Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Re: Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Cebolituz em 30 Nov 2010, 14:04

Locke Winchester escreveu:Quando vejo as barbaridades que algumas religiões/religiosos fazem também fico chocado, não se sinta só com isso. A questão é que assim como tu não vez nada de bom que a religião ofereça que não pode ser oferecido sem ela eu não vejo nada que o ateísmo ofereça que não possa ser oferecido por uma religião sem radicalismo.

E acrescentando mais que o ateísmo também oferece radicais tão ruins quanto. Com direito a questionamentos.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Agnelo em 30 Nov 2010, 14:11

Cebola, aqui entra um ponto engraçado.

Quando um homem bomba se mata e leva meia dúzia em Israel ele faz porque na visão distorcida dele ele vai ter um lugar legal no céu.

Esses estudantes malucos não mataram o cara baseado no fato de ser religiosos.

Não que um dos dois doidos seja menos maluco, mas eu não me recordo de casos onde em que o fato de não se acreditar que há um deus tenha sido usado como desculpa pra matar.

Editado: Li teus links, gozado, primeira vez que eu vejo isso.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Cyrano em 30 Nov 2010, 14:19

A questão, como já disse, é que o radicalismo não necessariamente religioso também é prejudicial, e nem por isso viveríamos melhor sem suas versões moderadas.

Pessoas matam por questões políticas, por questões econômicas, por questões ambientais, e nem por isso viveríamos melhor sem a economia, sem a política e sem a preocupação ambiental.

E, convenhamos, em mais da metade dos casos de terrorismo religioso, as massas podem até matar por fé, mas as mentes, via de regra, possuem outros interesses.

Ou vocês acham que a Igreja Católica matava mais pelo temor a Deus do que para manter sua hegemonia econômica. Ou que o Osama não tem interesses econômicos por trás de seus atentados. E por aí vai. A questão é: sem a religião, as mentes maquiavélicas encontrariam outros métodos de manipulação para alcançarem seus desejos. Mesmo que, para isso, eles precisem roubar, matar e destruir.
Cyrano

Mensagempor Cebolituz em 30 Nov 2010, 14:19

Eric Harris era ateu e tinha como base o Darwinismo de seleção natural, junto a mais outras razões para matar também.

Também tem o menos conhecido Auvinen, da Finlândia.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Elven Paladin em 30 Nov 2010, 14:27

Eric Harris era ateu e tinha como base o Darwinismo de seleção natural, junto a mais outras razões para matar também.

Não que eu duvide muito, mas existe alguma fonte não-criacionista que confirme isso? Eu li tal notícia no Post-Darwinist há quase um ano, mas não vi nada em outro lugar além disso.

EDIT: Oh, achei.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 04 Dez 2010, 09:49

Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Elven Paladin em 04 Dez 2010, 12:57

Ministério público exige retratação de Datena sobre comentários preconceituosos contra ateus.

Até que enfim um pouco de bom senso...

Eu não sei se já escrevi sobre isso aqui, mas toda vez que eu me lembro que a atual face do ateísmo no Brasil é o Daniel Sottomaior e a incrivelmente politicamente correta e fresca ATEA, tenho uma séria vontade de me converter ao mormonismo.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 04 Dez 2010, 13:03

Não muda o fato do Datena ser um babaca e atribuir um crime hediondo à "falta de crença em Deus".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Iuri em 06 Dez 2010, 06:34

ficaram por 50 minutos proferindo ofensas

+
obrigado a exibir, durante o programa "Brasil Urgente", um quadro com retratação das declarações ofensivas às pessoas ateias, bem como esclarecimentos à população acerca da diversidade religiosa e da liberdade de consciência e de crença no Brasil, com duração de no mínimo o dobro do tempo usado para exibição das mensagens ofensivas.

= Se fu XD
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Iuri

Mensagempor Yugoloth em 06 Dez 2010, 09:51

Quando o presidente do senado do Havaí, Colleen Hanabusa introduziu um reverendo para fazer uma oração, Mitch Kahle estava do seu lugar na galeria do senado disse: "Eu contesto. Meu nome é Mitch Kahle e oponho-me a esta oração, alegando que é uma violação da Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos. Oponho-me. "

O protesto de Kahle durou cerca de sete segundos. Então ele parou de falar e se sentou. A resposta? O Sargento do Exército (um ex-pugilista) pediu que fosse embora, Kahle resistiu, e o sargento começou uma briga. Um homem da câmara que filmou o espancamento também foi atacado.
Yugoloth

Mensagempor Metal Sonic em 06 Dez 2010, 10:14

Se fudeu, apanhou de graça e sem motivo nenhum.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Emil em 12 Dez 2010, 12:44

Esse tipo de campanha diz muito sobre o porquê eu não me filiaria a ATEA:
http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... stir.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ ... deus.shtml

Primeiro, é ser muito paga-pau. Do tipo ei, fizeram isso lá numa realidade completamente diferente. Vamos trazer pra cá e fazer a mesma coisa, sem tirar nem por!
Depois, quando um argumento começa com Lei de Godwin, acabou, perdeu. E tipo, "Hitler acreditava em Deus" é um negócio tão herpa derpa em tantos níveis, que eu não sei se começo pelo fato da impossíbilidade de verificação de verdade da afirmação, ou que, se pelas citações que ele deixou, a inferência possível é que esse Deus que ele acreditava nem era tão Deus assim. Mas enfim, detalhes. O que importa mesmo é que a fé não define caráter. A não ser quando a gente queira. Porque ela te permite enfiar um avião num prédio e te impede de fazer as perguntas que realmente importa. E, tipo, sério mesmo? Não tem um evento motivado por religião por essas bandas pra gente ter que importar 11 de setembro? Isso me faz pensar então qualé o mal tão grande em ter religião... Sei lá, né, vai ver defender direito de viado podia pegar mal pra campanha.

O melhor de tudo é terminar com citação do Richard Dawkins. Porque aí a gente vê que é só pelo herpa derpa mesmo.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Elven Paladin em 12 Dez 2010, 13:03

Onde fica a Igreja Mórmon mais próxima mesmo?

Imagem

Elven Paladin

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Dez 2010, 13:45

Primeiro, é ser muito paga-pau. Do tipo ei, fizeram isso lá numa realidade completamente diferente. Vamos trazer pra cá e fazer a mesma coisa, sem tirar nem por!
(...)
E, tipo, sério mesmo? Não tem um evento motivado por religião por essas bandas pra gente ter que importar 11 de setembro? Isso me faz pensar então qualé o mal tão grande em ter religião... Sei lá, né, vai ver defender direito de viado podia pegar mal pra campanha.

Pontos que mais concordo.

As campanhas originais já são bem claras em que o objetivo principal é gerar polêmica e, principalmente, publicidade, com cada dólar investido se multiplicando em retorno nas entrevistas e reportagens na TV.

Eu até gosto de algumas das campanhas, especialmente as que NÃO tentam atacar os religiosos, e sim alcançar os não-religiosos (do tipo "Milhões de pessoas são boas sem deus", "Do good for goodness' sake", "Não acredita em deus? Junte-se ao clube.", etc). Mas esse Sottomaior aí me parece um baita media whore oportunista, nada mais.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Blackbird em 12 Dez 2010, 14:22

Não quero desviar do assunto em que o tópico tá agora; mas vi que falaram sobre lei e religião e me voltou uma velha dúvida.

De um lado pro outro ouço dizerem "O Estado é laico", mimimimimi, e sempre me parece que tomam o Brasil por "O Estado". Sempre, nisso, lembro do preâmbulo da nossa constituição, que diz, literalmente,
Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.
(grifo meu)

Aqui, onde imagino que a Constituição se apresente na sua versão íntegra, não encontrei (via ctrl + f, usando termos-chave) nada que pudesse comprovar essa coisa do (nosso) Estado ser laico.

Alguém se familiariza com essa confusão? Conhece melhor nossa lei pra comprovar essa crendice ou pra refutá-la?
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic