Lumine Miyavi escreveu:Agora só falta falar o porquê... :p
Basicamente ele acha que esse sistema terá uma resolução de combate mais rápida e simples que o AD&D, D&D 3.5 ou D&D 4.0. Ou seja, ele está se iludindo porque está desesperado querendo ver uma tábua de salvação para o D&D em nosso grupo.
Eu já tinha lido o PDF do Old Dragon antes de ver esse tópico e formei uma opnião a partir do que vi no PDF e não pelo que está postado aqui. O que eu vi basicamente é um grupo que aprecia a mecânica da 3.5 mas quer jogar AD&D. Nas 64 páginas do PDF a idéia não me impressionou, me pareceu um copy and paste de regras de diferentes livros, muitas das vezes sem levar em conta coisas como balanço ou dinâmica de jogo. Há também várias lacunas nas regras que são atinientes aos dois sistemas supra mencionados e que eventualmente vão forçar o mestre a adotar uma house rule ou a "regra de ouro".
Uma das coisas que mais se destacou dentro deste tópico foi a parte que o autor menciona que quando um HdA for level 14 o mago seria level 7 ou 8. Isso simplesmente me assustou por tantos aspectos errados que representa. Eu poderia falar sobre questões de incentivos a players, desbalanço entre classes, progressão desigual e projeção de end-game. Porém eu creio que o autor deve ter postado essa informação equivocadamente. O livro parece seguir as tabelas de XP do AD&D (eu tirei o meu da estante para checar) e por elas quando um guerreiro estiver no level 14 o mago também estaria neste mesmo nível ambos com 1.5m de XP. Gostaria inclusive que o autor esclarecesse se meu raciocínio está correto ou se a progressão de nível é como ele realmente citou anteriormente.
Em suma, o sistema me parece AD&D sem as regras contra intuitivas peculiares a esta edição. Inclusive parece resguardar todos os vícios e problemas inerentes a essa edição. Muita gente vai dizer LEGAL! Eu porém sugiro que vocês usem a regra dos 15 anos* e ponderem seriamente se realmente é legal ou é saudosismo.
Fora isso o marketing do site chega a ser desrespeitoso na minha opnião com todos os jogadores de RPG. Particularmente esta frase "Com Old Dragon você não é apenas um rolador de dados, mas realmente um jogador de RPG!" é ridicula. Eu jogo RPG desde meus 8 anos de idade e porque nunca joguei OD sou um rolador de dados...

Respeito com os jogadores seria um excelente início para os criadores do sistema.
* A regra dos 15 anos dita que existem boas chances de que aquilo que você fez ou assistiu quando tinha 15 anos e achou incrível não será tão legal assim quando você tiver 30 ou mais anos. Time goes by.