Roma precisava de guerras de expansão constantes). Eu não estou achando a nota bibliográfica aqui, então eu posso estar errado, mas o Catulo, poeta lírico latino, era filho de pai servo.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor AKImeru em 22 Nov 2010, 22:06

Lumine Miyavi escreveu:Eu tou olhando sem querer meter o bedelho porque eu não sei me medir pra evitar besteiras, mas eu faço duas perguntas pros dois "lados".

Matheus, é tão dificil dar o braço a torcer? Não cai pedaço não, filhote.

De fato, não era dificil...Até postarem aquele fragmento de texto que basicamente contradiz isso e fala que os nobres de Tapista não apenas são escravistas, eles não tem problema algum em raptar pessoas livres de maneira ilegal.

Isso é mal PARA CARALHO.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Deicide em 22 Nov 2010, 22:07

Lumine Miyavi escreveu:A diferença é que os escravos dos minotauros SÃO uma mistura de posse COM protegido indefeso de 3d&T; você é responsável pela segurança do seu escravo mas ao mesmo tempo, ele é obrigado a te obedecer. Se não obedecer, você VAI arrumar uma maneira dele te obedecer.

E aí, na parte grifada, que está todo o problema da coisa.

A questão não é gostar de Tormenta ou não, é o livro resvalar num tema polêmico e tratar como uma bobeirinha qualquer.

É o mesmo que eu escrever um conto de fadas em que o príncipe salva a princesa e depois a estupra, mas tudo bem porque eles acabam tendo filhos e vivem felizes para sempre.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários