[OGL] Old Dragon

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: Debate RPG Podcast

Mensagempor Metal Sonic em 01 Dez 2010, 10:40

Eu me pergunto se o administrador também manda mensagens de "mimimi, seu flamer" pra outros usuários... Bom, whatever.

Me pergunto como qualquer sistema que pega qualquer coisa que venha de D&D, como as porcentagens (que são desnecessárias), Talentos Ladinos e o sistema péssimo de Expulsão de Mortos Vivos pode se chamar de BOM. De boa.

Acho que a 3º Edição deu um passo na direção certa, se perdeu no meio desse passo, e a 4ª refinou e enxugou muita coisa do sistema, e voltar atrás é ir na contramão. É só ver os outros d20 que surgiram na onda (True20, M&M, Pathfinder), todos esses pegaram a essência básica do sistema, secaram as regras, alteraram para suas necessidades e são no geral produtos muito mais interessantes que o próprio "pai".

Um sistema é "Old School" por ter regras ruins e retrógradas? Porque eu não poderia ter o mesmo "feeling" com Pathfinder? Com a 4ª Edição? Será que um sistema com menos regras, e regras com menos aderência e modularização é o que faz a experiência ser Old School? Ou seria o fato de simplesmente rolar os Atributos, contar totalmente contra a sorte numa Dungeon onde tudo pode me matar que é o "verdadeiro" Old School? Aliás, sua definição de Old School seria interessante, já que você mesmo "distorceu" o conceito de Retclone.

E eu espero MESMO que o OD tenha melhorado o problema do "Feijão com Arroz pros Combatentes, Cardápio Completo pros Conjuradores" nem que um pouco... Se bem que é clássico do jogador brasileiro ser cego para regras, o que já vimos de pessoas defendendo Monges na 3.X e que Conjuradores e Combatentes são equilibrados (menos na 4ª) prova isso. Até aqui na Spell esse tipo de discussão chega, não é? Mas bom, basta dar opções para os Combatentes para os saudosistas saírem de seus lares gritando por "MMO! Videogame de Papel!"....

Enfim, eu não sou o público alvo do OD. Entenda que, no meu post inicial do tópico, eu critiquei o podcast péssimo (fugiu do tema para virar propaganda várias vezes, vinhetas mal escolhidas e uma série de equívocos na hora de expor as idéias) mas não o OD, e PRINCIPALMENTE os seus autores. É uma iniciativa a ser respeitada e serve se motivação para eu continuar a trabalhar no meu mundo e sistema próprios.
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Elven Paladin em 01 Dez 2010, 11:57

Ou seria o fato de simplesmente rolar os Atributos, contar totalmente contra a sorte numa Dungeon onde tudo pode me matar que é o "verdadeiro" Old School?

Muito mais próximo do que, para ser sincero. Se você leva a sério a indicação dos Livros do Mestre de D&D 3e, 3.5, Pathfinder e os dois de D&D 4e há mais foco na questão da "fairness", de "desafios adequados", que efeitos instantaneamente letais devem ser evitados, de dar uma "segunda chance" ao jogador - algo que não era enfatizado em edições anteriores.

Um sistema é "Old School" por ter regras ruins e retrógradas? Porque eu não poderia ter o mesmo "feeling" com Pathfinder?

Mas... Pathfinder tem regras ruins e retrógradas. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Metal Sonic em 01 Dez 2010, 12:37

Elven Paladin escreveu:Muito mais próximo do que, para ser sincero. Se você leva a sério a indicação dos Livros do Mestre de D&D 3e, 3.5, Pathfinder e os dois de D&D 4e há mais foco na questão da "fairness", de "desafios adequados", que efeitos instantaneamente letais devem ser evitados, de dar uma "segunda chance" ao jogador - algo que não era enfatizado em edições anteriores.

Então basicamente "Old School" é D&D estilo "Nintendo Hard"? :hum:

Elven Paladin escreveu:Mas... Pathfinder tem regras ruins e retrógradas. :b

Só do fato de evitar o uso de %'s e um sistema de Perícias que fez sumir coisas como "Talentos Ladinos" já faz as regras serem menos retrógradas. Ou não. :b

Aliás, porque a maldita troca de nick? =p
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Youkai X em 01 Dez 2010, 12:55

É pq o Advogado de Regras voltou ao seu nick old school XD

Sinceramente, Old Dragon seria algo que no máximo eu só jogaria ocasionalmente pra saber como é o tal "estilo Old School", mas nem de longe seria meu prato principal de mesa, pq discordo desse tipo de abordagem pra regras e ambientação e estilo visual.
Youkai X

Mensagempor Ronassic em 01 Dez 2010, 13:13

Peço que me perdoem por qualquer palavra minha que tenha ofendido alguém. Nada justifica, mas vale dizer que tenho passado um pedaço complicado em minha vida e infelizmente permiti que isso transparecesse em palavras.

Já conversei com alguns, mas não sei quem mais possa ter ficado chateado ou algo do tipo.

Continuem!
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

Mensagempor arghsupremo em 01 Dez 2010, 13:42

Espero que tu não botes fogo na Spell.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Elven Paladin em 01 Dez 2010, 13:56

Então basicamente "Old School" é D&D estilo "Nintendo Hard"?

Os autoproclamados "Old School", tomando o Grognardia como exemplo e São Gary Gygax como seu patrono, sim, são basicamente "D&D Nintendo Hard". Porém note que esses elementos não são os únicos Old Schoolers e nem são a única maneira de ser Old School - eles são apenas os mais vocais.

Aliás, porque a maldita troca de nick?

Hábito, eu me enjoo com facilidade com nicknames - tanto que na Spell eu já tive ao menos uns 4 (Elven Paladin, Baron Merrix d'Cannith, Sorcerer of Shadow e Advogado de Regras).

É pq o Advogado de Regras voltou ao seu nick old school

Ou vocês que não se acostumam ao nickname mais recente e usam só "Elfo. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Metal Sonic em 01 Dez 2010, 14:06

Então o que seria exatamente "D&D Old School", além de ter esse visual:

Imagem

Ao invés desse:

Imagem

Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Lumine Miyavi em 01 Dez 2010, 14:21

Ronassic escreveu:Peço que me perdoem por qualquer palavra minha que tenha ofendido alguém. Nada justifica, mas vale dizer que tenho passado um pedaço complicado em minha vida e infelizmente permiti que isso transparecesse em palavras.

Já conversei com alguns, mas não sei quem mais possa ter ficado chateado ou algo do tipo.

Continuem!

Desculpas "aceitas" à contra gosto, mais pela conversa com o Rodrigo que tudo mais.

No mais, já conversei com o Rodrigo e com o Gilnei sobre a minha opinião sobre o assunto, que não deve entrar nesse tópico que já está bem encaminhado.

Acho que quaisquer problemas pessoais não são desculpa para a postura que foi demonstrada na lista: visto que email e fórum não são ferramentas como msn que são feitas em tempo real, você sempre pode revisar o que vai enviar.

Não vou me estender, porém.

Metal, não esqueça que no primeiro exemplo, você mostra imagens com heróis Conan-Like, mas na prática tem os como coadjuvantes para os conjuradores como facilmente visto em cenários Old School como os da primeira e segunda edição de D&D.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Youkai X em 01 Dez 2010, 14:34

No caso do Old School também tem coisas assim

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

vamos admitir que a imagem é bonita, mas não o padrào interno dos livros, mas uma imagem muito mentirosa e de certa forma tosca esse fator "stripperiffic" exagerado.

Ou

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.

O monte de heróis clássicos da fantasia e seus visuais retrô personificam bem o que os "old school" preferem ver ao invés das ilustrações modernas. Com seus panos de prato em guerreiros, magos de chapéu e sempre idosos ou lascados e drows com tiaras da Elke Maravilha. E nem venham, você adoram falar mal de ilustrações Pathfinder/4e :linguinha:

E do old school mais antigo ainda temos...

...

Imagem
E isso porque ainda temos os monstros, mas posto depois...
Youkai X

Mensagempor Batousa em 01 Dez 2010, 15:27

Eu não sou Old School, meswmo pq nem conheço os sistemas taxados de Old Scholls, mas te falar que grado muito mais das ilustrações old School, detesto esse metodo japones de armaduras mega fantasiadas parecendo robos.

E uma coisa que na minha cabecinha sempre será (e tenho mente fechada mesmo), é que equilibrio é alto puramente mecanico. Na minha concepção um mago em nivel alto sempre sera muito mais forte que um guerreiro, afinal ele manipula as energias, mas isso nao deixa o jogo mais legal ou chato, só deixa ele diferente.

Sempre joguei de guerreiro (normalmente anão) ou ranger, perto de magos ultra bombados, e nunca fiquei puto com isso, cada um tinha sua função o jogo fluia bem legal.

Quanto ao resto, eu nao tenho nada a acrescentar, sou mega leigo nisso e só penso em GURPS agora =D
Imagem
Batousa

Mensagempor Metal Sonic em 01 Dez 2010, 15:37

Batousai escreveu:Eu não sou Old School, meswmo pq nem conheço os sistemas taxados de Old Scholls, mas te falar que grado muito mais das ilustrações old School, detesto esse metodo japones de armaduras mega fantasiadas parecendo robos.

Eu acho que depende da ambientação. Em Alta Fantasia, não vejo problema nenhum. Já ver esse tipo de coisas na Terra Média seria... Mininamente incoerente e bizarro. :blink:

Batousai escreveu:E uma coisa que na minha cabecinha sempre será (e tenho mente fechada mesmo), é que equilibrio é alto puramente mecanico. Na minha concepção um mago em nivel alto sempre sera muito mais forte que um guerreiro, afinal ele manipula as energias, mas isso nao deixa o jogo mais legal ou chato, só deixa ele diferente.

Sempre joguei de guerreiro (normalmente anão) ou ranger, perto de magos ultra bombados, e nunca fiquei puto com isso, cada um tinha sua função o jogo fluia bem legal.

Como já foi explicado em inúmeros tópicos aqui, o problema é justamente nas edições antigas do D&D o Conjurador invadia o nicho dos aliados com folga. Pra que Abrir Fechaduras, se existe Abrir/Fechar (Nível 0)? Pra que Furtividade, se Invisibilidade é muito melhor (2º Nível)? Pra que Escalar se existe Vôo (3º Nível)? Entre inúmeros outros exemplos, que tornam inúmeras Perícias do Livro (e as Classes que deveriam se beneficiar em tê-las) inúteis.

Na maioria dos grupos onde a diferença não é vista, é porque geralmente o Mago encarna o arquétipo clássico do Mago, que é o Blaster... Que é uma opção pobre em D&D, porque como diria alguém do Fórum da Wizards "Se você está dando dano, não está ganhando o combate. Se você está desabilitando, sim". O equilíbrio é pouco prejudicado se você jogar como o próprio D&D sugere: Guerreiro batendo (Mas bate menos que o Clérigo), Ladrão se escondendo (mas dá mais dano que o Guerreiro), o Clérigo curando (Mas tem opções melhores que evitam que seus companheiros tenham que levar dano) e o Mago explodindo as coisas (quando pode simplesmente acabar com o Combate com 1 Magia, que não envolve dano geralmente).

E eu realmente gostaria de saber qual foi o direcionamento do OD em relação a esse problema.
Editado pela última vez por Metal Sonic em 01 Dez 2010, 15:44, em um total de 1 vez.

Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor GoldGreatWyrm em 01 Dez 2010, 15:38

mas te falar que grado muito mais das ilustrações old School, detesto esse metodo japones de armaduras mega fantasiadas parecendo robos.

É uma questão de época, que não afetou somente os RPGs.

SPOILER: EXIBIR
Imagem

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor AKImeru em 01 Dez 2010, 18:18

Muito mais próximo do que, para ser sincero. Se você leva a sério a indicação dos Livros do Mestre de D&D 3e, 3.5, Pathfinder e os dois de D&D 4e há mais foco na questão da "fairness", de "desafios adequados", que efeitos instantaneamente letais devem ser evitados, de dar uma "segunda chance" ao jogador - algo que não era enfatizado em edições anteriores.

Enquanto eu concordo contigo ai, você concorda comigo que não há nada te impedindo de pegar o conceito Old School e aplicar nessa instancia a esses sistemas?

E quando vocês chamam AD&D de Old School me fazem me sentir velho. Afinal ele foi descontinuado em 2000.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Madrüga em 01 Dez 2010, 18:23

Mas investir tempo e AMOR construindo um personagem... só para ele encostar num fungo que é igual um beholder e morrer sem resistência? Isso é ser da velha guarda?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários